quinta-feira, agosto 13, 2009

O mistério do cargueiro maltês desaparecido ao largo da costa portuguesa (2)


Navios de guerra russos prosseguem com as buscas ao cargueiro "Artic Sea", de bandeira de Malta, do qual não se tem notícias desde o fim de Julho após a passagem pelo Canal da Mancha.

"Navios de guerra da frota russa prosseguem com as tarefas de busca do 'Artic Sea' no Atlântico", afirma um comunicado da Marinha de Moscovo.

O presidente russo, Dmitri Medevedev, determinou ao ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, a adopção das medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar o cargueiro e a tripulação russa.

O navio, contactado em 28 de Julho pela guarda costeira de Dover (sul da Inglaterra), deveria ter ancorado em 4 de Agosto em Bejaia, na Argélia.

O cargueiro foi visto na madrugada de 29 para 30 de Julho, durante a passagem por Ouessant, nas costas do noroeste da França, segundo o Centro Regional Operacional de Vigilância e Salvamento (CROSS).

Em 3 de Agosto, a Interpol advertiu os britânicos que o cargueiro foi abordado no dia 24 de Julho por homens encapuçados quando estava em águas suecas, no Mar Báltico. Os homens permaneceram a bordo por 12 horas.

Segundo analistas, o cargueiro teria sido vítima de uma nova forma de pirataria marítima em águas europeias.

O cargueiro foi visto pela última vez a poucos quilómetros de Matosinhos, ao largo da costa portuguesa, há cerca de uma semana atrás.

Qual seria a carga do navio para despoletar a ira do presidente russo e a perseguição duma frota russa composta por seis navios?

Navios que farão buscas em águas portuguesas brevemente...

Só hoje os meios de comunicação social portuguesa acordaram tarde para o problema...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...