domingo, agosto 31, 2008

Neyma, Arromba



Bonita, provocante, extrovertida e irreverente levantou várias vozes, devido à sua maneira de estar em palco.
A bela Neyma (Neyma Júlio Alfredo), a diva da Marrabenta.
A sua voz clama, à beira mar (Oceano Indico), recordando quentes paragens e a cidade do Maputo, capital de Moçambique, caldeirão de culturas.
Conhecida como a Diva da Marrabenta, a melhor cantora da actualidade moçambicana, cuja voz ameaça transpor fronteiras (Moçambique, África do Sul, Angola e agora Portugal).
Provavelmente muitas banalidades já se escreveram acerca desta cantora, que considero uma das melhores jovens vozes femininas do continente africano, estimulando outros(as) jovens cantores/as a fazerem melhor e a singrarem no difícil panorama artístico africano.

Arthur Szyk, os Desenhos da Liberdade


O Sonho do Homem Louco

Entre 1939 e 1945, Arthur Szyk combateu o nazismo do único modo que sabia, através do desenho.


Os Inimigos do III Reich

Quando a Polónia foi invadida pelas tropas nazis, emigrou para os EUA, onde alertou insistentemente para os horrores do holocausto, através dos seus cartoons.


A Nova Ordem

Agora, mais de meio século depois da sua morte, em Setembro de 1951, o Museu de História Alemão, expõe pela primeira vez, na Alemanha, a obra deste influente ilustrador, na mostra «Desenhando contra o Nacional Socialismo».



Rock na Quinta


Miranda do Corvo

4 a 7 de Setembro de 2008

O Festival Rock na Quinta tem a sua 4ª edição este ano.

Em cada edição, 10.000 pessoas passam por esta festa, e o ano passado com mais de um dia de festival, a animação e diversão foram garantidas.

Este ano, já em Setembro, nomes como Rui Vargas e Fonzie vão passar pelo Rock na Quinta.

Para saberes mais sobre bilhetes, local e acessos, consulta a página oficial em:


http://www.rocknaquinta.com


Blogger, ocupação de risco...

Segundo, o New York Times, cuidar de um blogue pode ser já considerada uma ocupação de risco, causadora de enfartes em bloggers profissionais, que se agarram ao computador até à exaustão, sem horas para iniciarem e terminarem o trabalho, 24 sobre 24 horas, num sedentarismo quase total...

Ataques cardíacos fizeram já mossa entre os bloggers!

São ainda muitos os bloggers que se queixam de ganho ou perda de peso, exaustão, nervos arrasados, distúrbios de sono e outros males resultantes da actividade ininterrupta.



sábado, agosto 30, 2008

Iodo, Malta à Porta

Grupo da Margem Sul formado por Rui Madeira (voz), Jorge Trindade (guitarras), António "TóPé" Pedro (baixo), Alfredo Antunes (bateria) e Luís Cabral (teclas).



Em 3 de Fevereiro de 1981 estrearam-se no Rock Rendez Vous e foram convidados por Manuel Cardoso a ingressar na editora Vadeca. Gravam quatro temas no Angel Studio.

Lançaram o primeiro single com os temas "Malta à Porta" e "Aqueles Dias".



Em Maio tocaram nos programas "Febre de Sábado de Manhã" e "Passeio dos Alegres". Tony Silva, no auge do "boom" do rock português, faz uma versão do tema.



Tocam como convidados no Só Rock de Coimbra e em 26 de Junho fazem a primeira parte do concerto de Iggy Pop em Cascais.


Em Julho, o baterista Raul Alcobia entra para o lugar de Alfredo.


"Malta à Porta" foi um dos grandes sucessos desse ano. Atinge o primeiro lugar do Top do programa "Rock Em Stock", ostentando o conhecido autocolante com essa menção, e chega aos primeiros lugares do tabela "Todos no Top" da Rádio Comercial onde permaneceu entre os meses de Junho e Outubro.



http://kafekultura.blogspot.com/2007/06/iodo-do-mar-para-o-rock.html




A Senhora Morte e os seus Amigos Árabes


Estranhos Acordos perspectivam-se no Médio Oriente.
Aguardam-se em breve autênticos «flics flacs» à retaguarda.
Mais um excelente cartoon de Cox and Forkum.

sexta-feira, agosto 29, 2008

Blasfémia?

«Uma escultura de madeira com um sapo verde crucificado exposto no Museion, Museu de Arte Contemporânea em Bolzano, norte de Itália, provocou a ira do Papa Bento XVI.»

In Publico on line, 29.08.2008

Foto Reuters




W., an Oliver Stone Film


Coming Soon (Brevemente)

quinta-feira, agosto 28, 2008

Bem vindos à Nova Ordem Mundial, Portugal Matrix

Chegou a devassa da vida privada!
Nada é feito ao acaso, tanta insegurança...
Há que tomar medidas, temos um chip para cada um, assim saberemos onde passaram as últimas horas, com quem estiveram e o que estiveram a fazer...
Já estava previsto e planeado há muito tempo!
Ficção científica!?
Não!
O amanhã é hoje!
Acordem!

É o que temos para vos oferecer em troca da vossa segurança!
Oferecemos-vos Ordem, Lei, Segurança, Paz,...
Um Estado Policial!

Esquecemos-nos dum pormenor, a partir deste momento, vocês são os nossos escravos...


Para já vamos começar pelos automóveis...



«Governo garante que diploma do “chip” electrónico protegerá vida privada»


«O ministro da Presidência garantiu hoje que o diploma do “chip” electrónico que será elaborado pelo Governo assegurará as garantias de protecção da vida privada dos cidadãos. Questionado sobre a mensagem do Presidente da República que acompanha a promulgação do diploma que autoriza o Governo a legislar sobre a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados, Pedro Silva Pereira disse que as recomendações de Cavaco Silva serão tidas em conta. (...)», in Publico on line, 28.08.2008

Ler mais em:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1340848&idCanal=12


Um dia destes, seguem-se todos os cidadãos...


E ainda em:

http://raivaescondida.wordpress.com/2008/08/28/chipados-como-animais/





Presos por Arames


Esta provavelmente terá escapado, a muito boa gente...

Quando, se fala em banca, economia, matéria cinzenta e nebulosa, zip, mudança de canal..

Já lá vão 9 bancos norte-americanos a caminho do charco, passo a explicar da falência, tutto finitto, para os investidores e para as famílias que ficaram sem as suas poupanças...

Kaputt!

Há uma semana encerrou portas, o Columbian Bank and Trust Co. e parece que, estão mais na calha...

Há cerca de dois meses, ao desfolhar o El Pais, verifiquei que os espanhóis exaltavam o feito do Santander ter salvo da falência dois bancos ingleses. - os espanhóis não morrem de amores pelos ingleses, se calhar por causa de Gibraltar. O mesmo artigo falava que, a banca em Inglaterra já tinha conhecido melhores dias.

Contaram-me recentemente que alguns dos principais bancos portugueses terão vendido os seus créditos mal parados, a empresas estrangeiras e segundo se consta só se conhecerá a real dimensão do problema, no final do 2º semestre deste ano, temendo o governador do Banco de Portugal, o advento de 2009.


quarta-feira, agosto 27, 2008

Surpresa!

O que é que eu tinha dito?
Surpresa!

Fabuloso Cartoon da autoria de Cox& Forkum

Red Bull Air Race World Series (2)

Red Bull Air Race World Series - Corrida de Velocidade e Precisão

Abu Dhabi

A Red Bull Air Race World Series conta com os melhores pilotos do mundo num desporto motorizado baseado na velocidade, precisão e perícia.



Utilizando os aviões de corrida mais rápidos, ágeis e leves, os pilotos voam a baixa altitude numa pista composta por balizas cheias de ar, voando a velocidades que atingem os 400 km/h, suportando forças superiores a 10G.


A Red Bull Air Race é uma prova única, que em 2008 visita dez cidades em todo o mundo. Do coração da cidade ao campo aberto, sobre terra ou água, a Red Bull Air Race pode ter lugar em quase qualquer sítio. Os cenários espectaculares e a emoção da competição garantem aos espectadores uma das mais inovadoras e emocionantes modalidades desportivas da actualidade.

As Etapas:

Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos

Habitada originalmente por tribos nómadas em 1761, Abu Dhabi é agora a capital dos Emirados Árabes Unidos, e é o maior dos sete emirados que constituem o país. É uma cidade dinâmica, vibrante e moderna. O nome significa literalmente "Pai da gazela", e a cidade mantém muita da elegância sugerida pelo seu nome. Uma arquitectura urbana arrojada e jardins luxuosos caracterizam a cidade que acolhe o governo dos Emirados – uma capital do petróleo. O porto de Zayed e o aeroporto de Abu Dhabi são marcos de uma cidade de classe mundial, que conta com infra-estruturas de luxo em todos os aspectos.


Monument Valley, Califórnia

San Diego – EUA

San Diego situa-se no sudoeste dos Estados Unidos, perto da fronteira com o México, e é a segunda maior cidade da Califórnia e a sétima do país. É conhecida como a "Melhor Cidade da América" devido à sua hospitalidade, beleza e condições climatéricas. Os residentes tem tanta actividade ao ar livre que a revista Sports Illestrated chamou-lhe em tempos "Sportstown, U.S.A," ("Cidade do Desporto, E.U.A."). Os mais de 100 quilómetros de praias são um paraíso para banhistas, surfistas, mergulhadores e marinheiros.

A cidade atrai muitos visitantes devido à sua costa deslumbrante, tempo quase perfeito e uma série de atracções que incluem museus, jardins zoológicos e parques de vida selvagem. Acolhe uma série de instalações militares, incluindo portos da marinha e bases de Marines, e o seu porto acolhe uma das maiores frotas do mundo, incluindo três porta-aviões, vários submarinos nucleares, e várias embarcações de menor dimensão. As atracções locais incluem o Museu do Ar e do Espaço de San Diego, o Sea World, o Zoo de San Diego e o famoso Gaslamp Quarter.

Detroit – Corrida Cancelada, por ora.

Roterdão – Holanda

Esta represa no rio Rotte foi em tempos o local de uma pequena aldeia de pescadores. Transformou-se rapidamente num concorrido entreposto comercial, e abrigo de vários portos. Em 1340, Roterdão foi oficialmente reconhecida como cidade, foram abertos canais, e as muralhas foram construídas. Quem poderia ter imaginado que esta aldeia se transformaria numa metrópole, e no maior porto da Europa?

Ao longo dos séculos seguintes, o comércio e as pescas floresceram, alimentando o rápido crescimento da cidade. Foram construídos novos portos no final do séc. XVI, na área agora conhecida como Roterdão sobre Maas. Ao longo dos anos, Roterdão ficou com a imagem de cidade de trabalhadores, e transformou-se num modelo de modernidade, com o seu planeamento espaçoso e diversos estilos arquitectónicos. O porto expandiu-se ainda mais, e a metrópole conta agora com um dos maiores portos do mundo. Cidade imponente, com inúmeros arranha-céus e ar de modernidade, é também um importante pólo cultural e artístico. É contra a sua impressionante paisagem, onde se destacam o Euromast e a fantástica Ponte Erasmus, que os melhores pilotos do mundo irão competir na Red Bull World Series 2008.

Londres – Reino Unido

Londres, situada no sudeste de Inglaterra, tem uma população de quase 8 milhões de habitantes, sendo a maior cidade europeia. Fisicamente dispersa, a capital cobre uma área de mais de 1.600 quilómetros quadrados. É um dos maiores centros financeiros, comerciais e culturais do mundo, com uma população diversificada que fala mais de 300 idiomas diferentes. Aos visitantes de Londres nunca falta o que fazer – a cidade tem inúmeros museus, galerias e teatros de prestígio mundial, e os monumentos tradicionais incluem o Palácio de Buckingham, o Big Ben, Westminster Abbey, e a Torre de Londres, para além de uma multitude de lojas e restaurantes.

Uma das suas principais características geográficas é o Rio Tamisa, que atravessa a cidade de sudoeste para este. Outro marco famoso é a arena O2 (formalmente conhecida como Millennium Dome), na margem do Tamisa, a este da cidade, mesmo em cima da Linha do Meridiano. Foi construída originalmente para as celebrações do novo milénio, e é a maior estrutura do género no mundo.

A Air Race de Londres terá lugar sobre o Tamisa, tendo a O2 (anteriormente conhecida como Millennium Dome) como cenário, no lado Este da capital.

Budapeste - Hungria

Budapeste é a capital da Hungria e o principal centro político, cultural, comercial, industrial e de transportes do país. Em 2007 Budapeste tinha 1.696.128 habitantes, com uma aglomeração oficial de 2.451.418.


Budapeste transformou-se numa cidade única em ambas as margens do Rio Danúbio (os húngaros chamam-lhe o Duna) com a união de 1873 da margem direita (oeste) de Buda e Obuda (Velha Buda ou Alt-Ofen) com Peste, na margem esquerda.

Aquincum, originalmente uma aldeia Celta, é a ancestral directa de Budapeste, vindo a transformar-se na capital romana da Panónia Inferior. Os magiares chegaram ao território por volta do século X. A sua primeira aldeia foi pilhada pelos tártaros em 1241-42. A vila que resultou da reconstrução foi um dos centros da Renascença humanista no séc. XV. Após perto de 150 anos de domínio Otomano, o desenvolvimento da região entrou numa nova era de prosperidade nos séculos XVIII e XIX, e Budapeste transformou-se numa cidade global após a unificação de 1873. Foi ainda a capital da Áustria-Hungria, um grande império que se desfez em 1918.



Considerada uma das mais belas cidades do mundo, Budapeste é um importante pólo de negócios, cultura e turismo na Europa Central. O seu Património Mundial inclui as margens do Danúbio, o Castelo de Buda, a Avenida Andrássy, e o Metropolitano Millennium, o primeiro do continente europeu. Budapeste atrai mais de 20 milhões de visitantes por ano, sendo um dos principais destinos turísticos na Europa. A cidade ocupa o 74º lugar no ranking das "100 Melhores Cidades do Mundo para se Viver", da Mercer Consulting.

Porto e V.N. Gaia, Red Bull Air Race World Series 2007

Porto e Vila Nova de Gaia: As Cidades das Pontes

Duas cidades e um rio

As cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia situam-se frente-a-frente, cada uma na sua margem do rio Douro - Porto, a Norte e Gaia, a Sul. A uni-las têm as pontes. Seis ao todo. D. Maria e D. Luís, as mais antigas foram construídas no século XIX, respectivamente, por Gustavo Eiffel e pelo seu sócio Teófilo Seyrig. Arrábida, S. João e Freixo foram edificadas no século XX e, mais recentemente, já em pleno século XXI surgiu a Infante D. Henrique.


Sendo uma das mais antigas cidades da Europa, o Porto mantém hoje em dia um bem conservado centro histórico e é desde 1996 considerado património da humanidade pela UNESCO. Porto e Gaia têm ainda outro ponto de união: o tão famoso vinho do Porto, cujas caves tão procuradas pelos turistas que visitam o Norte de Portugal se foram alojando desde tempos imemoriais em Gaia. Aí destacam-se os nomes das famílias inglesas que ao longo dos séculos foram deixando a sua marca na região do Douro através da produção de vinho: Taylor, Sandeman, Graham, Croft, para só citar algumas.


Mas nem só do vinho do Porto e do rio Douro vivem estas duas cidades. Quem as visita pode igualmente usufruir de uma variada oferta cultural. A Fundação de Serralves - com um vasto espólio de arte contemporânea e um belíssimo jardim - a Casa da Música - um espaço multidisciplinar para ouvir boa música e não só - a Sé Catedral do Porto, datada dos séculos XII e XIII, são apenas alguns dos locais a não perder na margem Norte do Douro. Na margem Sul, destaque para o Mosteiro de Grijó (século XVI/XVII), Mosteiro da Serra do Pilar (séc. XVI) ou a casa Barbot, um exemplar único de Arte Nova na cidade.




HORÁRIO DA CORRIDA PORTUGUESA

DIA DE QUALIFICAÇÕES (SÁBADO, 6 DE SETEMBRO)

• 09:30 "PIT LANE WALK" - ABERTO AO PÚBLICO
• 11:00 ABERTURA DAS ÁREAS RESTRITAS (HIGH FLYER'S LOUNGE E RACE CLUB)
• 13:00 INÍCIO DO EVENTO - SIDE ACTS
• 14:30 QUALIFICAÇÃO 1
• 15:05 RESULTADOS, ANÁLISES, ENTREVISTAS, SIDE-ACTS
• 15:30 QUALIFICAÇÃO 2
• 16:05 RESULTADOS, SUMÁRIO, ENTREVISTAS, RESUMOS DO DIA
• 18:00 ENCERRAMENTO

DIA DA CORRIDA (DOMINGO, 7 DE SETEMBRO)

• 11:00 ABERTURA DAS ÁREAS RESTRITAS (HIGH FLYER'S LOUNGE E RACE CLUB)
• 13:00 INÍCIO DO EVENTO - SIDE ACTS E INTRODUÇÃO AO PERCURSO
• 14:30 INÍCIO DA CORRIDA!
• 14:30 POINT ONE - DISPUTA DO 9º LUGAR
• 14:45 SUPER EIGHTS - OITAVOS DE FINAL
• 15:00 RESULTADOS, ANÁLISES, ENTREVISTAS, SIDE-ACTS
• 15:30 SEMI-FINAIS
• 16:05 FINAL DE CONSOLAÇÃO - APURAMENTO DO 3º LUGAR
• 16:15 FINAL
• 16:40 ENTREGA DE PRÉMIOS
• 18:00 FIM DO EVENTO


ESTE HORÁRIO PODE ESTAR SUJEITO A ALTERAÇÕES

Espanha e Perth na Austrália serão as próximas etapas da Red Bull Air Race.



segunda-feira, agosto 25, 2008

Citações de Bob Marley (2)

"A música é psicologia.

Se não penetra, o coração a alma a mente

As pessoas não irão senti-la"




"Tu vais dançar com a música de Jah,

nós vamos dançar com a música de Jah.

Esquece as tuas inquietações e dança.

Esquece tuas tristezas e dança.

Esquece tuas doenças e dança.

Esquece tuas fraquezas e dança"


"A música clama por mudança.

Não sei quanto vai demorar.

Mas ela virá"




"Minha música defende a verdade.

Se você é negro e está errado, você está errado.

Se você é branco e está errado, você está errado.

Se você é índio e está errado, você está errado.

É universal!"




"Nós nos recusamos a ser o que você queria que nós

fôssemos. Somos o que somos, é assim que vai ser.

Você não pode me educar"




"Todo homem

tem direito de decidir

seu próprio destino"




"Não sou nenhum anjo

Sou filho

Da vida"




"Eu não gosto de políticos,

minhas músicas tem tudo a ver

com o bem e a verdade"




"A justiça cobrirá a terra como a água cobre o mar

Eu não quero o sucesso, o sucesso não me diz nada

Muitas pessoas tem sucesso mais vivem como mortos"



"Se a vida fosse bela.

Todo dia teria sol, todo mar teria onda,

toda música seria reggae, toda fumaça faria a cabeça

Não sou um cantor de rock

Sou apenas um rasta que prega a paz e a humanidade"


Sobre o mesmo assunto:

http://kafekultura.blogspot.com/2009/01/citaes-de-bob-marley-4.html

http://kafekultura.blogspot.com/2008/12/citaes-de-bob-marley-3.html

http://kafekultura.blogspot.com/2007/08/citaes-de-bob-marley.html

http://kafekultura.blogspot.com/2007/09/bob-marley-jamming.html

http://kafekultura.blogspot.com/2007/08/bob-marley-how-changed-our-world.html

E não deixe de visitar os restantes artigos do Kafe Kultura em:

http://kafekultura.blogspot.com

O Estado da União ou o Estado do Mundo?

Um desastre à escala planetária?

Motins da fome marcam o fim da era da alimentação barata


Ao desfolhar jornais velhos no meu escritório/biblioteca, deparei-me com este curioso artigo, da autoria de Jorge Almeida Fernandes, no Jornal «Público», do dia 27.04.2008, que importa reter (na memória) e reproduzo abaixo na íntegra.
Há distância de 4 meses, longe vão os tumultos verificados um pouco por todo o mundo, devido à instabilidade dos mercados e à oscilação do preço do barril de petróleo.
E penso, caramba nada foi feito, para inflectir a situação! A instabilidade social (em Portugal e no Mundo) aumentou fruto de vários factores.
Urge repensar a maneira como gastamos energia e como a obtemos.
No futuro teremos que mudar muito dos nossos comportamentos, inclusive a forma como nos deslocamos.
Provavelmente, desta vez, a crise foi abafada.
Mas, o mal-estar (geral) é evidente. Parece que está um tacho ao lume, em banho-maria...
Recordo as teorias de Thomas Malhus - sobre o crescimento da população humana e sobre a eventualidade dos alimentos não chegarem para a espécie humana - leccionadas na disciplina de Ecologia, nos meus tempos de Liceu.
Provavelmente, a situação já será incomportável, teremos que mudar qualquer coisa, sobre risco de desaparecermos como espécie...

«Após 40 anos de preços baixos, o custo da alimentação vai subir. Os pobres já estão a sofrer e duvida-se que possamos dar de comer a todos!» «Os motins de fome em África, na Ásia e na América Latina assinalam o fim de uma era, a da comida barata, e o risco de tempos de penúria alimentar. Josette Sheeran, directora do Programa Alimentar Mundial da ONU (PAM), definiu o "novo rosto da fome": o custo dos alimentos sobe rápida e sustentadamente, invertendo quatro décadas de declínio dos preços. Está em risco imediato a segurança alimentar de 36 países.
"É a pior crise do género em 30 anos", afirma o economista Jeffrey Sachs, conselheiro do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. "É um enorme problema que ameaça um grande número de governos. Alguns estão encostados às cordas e há consequências políticas ainda por chegar."
Estão a ser tomadas medidas de emergência para conter a expansão dos motins e da fome, que hoje atinge 854 milhões de pessoas. Mas o PAM e as ONG estão perplexos. Nas crises recentes tratava-se de dar comida a populações vítimas de desastres naturais ou humanos: secas, guerras civis ou até casos de governos que utilizam a fome como meio de domínio político ou de chantagem internacional. Hoje, com "comida nas prateleiras", as pessoas não têm dinheiro para a comprar. Como ajudar?
A fúria dos pobres
Os mexicanos foram pioneiros: em Janeiro de 2007, um motim contra o aumento de 40 por cento no custo da tortilla, alimento dos pobres, obrigou o Governo a subsidiar os preços. Em Setembro, houve confrontos violentos em Marrocos e, a seguir, na Mauritânia e na Guiné. Este ano a mancha dos protestos, que fizeram algumas dezenas de mortos, alastrou aos Camarões, Senegal, Burkina Faso, Costa do Marfim, Madagáscar, Moçambique, Etiópia. No Haiti, os tumultos levaram à queda do primeiro-ministro. Na Ásia, atingiram o Uzbequistão, a Indonésia, o Iémen, o Bangladesh e o Paquistão. Como medida preventiva, vários países suspenderam ou restringiram a exportação de cereais: Vietname, Tailândia, Camboja, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Rússia, Ucrânia, Argentina, Brasil. Em reacção, o preço do arroz subiu 31 por cento num só dia (27 de Março).
A onda de choque chegou aos EUA, onde começou o açambarcamento de arroz e farinha. Duas grandes cadeias de supermercados passaram a limitar a venda de arroz. Poucos levaram a sério a premonitória "greve à pasta" dos italianos, a 13 de Setembro de 2007, contra a "especulação". As várias Chinas Uma extraordinária conjugação de factores poderia levar a pensar numa crise conjuntural ou reversível: secas ou inundações, desvio de cereais para bio combustíveis, baixos stocks e especulação. De facto, os fundos especulativos passaram a apostar nos cereais ("o trigo vale ouro"). Mas, a mudança não é conjuntural, é estrutural, diz a maioria dos especialistas. Para não falar no petróleo e nos fertilizantes, basta somar àqueles factores um outro: o aumento exponencial do consumo e a mudança de hábitos alimentares nos "países emergentes", fazendo explodir uma procura que a oferta não acompanha. Países como a China e a Índia, e muitos outros, não têm apenas "fome de energia". Com a industrialização, perdem agricultores e ganham consumidores que se alimentam melhor. O crescimento das classes médias aumenta o consumo de carne e a consequente necessidade de importar muito mais cereais para criar aves, porcos e vacas, isto é, "ocidentalizam" a alimentação à medida que se modernizam.
Tensões e desafios As medidas de emergência deverão aliviar a pressão e reduzir a especulação. Todos os olhos estão postos nas colheitas de 2008. Mas o carácter estrutural e fulminante da crise levou o Banco Mundial e o FMI a penitenciarem-se por políticas passadas. Haverá ressacas. As políticas agrícolas da UE e dos EUA serão postas em causa. Crescerão as tensões Norte-Sul e em torno da globalização, pois vários Estados, face à instabilidade interna, são incitados a tomar medidas proteccionistas e a afirmar a sua "soberania alimentar".
Se as crises no Haiti ou na África fazem sobretudo temer uma catástrofe humanitária com turbulências políticas, já casos como o do Egipto são uma dor de cabeça geopolítica para todas as potências. Mubarak, dizem analistas egípcios, não resistiria a uma praga de fome urbana. Um colapso no Cairo é inimaginável: abalaria todo o Médio Oriente, o "celeiro do petróleo".
O "choque alimentar" terá como primeiro efeito fazer da agricultura uma prioridade mundial, reconheceu-o Pascal Lamy, presidente da OMC. A crise seria então uma oportunidade. Em 1960, havia duas pessoas a partilhar um hectare cultivado. Em 2050, haverá seis. Dizem os agrónomos: a revolução verde quantitativa do século XX - mais terras, mais irrigação e mais química - está esgotada. Trata-se de inventar outra, adaptada à escassez de recursos. Os pobres gastam 60 a 80 por cento do seu rendimento na alimentação, os ricos apenas 10 a 20 por cento. Faz toda a diferença...»

domingo, agosto 24, 2008

Sei o que Fizeste no Verão Passado

Com a chegada das férias, o filme para muitos animais continua a ser o mesmo: o abandono, com o aumento desta prática cruel, torna-se cada vez mais difícil conseguirmos ajudar todas as suas vítimas, denuncie às autoridades os casos de abandono, porque não são só eles que sabem o que lhes acontece todos os verões.

http://www.uniaozoofila.org

sábado, agosto 23, 2008

Quem Escreveu Isto é um Génio!

ANTES DA POSSE


O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA POSSE


Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA

Enviado pelo amigo Antero, autor dos blogues Angola Saudades e Moçambique Saudades, para ver em:

http://anteromanuel.blogs.simplesnet.pt/

http://anteropaiva.blog.simplesnet.pt/

Marooned, David Gilmour


Marooned, com os Pink Floyd...


David Gilmour, a voz e a guitarra dos Pink Floyd...

Depois dos álbuns, David Gilmour, About Face, Meltdown Concert, On an Island, Remember that Night, Gilmour regressa com Live in Gdańsk...



Marooned, sem os Pink Floyd...

David Gilmour, no seu melhor. É caso para dizer velhos são os trapos!

quinta-feira, agosto 21, 2008

«Quando salto, salto para o infinito!» - Nélson Évora

«Quando salto, salto para o infinito!» - Nélson Évora, Beijing, China, 21.08.2008

Nélson Évora conquistou a medalha de ouro, no triplo salto dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, com um salto de 17,67 metros. É a primeira medalha de ouro portuguesa neste jogos.

A melhor marca do ano do português, até esta quinta-feira, era de 17,34 metros. A medalha de prata foi para o britânico Philips Idowu (17,62) e a de bronze para Leevan Sands, das Bahamas (17,59).

Évora é também o actual campeão do Mundo - conquistou o título a 27 de Agosto de 2007 -, em Osaca, Japão e é o detentor do recorde nacional da especialidade com 17,74 metros.

Talk With Michael Moore Online Tomorrow, Friday, August 22nd, 1pm ET

Go online and chat live with Michael Moore on "Meet the Bloggers," tomorrow, Friday, August 22nd at 1:00 PM ET.

Join the discussion with Mike by logging onto the live blog at http://meetthebloggers.org/. You can also submit a video question for Mike by clicking here.

Filmmaker and Brave New Foundation President Robert Greenwald will host the event.

See you on "Meet the Bloggers!"

Webmaster
MichaelMoore.com

P.S. Two of Michael's producers from "Bowling for Columbine" and "Fahrenheit 9/11" -- Tia Lessin and Carl Deal -- have made an incredible documentary that's opening tomorrow in New York and L.A. (and the rest of the country over the coming weeks). It's called "Trouble the Water" and it won the Grand Prize at this year's Sundance Film Festival. Click here for more info -- and go see it!


«O cineasta Michael Moore divulgou nova carta aberta ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, dando-lhe dicas de como vencer a guerra no IRAQUE.

Se você quiser ler no original, vá até ao site do próprio MICHAEL MOORE

Estimado Sr. Presidente,

Eu lhe agradeço por sua mensagem à nação. É bom saber que o senhor ainda deseja falar connosco depois de como nos comportamos em Novembro. Diga-me: posso ser franco? Mandar apenas mais 20 mil soldados não vai dar conta do problema. Isso representa apenas retomar o nível de tropa que tínhamos no ano passado.

E estávamos perdendo a guerra no ano passado!

Já tivemos mais de um milhão de soldados servindo por algum tempo no Iraque desde 2003. Alguns milhares a mais simplesmente não serão suficientes para encontrar essas armas de destruição de massas! Olha, quero dizer: trazes esses responsáveis de 11/9 diante da Justiça!

Bom, apago isto. Tratemos melhor de TRAZER A DEMOCRACIA AO MÉDIO ORIENTE! SIM!!! O senhor tem de demonstrar um certo valor, homem! Tem de ganhar esta! Olha, o senhor encontrou Saddam! O senhor o pendurou bem alto! Eu me encanto olhando o vídeo disso - justo como no velho e selvagem oeste! O mal estava vestido de preto! Os verdugos eram tão feios quanto o enforcado! Viva o linchamento das multidões!!!

Olha, tenho que admitir que eu fico muito consternado pelo rolo em que o senhor se meteu. Como disse Ricky Bobby, ‘’se o senhor não é o primeiro, será o último'’. E que seja humilhado diante do mundo inteiro não faz a NENHUM de nós, os norte-americanos, nenhum favor.

Senhor, escute. O senhor tem de mandar MILHÕES de soldados ao Iraque, não milhares! A única maneira de sair deste rolo agora é inundar o Iraque com milhões de gente nossa! Eu sei que o senhor está com poucos soldados prontos para combater - tem de buscar então em outro lugar! A única maneira pela qual o senhor poderá derrotar a uma nação de 27 milhões - o Iraque - é mandando pelo menos 28 milhões!

Olhe como isto funcionaria. Os primeiros 27 milhões de norte-americanos entram e matam cada um a um iraquiano. Isto evitará rapidamente qualquer insurreição. O outro milhão de gente nossa permanecerá e reconstruirá o país. Simples. Mas eu sei que o senhor está se perguntando onde encontrará 28 milhões de norte-americanos para ir ao Iraque? Temos aqui algumas sugestões:

1) Mais de 62 milhões de norte-americanos votaram pelo senhor na eleição passada (a que aconteceu ao final de um ano e meio de uma guerra que nós já sabíamos que estávamos perdendo). Estou seguro que pelo menos um terço deles desejaria colocar seu corpo no mesmo lugar em que colocaram seu voto e alistar-se voluntariamente. Eu conheço muitas dessas pessoas - e, ainda que possamos divergir politicamente, eu sei que não estariam de acordo em que outros tivessem que ir lutar uma luta que é delas - enquanto elas mesmas permanecem bem protegidas aqui nos EUA.

2) O senhor pode criar grupos de encontro chamados ‘’mate um iraquiano'’ em cidades através do país. Eu sei que esta ideia é de um estilo muito do começo do século 21, mas lhe recordo que eu fui uma vez a um grupo de encontro em Lou Dobbs e juro que alguma das melhores ideias chegam depois do terceiro ‘’mojito'’. Estou seguro que o senhor conseguirá outros cinco milhões de alistados mediante esse esforço.

3) Mande para lá todos os principais meios de comunicação. Afinal, são seus colaboradores nesta guerra e muitos deles já estão treinados por ter estado dentro das nossas tropas! Se isto não permite chegar aos 28 milhões, então o senhor pode recrutar a todos os espectadores da FOX News.

Sr. Bush, não se dê por vencido! Agora não é o momento de deter-nos! Não pense como um pequeno ganhador, mandando umas poucas tropas super cansadas. Coloque a sua gente atrás do senhor e dirija-os para lá como um verdadeiro comandante-em-chefe! Não deixe nenhum conservador de lado! Velocidade máxima para frente! Prometemos que lhes escreveremos! Consiga-os.

Seu Michael Moore»

http://www.michaelmoore.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...