segunda-feira, dezembro 21, 2009

Descoberta cratera submarina no fundo do Oceano Atlântico


Cientistas portugueses descobriram perto dos Açores uma depressão no fundo do Oceano Atlântico que acreditam ter origem num impacto de um meteorito, há 17 milhões de anos.


A cratera descoberta é relativamente circular, apresenta uma cavidade com seis quilómetros de largura e uma ampla cúpula central, tendo sido baptizada como «ovo estrelado» devido à sua forma distintiva.

Esta formação geológica foi encontrada a dois quilómetros de profundidade e a cerca de 150 quilómetros dos Açores.

Há bem pouco tempo li uma enormidade do site da NASA, a propósito do filme 2012, lá era referido que o último impacto provocado por um grande meteorito, na Terra tinha ocorrido há 65 milhões de anos. Ora esta descoberta vem provar absolutamente o contrário, os meteoritos costumam visitar a Terra periodicamente.


Porque motivo anda a NASA tão preocupado com um mero filme de ficção?

Ou com o site da Sony de promoção ao filme?

Não andará por aqui gato escondido com o rabo de fora?


Porque motivo, a NASA não monitoriza convenientemente o espaço circum terrestre à procura de objectos de grandes dimensões? Não há dinheiro? Ora que desculpa mais esfarrapada e há dinheiro para mandar sondas para Marte, Júpiter e Saturno? Ou possuirá a NASA uma contabilidade paralela?


Ultimamente tem-se assistido a um verdadeiro «corre corre» nos mares dos Açores.

Sucedem-se as expedições oceanográficas internacionais, por aquelas águas costumam andar navios oceanográficos russos, franceses e portugueses, que com pequenos submarinos, procuram desvendar, o que se esconde as grandes profundidades. Só muito raramente se sabem os resultados de tais pesquisas.


O que procurarão?

Consolidar documentação acerca da movimentação das placas geológicas da Terra?

A descoberta de novos vulcões submarinos?

A extensão da Plataforma Continental?

Novas espécies marinhas?

Ou nada disso…

Ou simplesmente buscarão a Atlântida?

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é uma cratera!
A força do impacto de um Meteorito daquelas dimensões teria arrasado a Terra.
Nunca ficaria parte do meteorito à superfície, e só isso explicaria a elevação.
A explicação da movimentação é outra!
Já há algum tempo Bernie Banford descobriu usando imagens de satélite, uma estrutura quadriculada ao largo da Madeira, que foi desvalorizada pelos americanos. Rápidamente. Demasiado rápidamente!
Por conta disso, foi boicotada a Compra dos Submarinos.
É suposto não sabermos, o que se passa no nosso País.

Mata Hari

Anónimo disse...

Aliás esta questão da descoberta da Atlântida, vem finalmente esclarecer o motivo porque o Ex-Presidente Bensaúde Sampaio demitiu o Governo de Coligação.
É sabido que Portas e Lopes, goste-se ou não deles, enviariam os submarinos vasculhar o Mar dos Açores e da Madeira, e não cederiam o nosso património nem deixariam que o ocultassem.
Por isso foram demitidos e a compra dos Submarinos embargada.
E na Blogosfera, já começaram os saneamentos Rui Crull Tabosa do 31 da Armada, foi posto na rua por Rodrigo Moita de Deus.
Com Crull, foram silenciados todos os comentadores que escreviam sobre Portugal e sobre a nossa História, que está toda adulterada.
No Geneall, onde decorria desde há anos uma discussão sobre Portugal, Fundação, Descobrimentos, etc. optaram pelo insulto rasteiro, e supressão de mensagens, para obrigar as pessoas a afastarem-se.
E a não divulgarem o que sabem.

Eu ía dizer que o lápis azul está de regresso, mas o azul sempre cá esteve. Este que veio agora é negro!

Mata hari

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...