Sabia que a cada 300.000 anos, os pólos magnéticos da Terra trocam de lugar?
E isso poderá estar prestes a acontecer!
Mas o que causa este fenómeno?
A inversão geomagnética consiste numa mudança na orientação do campo magnético da Terra, em que o Norte e o Sul se invertem.
Isto ocorre porque o campo magnético da Terra deriva do movimento do fluido do seu núcleo exterior provocado pelo calor do núcleo interno. São as correntes deste fluido condutor rico em ferro que geram o campo magnético, pelo que, quando estas se alteram, também a direcção dos campos é alterada.
Em média, a cada 300 mil anos os pólos magnéticos da Terra trocam de lugar, um processo historicamente descrito pela orientação dos cristais de magnetite preservados em rochas vulcânicas.
Pensa-se porém, que de alguns milhares em milhares de anos, o núcleo externo fluido tenta inverter-se; mas como o núcleo interno só se altera por difusão este actua como um travão.
Quando a inversão acaba por acontecer, dão-se grandes baixas na intensidade, seguidas pela inversão.
Curiosamente, embora a força actual do campo esteja relativamente alta, tem vindo a diminuir nestes últimos 2.000 anos.
Algumas curiosidades:
Impacto na vida animal: Os animais que dependem do campo magnético da Terra podem adaptar-se. Será que isto estará relacionado com a estranha mortandade dos peixes e pássaros?
Direcções confusas: O que hoje entendemos por pólo norte magnético é, na verdade uma polaridade sul. Será que isto explica a reorientação dos traçados dos aeroportos?
E os acidentes de tantos aviões?
Resta saber o que mais nos trará esta inversão, a somar à tempestade solar e ao renascer dos vulcões, um pouco por todo o mundo.
Agora começo a entender porque motivo a NASA tem criticado tanto o filme 2012, é que só estamos em 2011…
E o pior por certo estará para vir…
Sem comentários:
Enviar um comentário