domingo, setembro 13, 2009

Lebanon, de Samuel Maoz vence o Leão de Ouro

Prémio principal da 66ª edição do Festival de Veneza para "Lebanon", de Samuel Maoz, experiência catártica da guerra.

Dedicou o Leão de Ouro aos milhares que em todo o mundo voltam da guerra, sãos e salvos, mas que deixaram "a alma" na batalha; espera - "e pode ser ingenuidade minha" - que o seu filme, "Lebanon" "abra a mente das pessoas", "que as leve a perguntar: ‘Quem pensamos que somos? Em quem é que nos tornamos? Quem podemos voltar a ser" se pararmos com as guerras?'" Era Samuel Maoz, que foi um soldado israelita na primeira guerra do Líbano, nos anos 80, ao receber sábado à noite o prémio principal do palmarés da 66ª ediçao do Festival de Veneza. Tinha confessado já no festival que só começou a voltar da guerra, que só começou a perdoar-se, ao fim destes anos, quando realizou "Lebanon". Tinha já dito que por muito que se explique e se compreenda, so quem esteve lá, na guerra, é que sente o que aquilo é.

O Leão de Ouro dormiu esta noite num tanque israelita, o único cenário durante hora e meia desta dolorosa catarse da memória de um ex-soldado que se tornou cineasta, e experiência de intensa claustrofobia para o espectador, que sente e vê apenas o que os quatro soldados no interior do tanque sentem e vêem - filme de guerra e experiência autobiográfica juntos, formalmente é um "tour de force".


Leão de Ouro, melhor filme: "Lebanon", de Samuel Maoz.

Leão de Prata, melhor realização: "Shrin Neshat, "Women without Men"

Prémio Especial do Júri: "Soul Kitchen", de Fatih Akin

Taça Volpi para a melhor interpretação masculina: Colin Firth, "A Single Man", de Tom Ford

Taça Volpi para a melhor interpretação feminina: Ksenia Rappoport, "La Doppia Ora", de Giuseppe Capotondi

Prémio Marcello Mastroianni para um jovem actor emergente: Jasmine Trinca, por "Il Grande Sogno", de Michele Placido

Melhor Cenografia: Sylvie Olivé, por "Mr. Nobody", de Jacob Van Dormael

Melhor Argumento: Todd Solondz, por "Life During Wartime", de Todd Solondz

Fora do palmarés principal foram ainda entregues os prémios Leão do Futuro, para uma primeira obra: "Engkwentro", de Pepe Diokno; prémio FIPRESCI, para um filme em competiçao: "Lourdes", de Jessica Hausner; Queer Lion Award: "A Single Man", de Tom Ford; prémio do público Regione del Veneto para o cinema de qualidade: "Tehroun", de Takmil Homayoun Nader.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...