terça-feira, abril 12, 2011

Cosmos, um mistério russo

Iuri Gagarin, 12 de Abril de 1961, o primeiro Homem no espaço

Cinquenta anos depois, apetece-me reescrever a História, diriam mais repor o que se passou e evocar algumas páginas esquecidas da conquista do espaço, perdão do cosmos (já me esquecia que a história é escrita pelos vencedores e muitas vezes é destorcida e manipulada).

Quando falamos da conquista do espaço, as imagens que nos vêem logo à cabeça são as do programa espacial americano, nada de mais errado. Em 1957, quem dava cartas em termos aeroespaciais era a União Soviética.

Os soviéticos estavam muito mais à frente que os americanos, colocaram o primeiro satélite no espaço, o Sputnik, um engenho muito modesto, era constituído apenas por uma esfera de 58 cm de diâmetro e pesava 82 kg, contudo funcionou durante 21 dias prescrevendo inúmeras voltas em torno da Terra e também o primeiro homem no espaço exterior, Yuri Gagarin, faz hoje precisamente 50 anos, a 12 de Abril de 1961.


Konstantin Tsiolkovskij, um génio antes do tempo

A aventura humana no espaço, digo cosmos, muito se deve a dois cientistas russos Konstantin Tsiolkovskij (que demonstrou por exemplo, que os foguetes podem entrar em órbita à volta da Terra, chegando a calcular a quantidade de propulsante que consumiriam) e ao supra sumo da cosmonáutica soviética, o engenheiro Serguhei Pavlovic Korolev – desaparecido em 1965 – pai dos foguetes russos. Não tivesse ele desaparecido e provavelmente a História do Cosmos e da própria Humanidade seria outra.


Serguhei Pavlovic Korolev, 12 de Abril de 1961

Bem, voltemos atrás, há cinquenta anos atrás a Vostok partiu para o Cosmos, levando no seu interior Gagarin, um militar experimentado, que a 300 km de altitude em órbita da Terra declarou que a Terra é bela e azul.

O curto voo de Gagarin demorou 108 minutos, regressando este, pasme-se a terra firme! Isso mesmo depois de se libertar da cápsula esférica que o transportava, o cosmonauta russo ejectou-se de paraquedas, simples, pragmático e eficiente. Este viria a falecer em 1968, num estranho acidente de aviação.


Gagarin e Korolev, desaparecidos prematuramente

Anos a fio, a URSS deu cartas, às Vostok, sucederam-se as Soyuz projectadas inicialmente para transportar os cosmonautas soviéticos à Lua. Contudo, o que terá acontecido para que os EUA passassem para a dianteira da exploração espacial em 1969?

O que se passou para os soviéticos não terem enviado nenhum voo tripulado para a Lua?

Optaram por enviar missões robóticas à Lua – desde a série Luna – 1958 a 1966 – à série Zond, entre 1964 a 1970.

Uma coisa é certa, a URSS nunca negou a presença humana dos EUA, na Lua…

Antes mesmo dos EUA, os soviéticos foram os primeiros a ter estações em órbita terrestre, desde as Sallyut à Mir, onde bateram todos os recordes de permanência no espaço, às vezes em condições rudimentares e extremas.

Muito antes dos americanos lançaram sondas para outros planetas, recolhendo através das Venera, os primeiros dados sobre Vénus.

Em 1974 efectuaram o primeiro voo espacial conjunto com os americanos acoplando no espaço a Soyuz à Apolo.



Cosmódromo de Baikonur

Muitos anos depois, depois da derrocada do muro e da desagregação da URSS, a sua herdeira natural, a Rússia, hoje viu perder o seu protagonismo - para além do lançamento de satélites militares e civis e até mesmo componentes da Estação Espacial Internacional, através dos potentes foguetões Proton – pouco tem feito, perdendo os seus créditos para outros, a China, o Japão, a India e a ESA e até mesmo privados.

Inexplicavelmente, até mesmo a NASA perdeu as fórmulas dos seus propulsantes utilizados nos Saturno V (mas isto são contas doutro rosário ao qual pretendo voltar).

O que terá levado a extinta URSS e a sua agora herdeira Rússia a desistirem do Cosmos?

Será só uma questão de dinheiro ou algo mais?

Ou será que canalizaram todas as suas verbas para um mirabolante projecto secreto?

É que Baikonur já viu melhores dias…

Texto – Mário Nunes

1 comentário:

Pepe Chaves disse...

Prezado Mário Nunes, parabéns pelo seu excelente texto, onde faz um parâmetro entre a URSS (hoje Rússia...) e os EUA, na questão espacial. Sugiro ao amigo a leitura desse texto (se ainda nao o conhecer) "Porque os russos não foram à Lua":
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/astrov/russa.htm

Fraterno abraço,
Pepe Chaves
VF/Astrovia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...