quinta-feira, março 27, 2008

Fitna, Geert Wilders

«Foi hoje colocado na Internet o filme contra o Islão do deputado holandês de extrema-direita Geert Wilders. O Governo já elevou o nível de alerta terrorista no país.


Denominada “Fitna” - termo árabe para divisão ou discórdia - a película mostra imagens de atentados recentes e declarações de radicais islâmicos, associando-as a versículos do Corão em que se faz a defesa da jihad (guerra santa).



Com este filme de 15 minutos, que gerou polémica no país ainda antes de ser divulgado, Wilders diz querer mostrar como o Corão incita à violência e promove o ódio contra as outras religiões.


A terminar o filme, legendado em francês e inglês, surge um grande plano do Corão e uma mão pega numa das folhas. No plano seguinte, sob um fundo negro, ouve-se o som de uma folha a ser rasgada mas, em legenda, o autor garante que a página arrancada pertencia a uma lista telefónica.


Não me cabe a mim, mas aos próprios muçulmanos rasgar os versos de ódio do Corão”, acrescentam as mesmas legendas, em que Wilders volta a acusar o Islão de “querer governar, submeter e destruir a civilização ocidental”.


Fazendo uma analogia com a derrota do nazismo, em 1945, e do comunismo, em 1989, o deputado da extrema-direita diz ser “agora tempo de a ideologia islâmica ser derrotada”, antes de concluir: "Parem a islamização, defendam a liberdade".


O alerta para atentados terroristas foi elevado já este mês na Holanda para o nível máximo. Várias associações muçulmanas holandesas apelaram aos fiéis (cerca de um milhão) para manterem a calma, não respondendo a provocações, mas temem-se acções de radicais.


O próprio Geert Wilders está sob protecção policial desde o assassinato, em Novembro de 2004, do realizador Theo van Gogh, também ele um crítico radical do Islão.»

1 comentário:

Mário Nunes disse...

O comentário acima transposto é da exclusiva responsabilidade do autor/a/es.
Karl Marx disse um dia:«A Religião é o ópio do Povo.»
À religião e à cegueira do Homem se deve o actual estado de estagnação da espécie humana.
Muitos dos conflitos do actual mundo moderno, devem-se a questões religiosas sem qualquer sentido.
Sem a religião, por certo o Homem teria desenvolvido a Ciência e o Conhecimento e quem sabe já estaríamos a colonizar os planetas do nosso sistema solar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...