No CERN (Conseil Européen pour
Acelerador de Partículas
No campo da Física, gatinhamos e damos os primeiros passos, da teoria tenta-se passar à prática…
Brincamos aos aprendizes de feiticeiro e ensaiamos o papel de pequenos Deuses.
«The LHC is in the final stages of construction, and commissioning, with some sections already being cooled down to their final operating temperature of ~2K. The first beams are due for injection mid June 2008 with the first collisions planned to take place 2 months later.»
À procura do Elemento de Deus
Contudo há experiências, que podem ter resultados funestos, comprometer o planeta e o futuro da própria Humanidade.
No passado, o esforço dos cientistas do CERN contribuiu para o desenvolvimento da Internet.
«O CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas - é financiado por 20 Estados Membros, e é o maior centro mundial de investigação do seu tipo. Desde a sua fundação em 1954, tem sido um exemplo bem sucedido de colaboração internacional, juntando cerca de 6500 cientistas, de mais de 80 nacionalidades.
O objectivo do CERN é a investigação científica pura, sem objectivos militares: de que é constituído o nosso Universo, de onde vem a matéria, como é que as partículas elementares interagem?
Para procurar responder a estas questões, o CERN utiliza aceleradores e detectores de partículas, dispositivos que se contam entre os maiores e mais complexos instrumentos científicos jamais construídos: o LEP, acelerador de electrões e positrões, tem uma circunferência de
O laboratório utiliza, e simultaneamente, desempenha, um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologia de ponta, com vista a futuras aplicações: desde a ciência de materiais até à engenharia mecânica ou computação, a física das partículas requer a melhor performance em todos os campos, e exige uma superação permanente da barreira do que é possível fazer em termos tecnológicos. Actualmente, o CERN está a construir um novo acelerador de hadrões, o LHC (Large Hadron Collider), que entrará em funcionamento em 2008, e que permitirá sondar ainda mais profundamente a matéria e responder a questões ainda por esclarecer.»