Ao folhear a revista do DN – NS (Notícias Sábado 145), do passado fim-de-semana, não posso deixar passar em branco o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que vai já na sua 19ª edição e vai decorrer nesta cidade, entre 24 de Outubro a 9 de Novembro e é o mais antigo e mediático, a ter lugar no nosso país.
Eisner e Spirit
Prado, «A Traço de Giz», para mim o melhor álbum de BD, que a Meribérica publicou em Portugal
A edição deste ano estará subordinada ao tema - Tecnologia e Ficção Científica.
Este, o de cima e o de baixo são de Moebius, alias Giraud ou Gir.
Pela Amadora, passaram já os maiores nomes daquela que é considerada a 9ª Arte, com destaque para nomes como Eisner, Morris, Prado, Moebius ou Spiegelman.
Maus, de Art Spiegelman
Nesta exposição poderemos recordar, o mítico Flash Gordon, acompanhado por Dale e pelo Dr. Hans Zarkov, nas suas aventuras e desventuras pelo Planeta Mongo e luas vizinhas, onde enfrentarão Ming, o Misericordioso.
Flash Gordon recorde-se foi criado e desenhado por Alex Raymond.
Será ainda possível admirar Valérian, o Agente espaço temporal, dos consagrados Pierre Christin e Claude Mézieres, deambulando pelos confins do Cosmos, como se fosse um vagabundo.
A Metal Hurlant marcará também presença neste certame.
É ainda possível admirar alguns dos trabalhos dos portugueses Jayme Cortez, Fernando Bento, Vítor Peón, José Garcês, Júlio Resende, Relvasa, Vítor Mesquita, Augusto Mota, Nelson Dias e Luís Louro.
O Festival irá ter lugar central no Fórum Luís de Camões na cidade da Amadora.
Mais em:
http://www.amadorabd.com/19fibda2008/
Sem comentários:
Enviar um comentário