domingo, janeiro 13, 2008

Carl Sagan, Quantas Estrelas são?

Cosmos, de Carl Sagan

Astrofísico, astrónomo, cientista, escritor, foi director do Laboratório de Estudos Planetários na Universidade de Cornell, cientista convidado do Jet Propulsion Laboratory e no Califórnia Institute of Tecnology, colaborou com a NASA, nos programas Apollo (ida à Lua), Mariner, Viking, Pioneer e Voyager.

Carl Sagan criou a Sociedade Planetária e o programa SETI.


Carl Sagan e o Dalai Lama

Todos nós recordamos as imagens de Vénus e de Marte, da cintura de asteróides, de Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno e das luas destes gigantes gasosos e das probabilidades de existência de vida nestes mundos distantes.

Marte e os seus enigmas

Ninguém conseguiu antes transmitir através da TV, a maravilha da ciência e do saber, o entusiasmo e a alegria, como Carl Sagan, na série de TV - Cosmos.

Io, Europa, Ganymedes e Callysto, luas de Júpiter

Sagan deixou-nos aos 62 anos (cedo demais), vítima de uma pneumonia, quando lutava contra a mielodisplasia.

Deixou-nos um importante espólio e inúmeras obras tais como Cosmos (em livro e em DVD), Os Dragões do Éden, O Cérebro de Broca, O Caminho que Nenhum Homem Trilhou – Inverno Nuclear, Cometa, Contacto, O Ponto Azul Claro e Vida Inteligente no Universo, entre outras obras.

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, uma estrela falhada?


Sagan foi também um activista contra a continuação dos testes nucleares na América e contra a paranóia colectiva da proliferação nuclear.

Os anéis de Saturno

Carl Sagan falou-nos da probabilidade da existência de vida noutros planetas e noutros pontos do Universo, Aquecimento Global, do financiamento da Ciência, meteoros e cometas, ciência e religião, dinossauros, cepticismo em assuntos paranormais.

Neptuno

Segundo Ann Druyan (viúva de Carl Sagan): “É provável que, se você veio aqui para se juntar a mim em um acto de recordação neste décimo aniversário da morte de Carl, você já conheça bem as numerosas realizações científicas e culturais do homem. É provável que você saiba que ele desempenhou um papel principal na exploração de nosso sistema solar, que ele acrescentou algo a nosso conhecimento das atmosferas de Vénus, Marte e Terra, que ele abriu caminho a novos ramos de investigação científica, que ele atraiu mais pessoas ao empreendimento científico que talvez qualquer outro ser humano e que ele era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmos. Talvez você seja um de muitos que foi levemente empurrado a uma trajectória de vida diferente pela atracção gravitacional de algo que ele disse ou escreveu ou sonhou. Em minha estimativa parcial, ele era uma figura histórica mundial que nos incentivou a deixar a espiritualidade geocêntrica, narcistista, “sobrenatural” de nossa infância e abraçar a vastidão — amadurecer ao tomar as revelações da revolução científica moderna de coração”.


Urano

Persistente, Sagan não queria morrer sem provar haver vida fora da Terra…

Texto – Mário Nunes

Ver mais em

http://www.carlsagan.com


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...