sábado, junho 30, 2012

Terra atrasa velocidade


O próximo domingo vai ter mais um segundo devido a um acerto da hora imposto pela diminuição da velocidade de rotação da Terra, situação que já levou à redução de 25 segundos nos últimos 40 anos.
A decisão segue uma recomendação da entidade internacional que estuda a relação entre a rotação da terra e a medição do tempo atómico, International Earth Rotation Service (IERS).
A alteração, no caso português, passa por adiantar a hora oficial às 00.59,59 horas para a 1.00,00 horas, no caso do Continente e do Arquipélago da Madeira, enquanto nos Açores a mudança ocorre das 23.59,59 horas de sábado para as 0.00,00 horas de domingo, de acordo com a autoridade portuguesa que estabelece e fornece a hora legal do país, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Este tipo de acerto, com a introdução de um "segundo intercalar", é feito no final dos meses de Junho ou Dezembro e começou a ser realizado em 1972, ano desde o qual foi feito 25 vezes, de acordo com o OAL.
O Director do Observatório, Rui Agostinho, citado pela agência Lusa explicou que a diminuição do tempo que a Terra leva a concretizar uma volta em torno do seu eixo, que equivale a um dia (24 horas) é constante e calcula-se que vai prolongar-se de modo a que dentro de 4.600 milhões de anos, se o planeta ainda existir, irá parar definitivamente, de acordo com as previsões científicas.
A redução da velocidade é devida à força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra e à diferença do efeito que essa acção produz na superfície do planeta ou no seu centro e que é a responsável por a existência de marés nos oceanos, ao levar a água a deslocar-se de um lado para o outro nas longas superfícies marítimas do planeta, explicou o investigador. O relógio marcar mais ou menos um segundo pode parecer indiferente, mas na actualidade pode ser determinante para falhar um prazo e o tempo acumulado levar a variações de meses ou dias, como sucedeu no império romano ou mesmo já no século XVI.
"Num segundo pode-se perder ou ganhar muito dinheiro" nas bolsas de valores, exemplificara, em anteriores declarações à Lusa, o Director do OAL.
Depois de ter sido medido através da observação dos astros, com ampulhetas, relógios de sol, mecânicos ou electrónicos, chegou-se aos relógios atómicos que mantém o tempo na actualidade.
Só que o rigor destes equipamentos, que funcionam com base nas características de um metal chamado césio, não se compadece com as oscilações no movimento de rotação da terra, e sustenta, Rui Agostinho, desde 1958 as máquinas já contam com um avanço de 34 segundos em relação ao tempo solar médio, ou hora legal.
Aquando da introdução do tempo atómico, há 53 anos, foram feitas as contas que determinaram a duração da unidade de tempo que é o segundo (Sistema internacional de Unidades), a partir da subdivisão de um dia completo em 24 horas, depois em minutos e finalmente em segundos.
Correcções na contagem do tempo levaram o imperador romano Júlio César a acrescentar dois meses ao ano 46 a.C. e a que, em 1582, o papa Gregório XIII tivesse feito um acerto ao calendário, galgando dez dias de uma vez.
E esta hein?
Parece coisa de filme de cinema…

Investigadores americanos pirateiam drones


Os “drones” são aviões não tripulados e controlados à distância, muitas vezes a milhares de quilómetros, e têm sido usados sobretudo em teatros de guerra, como no conflito no Afeganistão. Um grupo de investigadores do Texas conseguiu agora provar que é possível piratear estes aparelhos e enganá-los através de uma técnica designada por “spoofing”.
Através desta técnica, o aparelho interpreta o sinal enviado por “hackers” como se fosse o dos satélites GPS, o que permite assumir o controlo do avião depois de o seu sistema informático ser “enganado”. O sistema GPS do aparelho recebe um sinal mais poderoso do que aquele que lhe é enviado pelos satélites, explicou à FOX News Todd Humphreys, professor do Laboratório de Radionavegação da Universidade do Texas.
O avião passa assim a responder a informação falsa que lhe parece real, e neste caso passou a ser controlado por um aparelho que Humphreys descreveu como o mais avançado “spoofer” construído até hoje, mas que terá custado apenas cerca de mil dólares.
Esta investigação demonstra os potenciais perigos da utilização de “drones”, sublinhou a BBC. Desta vez foi pirateado o sistema GPS de um aparelho que pertence à Universidade do Texas, mas isso não significa que não existam experiências semelhantes em cenários de conflito. Terá sido um método semelhante que levou à queda de um “drone” norte-americano no Irão, em 2011.

Os resultados desta investigação já foram apresentados ao Departamento de Segurança norte-americano, durante uma experiência num estádio em Austin com um mini-helicóptero não tripulado, adiantou a Fox New. Em declarações à estação norte-americana, Humphreys fez a pergunta que preocupa muitos responsáveis da área de segurança. “E se for possível deitar abaixo um destes ‘drones’ usados para distribuir encomendas, fazendo dele um míssil? É a mesma forma de pensar que tiveram os autores do 11 de Setembro.”
Os investigadores usaram um aparelho que respondia a um sinal de GPS aberto, não codificado, que normalmente é usado na aviação civil, adiantou à BBC Noel Sharkey, responsável do Comité Internacional para o Controlo de Armas Robotizadas, que adiantou ser fácil piratear um “drone” a partir das técnicas que foram usadas pelos investigadores do Texas.

“Alguém com capacidades técnicas pode fazê-lo, com um custo de cerca de 1000 dólares pelo equipamento”, adiantou Sharkey. “E é muito perigoso, porque se um aparelho estiver a dirigir-se para algum sítio usando o seu GPS, um ‘spoofer’ pode desviá-lo para outro sítio e fazê-lo embater num edifício ou noutro local, ou pode roubá-lo e carregá-lo de explosivos para depois o direccionar para algum alvo.”
Nos próximos 5 a 10 anos, deverão existir no espaço aéreo norte-americano cerca de 30.000 drones, disse Todd Humphreys à Fox News, que alertou às autoridades para que estejam atentas a esta questão de forma a melhorar a segurança associada aos “drones”, porque “cada um deles poderá vir a ser usado como um míssil”.

quinta-feira, junho 28, 2012

O regresso às trevas

Regredimos quando era suposto evoluir.
O futuro parecia risonho. O tempo passava e os sinais de prosperidade e paz eram animadores para o Ocidente.
Pura Ilusão.
Parecia transposto mais um milénio e uma passagem de século e o XXI muito parecia prometer.
Mero engano, a somar à soma dos dias e à areia a esfumar-se perante os dedos tal e qual a espuma dos dias.
Evolução ou retrocesso?
Do nuclear e da era espacial, novamente à idade da pedra? 
Muitos ses...
Demasiados talvez.
Será que o Fim da História se aproxima?

domingo, junho 24, 2012

A caça ao tesouro prossegue no fundo do Báltico



Muitas são as dificuldades que está encontrando a equipe de pesquisa independente Ocean Team X para reexaminar o objecto estranho que está submerso nas águas do Báltico.
Alguns são muito claros: "Seja o que for, é único em sua configuração de ambos e sua localização." Nas palavras de Stefan Hogeborn, um dos mergulhadores responsáveis pela missão a bordo do navio Ancylus. Não se esqueça que o Ancylus está equipado com as mais avançadas tecnologias disponíveis actualmente de pesquisa subaquática.
A temperatura da água no em torno do objecto é menor que -1 grau Celsius, algo que o torna extremamente difícil o alinhamento. Imagino que este segmento não está congelado devido a temperaturas mais baixas.
Os membros da equipe subaquática foram completamente ofuscados pelo objecto enorme, os mergulhadores tentaram-lhe tirar uma fotografia, que foi obtida com alguma dificuldade. Estranhas anomalias ocorreram com os equipamentos electrónicos quando estavam em estreita proximidade com o objecto. Um computador de mergulho a bordo registou inicialmente a temperatura da água ao nível do objecto em um grau negativo, que não seria possível, pois a água seria congelada.
O mais estranho ocorreu quando uma equipa subaquática composta por onze mergulhadores se aproximou do objecto, a câmara parou de funcionar quando eles se aproximaram do objecto.
O objecto emitia uma estranha energia que está causando interferência com todos os equipamentos electrónicos que se aproximam.
Um satélite ligado ao navio parou de funcionar quando eles pararam sobre o objecto, a equipa de trabalho conseguiu aproximar-se a 200 metros de distância, tendo os equipamentos parado de funcionar novamente assim que eles estavam situados por cima dele novamente. Esta misteriosa interferência com o equipamento pode indicar algum tipo de emissor de energia a partir do objecto submerso.

Teremos que esperar duas semanas para outro mergulho muito mais especializado, com um geólogo especialista nela. As amostras do objecto, foram submetidos para análise.
Da mesma forma, o fundador da missão Peter Lindberg, pergunta-se como um objecto deste tipo pode emitir interferências electromagnéticas na ausência de actividade vulcânica na região. Literalmente afirma que: “ - Esta é a coisa mais estranha que eu já experimentei como um mergulhador profissional.


“Uma coisa é muito certa: Seja qual for o assunto, é o único até agora inexplicável e emite campos electromagnéticos gerando interferência séria com nossos aparelhos electrónicos.”

sábado, junho 23, 2012

Pólo Norte de Saturno fotografado de perto


Acredite ou não, este é o pólo norte de Saturno. Ainda não se sabe ao certo como o estranho sistema hexagonal de nuvens foi criado, como continua assim, ou mesmo se vai durar muito tempo.
Visto pela primeira vez na década de 80, até agora não foi encontrado nada parecido no nosso sistema solar. Através de diversas imagens, foi possível criar esse vídeo, onde o centro foi excluído, já que não foi capturado de maneira adequada (!?).
No vídeo, você pode ver muito movimentos inesperados das nuvens, como as que emanam das bordas do hexágono.
Não é incrível que essa estrutura permaneça lá há quase 30 anos?
Os cientistas planetários pretendem continuar a estudar essas formações, para talvez descobrir os porquês. 

Fonte: NASA

quinta-feira, junho 21, 2012

Avião espacial X-37N completa voo de 469 dias em órbita da Terra


Já é o segundo voo de um avião semelhante, mas este tinha a bordo um conjunto de equipamentos classificados como “secretos”, segundo a agência AFP, o que alimentou a especulação sobre os verdadeiros objectivos desta missão.

Tom McIntyre, tenente-coronel da força aérea norte-americana, responsável do programa, considerou num comunicado para a imprensa, que "com o fim das missões tripuladas dos vaivéns, o X-37B tem uma capacidade única para desenvolver e testar tecnologias espaciais" reutilizáveis. Um sistema de protecção térmica avançada e produção de energia solar foram testados sem os riscos presentes noutros programas, que exigem tripulação.

Na página oficial da agência espacial da norte-americana NASA, o avião é descrito como um veículo que vai "testar e validar tecnologias no ambiente do espaço e os resultados permitirão construir um vaivém de socorro de astronautas na Estação Espacial Internacional".

Apesar de estar projectado para uma missão de cerca de 270 dias, o X-37B foi mantido em órbita durante 469 dias para "ver o quão longe se pode alongar o tempo de voo orbital", disse Tom McIntyre. O X-37B tem cerca de um quarto do tamanho de um vaivém espacial, tendo apenas cinco toneladas e 8,44 metros de comprimento. A envergadura de asas é de 4,57 metros.

Depois de ler esta notícia fiquei com alguns macaquinhos no sótão:
O que é que ele andou a fazer em órbita da Terra?
Terá mesmo se cingido à órbita da Terra?
O voo foi tripulado ou não?
469 dias são muitos dias para um avião, aonde é que ele foi?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...