sábado, outubro 17, 2009

Máfia Lusitana, Reportagem exibida ontem à noite na TVI


Todos os dias são depositadas ilegalmente pelo país centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos. A TVI descobriu sete aterros de norte a sul de Portugal, mas haverá muitos mais.

Os infractores poluem os solos, as águas e prejudicam a saúde das pessoas. Encontrámos compostos que provocam cianose, mutações genéticas, alteração do sistema reprodutor dos seres vivos, malformações graves, cancro e morte. (Veja aqui link externo, em formato PDF, os resultados das análises feitas a pedido da TVI).

Mesmo antes de ir para o ar, a grande reportagem «A Máfia Lusitana» suscitou reacções. À nossa redacção chegou um fax de 21 páginas, enviado pelo presidente da Junta de Castelões, do concelho de Penafiel, em que são denunciadas situações similares.

O autarca sublinha que contactou desde meados de 2008 diversas entidades – incluindo o Ministério do Ambiente, a Delegação de Saúde e a GNR – por causa do despejo de lamas de depuração de estações de tratamento na freguesia «sem que a situação se tenha resolvido». O bloqueio de um camião e uma manifestação de nada serviram: os descarregamentos continuam.

A TVI apurou que está mais uma vez em causa a empresa (associada a um ex-polícia cadastrado) que é questionada pelas mesmas razões na freguesia de Santa Cristina.

Veja a reportagem «A Máfia Lusitana» link externo.
http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/residuos-mafia-portuguesa-mafia-residuos-ambiente-poluicao/1096328-4070.html


Nota - Obrigado Octávio pela dica, eu vi a reportagem, só lamento a postura das autoridades (GNR e outras), com responsabilidades no cartório e não actuam. Fazendo-me recordar outros casos, como por exemplo, o caso da água com azeite, na rede pública, em Miranda do Corvo.
Mais de 50% neste país anda a fazer de conta, uma verdadeira vergonha nacional, não há dúvida que a postura simplex tomou conta disto tudo.

Recomendo a todos vós uma visita ao blogue do Octávio, o Ondas 3 - Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.

http://ondas3.blogs.sapo.pt/


3 comentários:

EcoTretas disse...

Excelente jornalismo de investigação! Sobretudo porque os ambientalistas já não funcionam neste país, e no resto do Mundo... Andam todos preocupados com o CO2 e o Aquecimento Global, e depois todos nós temos que aturar isto!!!

Ecotretas

Anónimo disse...

ja fui empregado de essa empreza sei muito bem do que se passa
temos de comprir as ordens do patao se nao vamos para a rrua.
tudo o que se passa ainda e pior que a mafia o patrao eng. pereira nunes falcificam guias do ambiente eu como nao entrei nesse esquema nem em outros fui expulsso como um cao tenho provas.se a tvi quiserv eu imformo de tudo eles sabem quem sou ja deixei meu contacto .
eles continuao a despejar lamas noutros sitios eu sei onde.

Anónimo disse...

o unico culpado e uns senhores que se disem engenheiros da treta que sao eg.pereira nunes e o eng. nuno que entre eles fazem toda a mafia desde falcificaçao de documentos.
tenta eludir agricultores e autoridades.
mas tambem o ministerio da agricultura nao sei o que se passa pois eles sabem de tudo e nada fazem o dinheiro cala tudo e todos .obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...