sábado, abril 30, 2011

Os Inocentes ou os Irmãos Dalton?

Os Irmãos Daltons de Morris e Goscinny

Faço minhas as palavras da jornalista Manuela Moura Guedes, na crónica intitulada “Os Inocentes”, no diário Correio da Manhã, do passado dia 29.04.2011, passo a citar, a frase mais importante “Quatro presidentes apresentaram-se limpos de culpa, como se nestes 37 anos, nada tivessem feito, em Belém e S. Bento para traçar o destino do País.”

É quem os viu e quem os vê como se nada fosse com eles, impondo um apertar de cinto à classe média, esquecendo a burguesia endinheirada, a banca, as empresas públicas e os mecenas de antes do 25 de Abril, que conduziram o País para esta triste situação.

Querem eles impor aos portugueses uma estranha paz podre, um silêncio comprometedor e sufocante. Quem pode aceitar um acordo destes?

Os funcionários públicos? Os pequenos comerciantes e empresários? Os trabalhadores por conta de outrem? (O bode expiatório do costume)

A classe média?

Sim, porque agora já se viu, o que vai dar, dentro de pouco tempo, os muito pobres e despojados; E os muito ricos, uma minoria acima de tudo...

Amos e senhores (eles) e os escravos (nós).

O que é que o FMI e a UE nos querem impor?

A canga e as grilhetas!

Haja coragem para dizer não!

É tempo de ruptura.

Há outros caminhos que não passam pelo PS ou pelo PSD.

Nas urnas há outras opções desde o PNR, ao PCTP-MRPP, passando por todos os outros, da direita à esquerda. Há muitos caminhos válidos para o País.

E que tal sairmos da UE, deixarmos o Euro e optarmos pela CPLP, numa visão alargada, com o Brasil, a Índia e a China. A EU é um corpo amorfo, não dou muito por esta união. Sempre estivemos voltados para o Mundo e não para a Europa.

Basta de hipocrisias.

Não nos venham os quatro da vida airada dar lições de moral, nem falar em nome da malta do avental. É tempo de dizer NÃO, com todas as forças, as sondagem estão manipuladas, deixem o FMI anunciar as medidas na próxima semana, que o desfecho das eleições pode ser outro…

Chegou a hora da ruptura.

Haja coragem.

Vamos dizer NÃO!?

“Quatro presidentes apresentaram-se limpos de culpa, como se nestes 37 anos, nada tivessem feito.”


Quatro presidentes e um cravo…

Troika de chuva, trovoada e granizo atinge Lisboa

Uma violenta trovoada e um temporal de chuva e granizo assolaram a partir das 15h30, do dia de ontem, parte da cidade de Lisboa, nomeadamente na zona de Benfica, mas também a zona da Amadora, da Pontinha (Odivelas), de Queluz (Sintra) e de Oeiras.

Nalguns pontos da cidade, a altura do granizo chegou a atingir mais de 50 cm de altura e a água da chuva, noutros pontos da capital portuguesa mais de 1 metro da altura, havendo danos em pisos subterrâneos, garagens e viaturas particulares.

As precipitações fortes estavam previstas para a região de Lisboa pelo Instituto de Meteorologia, que se encontra em alerta amarelo desde quinta-feira.

Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro foram os distritos colocados sob aviso amarelo, num alerta que começou às 15h00 de quinta-feira e que se prevê que se estenda até às 00h00 de sábado, dia 30, e que se deve sobretudo à chuva forte que se deverá sentir e à ocorrência de trovoadas.

A verde continuam pintados, por agora, vários distritos do norte do país: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Aveiro.

Ninguém se lembra duma coisa destas, nesta altura do ano (Primavera) e tão a Sul, há quem diga, que já nada bate certo, o tempo anda de candeias às avessas, com todos nós…

Particularmente achei bastante interessante este artigo, nas Notícias do Sapo: Viaturas danificadas e bloqueadas com gelo é "cenário de guerra" descrito por moradores da Damaia

Verdadeiramente elucidativo. É que os anjos não tocam arpa…

quarta-feira, abril 27, 2011

Chernobyl, palavra maldita

Vinte e cinco anos depois, do desastre de Chernobyl, há páginas negras que não podemos arrancar do livro da História e esta é uma delas…

Três países afectados (Ucrânia, Rússia e Bielorússia), uma área superior a 200.000 Km2 contaminada. Ao certo, o número oficial de mortos nunca o saberemos, estima-se que perderam a vida entre 100.000 a 200.000 pessoas…


E já agora expliquem-me o que distingue uma explosão nuclear militar duma explosão nuclear civil?

Sabia que a explosão ocorrida em Chernobyl foi 400 vezes superior à de Hiroshima?

Até onde leva a voracidade do Homem para obter Energia? Será que vale tudo?

Será este o caminho correcto, a ser trilhado?


Para a posterioridade ficou o vazio, uma imensa região deserta, mutações e contaminações, que perdurarão para todo o sempre…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...