sábado, agosto 13, 2011

Água salgada em Marte!


As imagens da sonda da NASA, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) sugerem água fluindo em Marte, a escuro, aparecendo durante o final da primavera com o verão (fluindo durante os meses mais quentes), desaparecendo no inverno, para voltar durante a primavera seguinte.


Estas imagens orbitais com 3-D de modelagem mostram fluxos que aparecem na primavera e no verão numa ladeira dentro da cratera marciana Newton.


O "Programa de Exploração de Marte da NASA está muito perto de determinar se o planeta vermelho poderia abrigar vida de alguma forma", o administrador da NASA Charles Bolden disse, "e reafirma Marte como um importante destino futuro para a exploração humana".


Observações repetidas seguiram as mudanças sazonais nestes traços recorrentes em vários declives acentuados nas latitudes médias do hemisfério sul de Marte.


"A melhor explicação para estas observações até agora é o fluxo de água salgada", disse Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, Tucson.


Alguns aspectos das observações são ainda um verdadeiro quebra-cabeças para os pesquisadores, mas os fluxos evidenciam líquidos de salmoura características onde encaixam os recursos "melhor do que hipóteses alternativas. A Salinidade diminui a temperatura de congelamento da água.

Se aquecer o suficiente, mesmo na sub-superfície rasa do planeta vermelho, a água líquida aparece, sendo tão salgada como nos oceanos da Terra, enquanto a água pura congelaria nas temperaturas observadas.


"Estas linhas escuras são diferentes de outros tipos de características em encostas marcianas", disse Richard Zurek de Propulsão a Jacto da Nasa Laboratory, em Pasadena, Califórnia. "Observações repetidas mostram a presença de água salgada com o tempo durante a estação quente."


Os recursos são visualizados apenas a cerca de 1,5 a 15 pés (0,2 a 4,6 metros) de largura, com comprimentos de até centenas de metros. A largura é muito menor do que anteriormente relatados ravinas nas encostas marcianas. No entanto, alguns desses locais de exibição mais de 1.000 fluxos individuais.


As imagens mostram fluxos escuros no equador em encostas rochosas que se mantêm até ao início do Outono. A sazonalidade, a distribuição de latitude, e as mudanças de brilho sugerem a presença dum material volátil envolvido, mas não há detecção directa de um. As configurações são quentes demais para a geada de dióxido de carbono e, em alguns locais, muito frio para a água pura. Isto sugere a acção de salmouras que têm menor pontos de congelamento. Depósitos de sal em grande parte salmouras de Marte indicam eram abundantes no passado de Marte. Estas observações recentes sugerem salmouras ainda podem se formar perto da superfície de hoje em tempos e lugares limitados.


Os recursos podem secar rapidamente na superfície ou pode ser superficiais fluxos de sub-superfície.



"Os fluxos não são escuros por causa de estarem molhados", disse McEwen. "Eles são escuros por algum outro motivo." Um fluxo iniciado por água salgada poderia reorganizar grãos ou alteração de rugosidade superficial de uma forma que escurece a aparência. Devido à queda de temperaturas é mais difícil de explicar.


"É um mistério agora, mas eu acho que é um mistério pode ser resolvido com mais observações e experiências de laboratório", disse McEwen.


Estes resultados são actualmente os mais próximos que os cientistas têm vindo a encontrar provas de água líquida na superfície marciana. Água congelada, no entanto, tem sido detectada perto da superfície em muitas regiões de alta latitude. Os barrancos e a inclinação sugerem a presença em tempos geologicamente recentes, de água. Gotas de salmoura apareceram ainda na superfície da sonda americana Mars Phoenix Lander. Só um estudo mais aprofundado dos fluxos recorrentes escuros poderá comprovar evidência de salmouras, estas poderiam ser os primeiros locais conhecidos de Marte com água líquida.

E onde há água, costuma haver vida!

Fonte: Astronomy

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...