segunda-feira, outubro 19, 2009

Pare, Escute, Olhe, um filme de Jorge Pelicano

O retrato de um país.

O retrato de um interior, que pouco a pouco se vai desertificando, em nome dum certo progresso, que privilegia a faixa litoral entre Lisboa e o Porto e o Algarve.

Gradualmente assistimos ao abandono do interior, em nome de quê e de quem?

Que estranhos desígnios são estes?


A CP – Caminhos de Ferro Portugueses prepara-se para encerrar mais umas quantas linhas férreas vetando o interior ao esquecimento, ao ostracismo...


Progresso ou retrocesso?

Mas, voltemos ao excelente documentário de Jorge Pelicano:

Trás-os-Montes, região esquecida e despovoada, vítima de promessas políticas incumpridas.

O anúncio da construção de uma barragem ameaça a centenária linha do Tua.

A identidade do povo transmontano está em risco de submergir.


Dezembro de 91

Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença acompanhou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralizado da Europa Ocidental.


Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas sem crianças. A falta de emprego e vida nas terras levam os jovens que restam a procurarem oportunidades noutras fronteiras.

Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do edifício Vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.


Pare, Escute, Olhe é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra.


Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.



Exibido no Doc Lisboa 2009, a 18 e a 19 de Outubro.

É novamente projectado no Cine Eco, em Seia, dia 22 de Outubro de 2009, pelas 22 horas.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...