quarta-feira, junho 06, 2007

Millau, Milagre da Engenharia



Millau, a ponte mais elevada do mundo encontra-se a 245 metros do solo, pesa 400.000 toneladas, opõem-se a ventos de 210 quilómetros por hora e custou quase 300 milhões de Euros. A construção do viaduto de Millau, no sudeste da França, é uma colossal obra de engenharia que supera em altura a célebre Torre Eiffel. Desafiando as leis da física, ultrapassando os obstáculos orográficos do vale do rio Tarn, a ponte prolonga em 2.460 metros a auto-estrada A-75 para descongestionar o tráfego e encurtar em mais de 100 quilómetros a estrada que liga Paris ao Mar Mediterrâneo. Sete países europeus, entre eles a Espanha, tomaram parte na sua construção, enquanto a concepção foi obra do arquitecto britânico Norman Foster.








O arquitecto de Manchester tinha razões para maravilhar-se. A ponte apoia-se sobre sete grandes pilares, tem um comprimento de 2.460 metros e encontra-se no seu ponto mais elevado a 245 metros do solo. A altura atinge os 336 metros com a soma do pilar superior e a amplitude da plataforma, que é de 4.20 metros. Resultado, a obra excede em 16 metros a Torre Eiffel. Para materializar esta infra-estrutura faraónica, empregou-se mais de 350.000 toneladas de betão e 40.000 outras toneladas de aço.






Construída com a precisão de um relógio suíço, este gigante foi concebido para opor-se a ventos de 210 quilómetros por hora e para ter uma vida útil longa. O termómetro não foi obstáculo.





Uma palavra - Impressionante.

Texto: Mário Nunes

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