domingo, agosto 03, 2008

Hiroshima e Nagasaki

"Now is the time to exterminate the Yellow Peril for all time… Let the rats squeal."

—Congressman Charles A. Plumley, August 1945

Há 63 anos, no dia 6 de Agosto de 1945, às 8:15, uma bomba atómica carregada de Urânio explodiu 580 metros acima da cidade de Hiroshima, o cogumelo atómico elevou-se a 18 Km de altura, como se fosse um grande Flash brilhante, gerando um gigantesca bola de fogo, a temperatura no centro da explosão chegou aos 4.000ºC, enviando raios de calor e radiação para todas as direcções, soltando uma grande onda de choque, vaporizando em fracções de segundos milhares de pessoas e animais, fundindo prédios e carros, reduzindo uma cidade de 400 anos a pó.


Adultos e crianças foram incinerados instantaneamente, os seus organismos internos entraram em ebulição e seus ossos foram carbonizados.


No centro da explosão, as temperaturas foram tão quentes que derreteram betão e aço. Em segundos, 75.000 pessoas foram mortas ou fatalmente feridas.


A maioria dos sobreviventes pereceu nos dias seguintes devido à radiação. Perderam o apetite e o cabelo caiu, marcas estranhas apareceram nos seus corpos e perderam sangue pelas orelhas, nariz e boca.


Nagasaki, seria bombardeada três dias depois, a explosão ocorreu às 12:01, a 503 m acima da cidade, e em menos de 30s, cerca de 39.000 pessoas morreram e mais de 25.000 sofreram os efeitos secundários da bomba, o número de vítimas só não foi maior porque uma serra que atravessa o centro desta cidade montanhosa protegeu a outra metade.



As actuais bombas nucleares são no mínimo são 100 vezes mais potentes que aquelas que causaram a morte e a destruição destas duas cidades japonesas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Milhares de pessoas morreram para se acabar com uma guerra, na grande maioria inocentes. Não deixa de ser um assassinato em larga scala, mas como ganharam a guerra este crime não foi punido nem julgado pelo tribunal, e hoje continuam a sua prática de assassinatos em nome de não sei o quê.

Izdurg disse...

Os únicos crimes punidos após a guerra foram aqueles cometido pelos alemães (sendo que muitas das confissões foram obtidas sob tortura, ou seja, não têm valor legal).
As milhares de vítimas do bombardeio à Dresden nÃo sÃo nunca mencionadas. Fala-se sempre de Guernica, uma cidadela de 15 mil habitantes e se esquece de Dresden uma grande cidade alemã, maracada pela cruz vermelha, cheia de mulheres, crianças e soldados feridos, que foi cruelmente bombardeada pelos aliados durante dois dias seguidos, fato que resultou em 300 mil mortes, falando por baixo. Pergunta se alguem foi punido??????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...