sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Agravamento do estado do tempo na Madeira e em Portugal Continental...


«O Instituto de Meteorologia (IM) prevê um agravamento do estado do tempo para a Madeira e para Portugal Continental, a partir da noite de sexta-feira e no sábado, com rajadas de vento que podem chegar aos 130 quilómetros por hora. Durante a noite desta quinta-feira para sexta-feira são esperadas cheias no Rio Douro.

O agravamento atmosférico deve-se à aproximação de uma depressão que sexta-feira "estará centrada a Noroeste da Madeira", e vai manifestar-se "essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima", refere o IM numa nota à comunicação social.

"O vento poderá atingir a velocidade média de 75 quilómetros por hora, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os oito metros na costa Oeste e seis metros na costa Sul", frisa o IM.

Para a Madeira, o Instituto de Meteorologia prevê o aumento do vento a partir de sexta-feira, com rajadas que poderão atingir também os 130 quilómetros por hora.

Ainda na sexta-feira na Madeira, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã e o vento aumentará de intensidade no final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante Sul, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

Prevê-se também que no sábado o vento continue a aumentar de intensidade na ilha, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, que poderão atingir 130 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

O IM prevê para domingo um desagravamento da situação meteorológica na Madeira e em Portugal continental.

Câmara do Funchal aconselha pessoas a terem cuidado

"Independentemente da chuva e do vento, temos as nossas forças de intervenção e de socorro, que estão plenamente operacionais. Estamos a 100 por cento prontos para acorrer a qualquer emergência", afirmou Miguel Albuquerque, considerando que "não vale a pena ter angústias desnecessárias".


O presidente da Câmara do Funchal pediu às pessoas que circulem com cuidado junto de locais com escoamento de água ou onde existam ainda árvores na iminência de cair.

Miguel Albuquerque adiantou, sem precisar o local, que hoje houve necessidade de evacuar casas onde havia famílias, "para averiguar o grau de perigosidade da área", pedindo às pessoas para, quando surgir este tipo de situação, colaborarem no sentido de abandonarem temporariamente as suas casas no sentido de aferir, do ponto de vista técnico, a existência de algum risco.

O presidente da autarquia disse que a medida não é para "alarmar" as pessoas, esclarecendo ser possível que venham a surgir casos de necessidade de evacuação, sobretudo em zonas onde tenha havido "movimentação mais forte de terras", como as zonas altas do concelho.

"Não vamos arriscar. Se isso acontecer, peço a compreensão das pessoas", solicitou.

Cheias esperadas durante a noite no rio Douro

Em comunicado, o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro refere que "é expectável a ocorrência de episódios de cheia em todo o curso do rio Douro, sendo no troço Crestuma-Foz o período mais crítico o da confluência da maré", entre as 00:00 e as 02:00.

A nota adianta que o Cais do Peso da Régua encontra-se inundado, mantendo-se assim previsivelmente até às 00:30, estando também alagado o Cais de Lamego.

Dado o risco de inundações em casas nas frentes ribeirinhas, o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro recomenda às populações que acautelem os seus bens.

O Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto acrescentou que os serviços municipais de protecção civil foram avisados, estando atentos ao evoluir da situação. »

Fontes: Lusa e sic.sapo.pt (É oficial)

Laranja para as próximas horas e vermelho de 6ª para sábado.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...