sexta-feira, maio 14, 2010

A galinha dos ovos de ouro


Depois do 25 de Abril de 1974 , da descolonização e do PREC, o nosso país assemelhava-se a uma manta de retalhos, as grandes fortunas partiram de Portugal e este andou à deriva por alguns anos.

Eram anos de chumbo, com o FMI, a ameaçar intervir e pôr ordem no nosso rectângulo à beira mar semeado, onde a inflação campeava.

Depois com a adesão europeia, Portugal encontrou em Bruxelas e na CEE (a União Europeia de então, a doze), a galinha dos ovos de ouros.

Tantos eram os fundos perdidos e as facilidades, mas há sempre um mas e uns ses, nesta história, em vez de modernizarmos o país (agricultura, comércio e industria), investiu-se em jipes, em alcatrão, por metro quadrado e investiu-se nas construtoras do Xico e do Manel.

Os tipos dos bancos eram uns gajos porreiros e está bom de ver que a coisa tinha de estalar e de arrear um dia.

Um dia viria aí o reverso da moeda…

Naquela altura houve uns iluminados que se abotoaram com uns fundos destinados a formação profissional (não me digas que os gajos do PS e da UGT já andavam metidos no meio destas coisas!?).

Depois, não há fome que não dê em fartura, a UE até pedia aos agricultores para arrancarem oliveiras, vinhas, tudo em nome do progresso, em troco disso incutiu-se a subsiodependência.

- Ó Tio António você vai semear batatas?

- Ficam mais baratas no supermercado. Homem deixe-se disso, você já está na idade de estar sossegado…

Onde eu ouvi isto…

Meu Deus, os campos estão abandonados e entregues às silvas e agora quem os vai amanhar?

- Passemos à Indústria, o caso está feio, muito feio, as fábricas fecharam pouco a pouco, já não há nenhuma aberta no concelho, no concelho a seguir está tudo fechado, andaram por aí os chineses a comprar máquinas.

- Olha aquela multinacional alemã fechou e foi para Marrocos, a francesa foi para a China e a americana para a União Indiana. Os trabalhadores estão no Desemprego e na Pré Reforma.

- E que dizer do comércio, está todo nas mãos dos chineses, dos espanhóis e das grandes superfícies.

Portugal, trinta e seis anos depois da Revolução à beira da bancarrota, da subserviência económica em relação a Bruxelas, onde se pratica a subsiodependência e boa parte da população vive à conta dos Rendimentos mínimos. Grande parte da população pediu a reforma e quem lhes vai pagar a Reforma?

Está tudo roto…

Olhando lá para fora, para a Espanha, para a Grécia, para a Roménia…

Sucedem-se os cortes draconianos junto da classe média, tributa-se impostos aqueles que nunca fugiram.

…Desde a função pública, aos reformados…

Todos se esquecem dos verdadeiros culpados desta crise, sim, os Bancos, que tudo emprestavam há uns anos atrás, era só facilidades…

… Férias, carros, casas, mobílias, computadores…

- Onde você estava?

- No mundo da Lua…?

- Desça à Terra.

Agora, a Alemanha ameaça bater com a porta, cunhou Marcos e dentro duma semana, se as coisas não melhorarem abandonará a Zona Euro e a própria União Europeia…

- Já se interrogaram porque motivo, o Reino Unido nunca entrou para a Zona Euro?

Está bom de ver que andava aí gato escondido com o rabo de fora.

A golpada há muito que estava preparada…

Quanto à galinha dos ovos de ouro, esta deixou de por ovos há algum tempo. Há que assacar responsabilidades a quem as tem.

Aí está o reverso da União Europeia, para mim só há um caminho possível, a saída da União e o regresso do Escudo!


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...