sexta-feira, abril 23, 2010

Nova sonda da NASA (SDO) estuda o Sol

(VÍDEOS E GALERIAS) O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), sonda que a NASA lançou em Fevereiro, captou as primeiras imagens inéditas do Sol, como grandes explosões e arcos de gases. O objectivo é compreender os efeitos na Terra da actividade solar .

A sonda custou 800 milhões de dólares e deverá estar operacional durante pelo menos cinco anos. "As imagens do SDO são impressionantes e o nível de detalhe que elas revelam, sem dúvida, vai liderar um novo ramo de investigação, sobre como os campos magnéticos solares se formam e evoluem, levando a uma compreensão muito melhor de como a actividade solar se desenvolve", disse à BBC Brasil um dos cientistas, o professor Richard Harrison, que trabalha no Laboratório Rutherford Appleton, no Reino Unido.

"É como olhar os detalhes de nossa estrela pelo microscópio", vinca o investigador, que figura entre os cientistas que esperam que, no final da missão da sonda, seja possível prever o comportamento do Sol tal como já se faz relativamente ao clima do nosso planeta.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...