"Now is the time to exterminate the Yellow Peril for all time… Let the rats squeal." —Congressman Charles A. Plumley, August 1945
Há 63 anos, no dia 6 de Agosto de 1945, às 8:15, uma bomba atómica carregada de Urânio explodiu
580 metros acima da cidade de Hiroshima, o cogumelo atómico elevou-se a 18 Km de altura, como se fosse um grande Flash brilhante, gerando um gigantesca bola de fogo, a temperatura no centro da explosão chegou aos 4.000ºC, enviando raios de calor e radiação para todas as direcções, soltando uma grande onda de choque, vaporizando em
fracções de segundos milhares de pessoas e animais, fundindo prédios e carros, reduzindo uma cidade de 400 anos a pó.
Adultos e crianças foram incinerados instantaneamente, os seus organismos internos entraram em ebulição e seus ossos foram carbonizados.
No centro da explosão, as temperaturas foram tão quentes que derreteram betão e aço. Em segundos, 75.000 pessoas foram mortas ou fatalmente feridas.
A maioria dos sobreviventes pereceu nos dias seguintes devido à radiação. Perderam o apetite e o cabelo caiu, marcas estranhas apareceram nos seus corpos e perderam sangue pelas orelhas, nariz e boca.
Nagasaki, seria bombardeada três dias depois, a explosão ocorreu às 12:01, a 503 m acima da cidade, e em menos de 30s, cerca de 39.000 pessoas morreram e mais de 25.000 sofreram os efeitos secundários da bomba, o número de vítimas só não foi maior porque uma serra que atravessa o centro desta cidade montanhosa protegeu a outra metade.
As actuais bombas nucleares são no mínimo são 100 vezes mais potentes que aquelas que causaram a morte e a destruição destas duas cidades japonesas.
2 comentários:
Milhares de pessoas morreram para se acabar com uma guerra, na grande maioria inocentes. Não deixa de ser um assassinato em larga scala, mas como ganharam a guerra este crime não foi punido nem julgado pelo tribunal, e hoje continuam a sua prática de assassinatos em nome de não sei o quê.
Os únicos crimes punidos após a guerra foram aqueles cometido pelos alemães (sendo que muitas das confissões foram obtidas sob tortura, ou seja, não têm valor legal).
As milhares de vítimas do bombardeio à Dresden nÃo sÃo nunca mencionadas. Fala-se sempre de Guernica, uma cidadela de 15 mil habitantes e se esquece de Dresden uma grande cidade alemã, maracada pela cruz vermelha, cheia de mulheres, crianças e soldados feridos, que foi cruelmente bombardeada pelos aliados durante dois dias seguidos, fato que resultou em 300 mil mortes, falando por baixo. Pergunta se alguem foi punido??????
Enviar um comentário