A partir do dia 21 de Abril temos acesso gratuito à nova Biblioteca Digital Mundial, um novo programa de informação e divulgação cultural que acaba de ser posto em linha numa iniciativa conjunta da UNESCO, da Biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca de Alexandria.
Basta digitar http://www.wdl.org.
É possível encontrar mapas, fotografias e livros antigos. O acesso à BDM está disponível em sete línguas, entre elas o português.
Mais, o Governo Português e o Ministério da Cultura, nada fizeram para divulgar os autores nacionais e a cultura portuguesa, não tendo dado qualquer resposta à UNESCO.
No Dia Mundial do Livro, podemos classificar esta atitude como mais uma mancha deixada pelo Governo Português e por José Sócrates.
Uma verdadeira vergonha nacional. Nada fazem pela língua portuguesa e pela cultura nacional, que se pretendem bem vivas neste novo século.
Enquanto isso divertem-se a esbanjar dinheiro em projectos, que dificilmente terão qualquer retorno.
Resta-me perguntar, com estes imbecis à frente de Portugal, terá o estado português alguma viabilidade?
O principal responsável por a BDM é James H. Billington, director da Biblioteca do Congresso Americano e ex-professor de História em Harvard. Foi ele que, em 2005, o propôs à UNESCO, assegurando que o espírito da nova biblioteca digital universal não seria “competir” mas complementar dois outros programas congéneres já existentes: o Google Book Search, também lançado em 2005 e que actualmente tem sete milhões de obras acessíveis ao publico; e a Europeana, uma biblioteca criada em Novembro do ano passado, que conheceu também um êxito inesperado e já disponibiliza 4,6 milhões de documentos – esperando chegar aos 10 milhões até 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário