domingo, fevereiro 07, 2010

Fantasporto 2010, 30 anos de cinema


«A 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto 2010 garante de novo, um grande festival. Entre os dias 22 de Fevereiro e 7 de Março, o Teatro Rivoli recebe os melhores filmes das áreas do fantástico, asiáticos e de autor, Regressam ao Porto realizadores agora consagrados, descobertos e já premiados no festival ao longo dos anos. Fazer reviver o espírito de um percurso de 30 anos de Fantas é também um conceito claro da selecção de filmes para esta nova edição do Fantasporto.

CINEMA FANTÁSTICO

A rechear um programa de luxo da Secção Oficial de Cinema Fantástico, e estas são apenas algumas das propostas da competição de cinema fantástico,

convém não esquecer a incursão do multipremiado no Fantas, Vincenzo Natali, na clonagem com “Splice”. De volta estarão também Jaume Balagueró e Paco Plaza que retomam a “niña” Medeiros em “Rec 2”. Regresso também de Chan-Wook Park, o nosso “Old Boy” com um dos êxitos do último Festival de Cannes, “Thrist”, no qual um padre se deixa envolver por uma sua paroquiana. Deataque também para a segunda parte de “The Descent” de Jon Harris, o argumentista do êxito do último Fantas que foi “Eden Lake”, onde finalmente se esclarece o mistério que se esconde no mundo subterrâneo.

SEMANA DOS REALIZADORES

Na Semana dos Realizadores, sob a égide de Manoel de Oliveira, patrono da Semana, encontramos filmes tão significativos como o Prémio do Júri do Festival de Cinema de Cannes, “Fish Tank” de Andrea Arnold. Uma visao desencantada sobre o mundo sub urbano londrino e os seus estranhos personagens. Do outro lado do atlântico poderemos ver, “Dolan’s Cadillac”, uma história de vingança na fronteira tórrida dos Estados Unidos da América com o México, onde um herói solitário afronta o rei do tráfico de mulheres. De outras latitudes, “The Time That Remains” do conceituado cineasta israelita Elia Suleiman, uma das grandes surpresas da edição 2009 de Cannes.

ORIENT EXPRESS

O Oriente continua a dar cartas no domínio da criatividade em cinema. A selecção deste ano é o espelho dessa variedade temática. Desde a divertida comédia de terror “Vampire Girl Vs Frankenstein Girl” ao drama futurista de “Air Doll” onde uma boneca insuflável ganha vida, para felicidade do seu dono, passando pelo mais recente filme de Shynia Tsukamoto, presente em Veneza – “Tetsuo - The Bullet Man” ou a verdadeira loucura visual que é “RoboGeisha”.»

A lista de filmes provisória encontra-se disponível na página do Fantas:

http://www.fantasporto.com/


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...