A população fala português, seswati ("suazi"), changana e ronga, entre outras línguas, Altitude –
A Namaacha depende exclusivamente do turismo, da agricultura e do comércio.
Devido ao clima e paisagem, há uma tradição da actividade turística dominada pelo Hotel Libombos, mas reforçada pela presença de casas de férias pertencentes a diversas empresas e instituições, e um número crescente de casas e quintais particulares a serem recuperadas no pós-guerra.
As estradas a oeste de Maputo vão dar à fronteira com a África do Sul e com a Suazilândia. Trata-se da estrada que começa na Av. 24 de Julho, passa pelo Alto Mahe, pela Av. do Trabalho, na cidade e continua pela Matola e Boane, a 30kms de Maputo.
A Barragem dos Pequenos Libombos, que fornece água potável à cidade de Maputo, encontra-se muito perto de Boane. Uma vez entrando em Boane, vire à sua esquerda, junto a um edifício onde se lê "Mundo de Beleza", em seguida, vire à direita na bifurcação que irá encontrar e continue até ver um grupo de edifícios brancos à sua frente, virando à direita novamente depois desses edifícios.
Em seguida, continue pela estrada alcatroada e irá deparar-se com o dique da Barragem, descobrindo um dos lugares mais refrescantes, perfeito para escapar ao calor da cidade.
Muitas das pessoas aproveitam para passar aí o dia, fazendo picnics. Não são permitidos barcos a motor na água e nadar também não é permitido. Existem aí também, possibilidades de alojamento e facilidades para conferências para 100 pessoas.
Continuando o caminho depois de Boane, chegará a um entroncamento, vire à esquerda para a Namaacha e Suazilândia. A Namaacha é uma vila de grande beleza que se encontra aproximadamente a 90 kms de Maputo, tendo sido em tempos, um dos lugares mais apreciados para passar férias, e onde muitos dos residentes da cidade mantinham as suas casas de férias.
O clima aí é fresco e húmido e é onde a maior parte das flores que se vendem em Maputo crescem.
Um dos locais mais bonitos para visitar, é a cascata da Namaacha, que se encontra mesmo antes de entrar na vila, à sua direita. Pode ir de carro até lá, ou pode também estacionar o seu carro pelo caminho e ir a pé, visto a estrada ser muito calma.
É um lugar bastante agradável para fazer um picnic e a paisagem é muito verde e montanhosa.
Cascatas com água cristalina e fresca a
Recordam-se com saudade as inúmeras cascatas, bem como as pontes suspensas em madeira, que após inúmeras pesquisas na rede, nem sinal de vida das mesmas…
Um contraste com o Bilene…
Sem comentários:
Enviar um comentário