terça-feira, abril 14, 2009

350.org

Caros amigos,



Estamos à beira de um momento decisivo na luta contra as alterações climáticas para a América Latina e Caraíbe, e a sua voz pode realmente ajudar a fazer uma diferença.


Muito em breve, de 17 a 19 de Abril, os líderes de todos os países da América Latina e Caraíbas (e Cuba deveria poder fazer parte!), assim como o Presidente dos EUA Barack Obama, vão encontrar-se em Trinidad, na 5ª Cimeira dos Estados Americanos, para discutir o futuro da região.


Já é claro que a crise económica irá dominar a agenda da cimeira - esta é a nossa oportunidade de dizer aos líderes mundiais que eles podem e devem debruçar-se não só sobre a crise económica como sobre a crise climática - e que se não se esforçam para deter as alterações climáticas, os impactos da crise financeira serão comparativamente insignificantes.


Mas podemos debruçar-nos sobre ambos os problemas. Investindo em energias limpas e renováveis, podemos liderar uma revolução de energias limpas à escala mundial, e criar novos e bons empregos em indústrias localmente controladas e não poluentes.


Este encontro é uma altura chave para dizer aos nossos líderes que têm de salvaguardar o nosso futuro do perigo das alterações climáticas. A América Latina e as Caraíbas são algumas das zonas mais vulneráveis aos grandes impactos climáticos, por isso temos que tomar uma posição forte este ano. Clique aqui para enviar uma mensagem de texto, foto, ou vídeo ao seu Presidente, e a todos os líderes na Cimeira OAS, dizendo-lhes porque é que a questão das alterações climáticas deve dominar a agenda:

http://action.350.org/t/9153/p/dia/action/public/?action_KEY=836

A Cimeira OAS será um momento chave para os líderes da região concertarem as suas agendas no sentido de conseguirem um tratado de clima justo e eficaz em Copenhaga, na Dinamarca, em Dezembro. Depende de todos nós que eles criem um plano para um tratado que seja justo, e que seja realmente suficientemente forte para prevenir os piores efeitos das alterações climáticas. Os dados científicos mais recentes dizem-nos que temos de baixar os níveis de dióxido de carbono para 350 ppm, para evitar um desastre climático. No entanto, os nossos líderes continuam a debater níveis de CO2 que são muito mais elevados, e que os cientistas dizem que levarão à catástrofe.


Esta é uma oportunidade determinante de fazermos ouvir a nossa voz. Os membros da Caribbean Youth Environment Network (Rede Ambiental da Juventude das Caraíbas) e a 350.org irão, em parceria, estar presentes na reunião OAS para entregar pessoalmente estas mensagens aos media e aos políticos. Por favor perca um minuto para se juntar à juventude que estará em Trinidad, e faça ouvir a sua voz através de uma mensagem escrita, fotográfica, ou de vídeo:


http://action.350.org/t/9153/p/dia/action/public/?action_KEY=836


Todos juntos podemos gerar uma avalanche de mensagens de modo a que os nossos líderes tenham que nos dar atenção. Obrigado por tudo o que fazem,


CYEN e a equipa da América Latina da 350.org


P.S.: Por favor reencaminhe esta mensagem para os seus amigos e família, e junte-se a nós nesta importante campanha!

A pedido do Octávio Lima, autor do blogue http://ondas3.blogs.sapo.pt



1 comentário:

Claudia Duque disse...

Olá,

tinha estado recentemente no site da 350, e decidi vir procura de outros sites que estivessem a promover eventos para dia 24.10. Será que há já pessoal a movimentar-se no sentido de fazer algum eventos para esse dia?

Obg
Claudia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...