sábado, novembro 26, 2011

Fitch Ratings coloca Portugal no lixo!



A agência de notação financeira Fitch cortou na passada quinta-feira, dia 24 de Novembro de 2011 (dia de Greve Geral), o rating de Portugal em um nível, de 'BBB-' para 'BB+', passando a nota do país para um nível já considerado 'lixo' ('junk').
Em comunicado, a Fitch, que já tinha anunciado que iria tomar uma decisão sobre a revisão para possível corte que pairava sobre o rating português no quarto trimestre deste ano, diz que os grandes desequilíbrios orçamentais, o elevado endividamento em todos os sectores e o cenário macroeconómico adverso levam a agência a considerar que a sua nota já não é consistente com um rating dentro da chamada escala de investimento.
Entre os problemas apontados está a revisão do crescimento previsto pela agência para a economia portuguesa, que reviu as suas projecções apontando agora para uma recessão na ordem dos 3% em 2012, tal como o Governo e a troika, e que a recessão nos próximos dois anos irá complicar muito a tarefa do Governo em reduzir o défice orçamental e que terá um impacto negativo na qualidade dos activos dos bancos.
Já que muitos não sabem o que são e porque influenciam tanto os créditos... Então aqui vai o esclarecimento.

O que são as agências de rating?
As agências de rating realizam avaliações sobre países, instituições, empresas, etc. e atribuem notas de risco sobre a capacidade de pagarem as suas dívidas. Ou seja, avaliam se um país ou empresa está em boas ou más condições para pagar o dinheiro pedido na data acordada.

Quantas agências de rating existem?
Há várias agências de rating mas as mais reconhecidas são a Standard&Poor´s, Moody' s Investor Services e a Fitch Ratings.

Como foram criadas e como sobrevivem?
Investidores de todo o Mundo usam estas agências de rating para avaliar o risco que têm ao emprestar dinheiro a determinados países ou empresas. Existem há vários anos e foram criadas para fornecer avaliações independentes sobre investimentos. No início, os investidores pagavam para obter esses dados. Em 1975, nos EUA, devido a uma proliferação de agências de ratings - algumas com objectivos menos claros - decidiu-se que apenas a Standard&Poor´s, Moody' s e Fitch poderiam ser utilizadas oficialmente. Os próprios países pagam a estas agências para serem avaliados, como é o caso de Portugal.
E se deixassem de pagar para serem avaliados? – Pergunto eu – Afinal não estamos em crise?


O que significam as letras das avaliações?
A classificação não é idêntica para estas três agências de rating. Para a Moody´s a melhor classificação que um país pode receber é Aaa e a pior C. Para a Standard&Poor´s e Fitch a melhor é AAA e a pior D. A escala, no mínimo, significa alta probabilidade de não pagamento das dívidas dentro do prazo acordado e, no topo, total capacidade de pagamento.

Por que estão a ser alvo de críticas?
As agências de rating têm sido acusadas de falharem na avaliação credível e independente de certos investimentos. Falharam, por exemplo, na altura da crise financeira que começou nos Estados Unidos com avaliações elevadas no sector imobiliário. Mas também com a Islândia que entrou em bancarrota quando tinha uma avaliação elevada. Em resultado disso, tanto nos EUA como na Europa, as agências de rating começam a ser questionadas estando mesmo a ser reavaliada a sua regulação. Em resposta, as agências alegam que as notas que dão são apenas opiniões que os mercados podem ou não aceitar.

A verdade é que não existe, no momento, qualquer forma de substituição do trabalho que fazem e que é imprescindível para quem vai emprestar dinheiro.
Para além disso, as três maiores agências de rating: Standard&Poor´s, Moody' s e Fitch, são detidas pela Golman Sachs…
E o que é a Goldman Sachs?

Sem mais comentários...

5 comentários:

António M P Silva disse...

Obrigado por sacudir a árvore, a ver se o pessoal acorda.
Temos estados como marionetas nas mãos dos grandes banqueiros, a ver se abrimos os olhos.

Um abraço

Kumitonttu disse...

Hehe... It is so hilarious. Portugal is going to bankruptcy and you guys go to general strike. What a joke.

Mário Nunes disse...

Kumitonttu, grande amigo finlandês, estás enganado, eu vou dizer-te o que vai acontecer, em jeito de grande mago que vê o futuro.
Até Janeiro a crise vai bater à porta da Finlândia, da Alemanha, da Holanda, da Áustria e da Suécia.
Ou pensarias que vocês escapavam?
Sem saída.
A Alemanha e os países do Norte da Europa meterem-nos a todos neste caldo ao não tomarem medidas mais concretas que ajudassem a salvar a União Europeia. Só pensaram em salvar a pele.
O Euro tem os dias contados meu caro. A crise bateu à porta da Itália, da Espanha, da Hungria, fala-se também da Bélgica, da Holanda e da Austria (que podem estar bem piores que Portugal). A Alemanha esta semana não conseguiu vender divida publica. E a União Europeia vai à vida.
Quanto a lutas deves estar a ver muito mal o filme.
Nós somos dos povos mais serenos e mais calmos da Europa. Apesar de sermos daqueles que mais mal pagos estão.
Em quase 900 anos de existência como estado nação já perdemos a independência, enfrentamos Napoleão e corremos com ele,por 3 vezes, quando toda a Europa estava debaixo da bota do Exército Francês. Temos mais de dois mil anos de história, por cá passaram gregos, romanos, árabes, espanhóis e franceses e todos eles foram corridos, para além disso demos novos mundos ao Mundo, nos Descobrimentos, já fomos uma grande potência marítima e marcamos presença em distantes partes do mundo por mais de quinhentos anos, já passamos por crises como esta ao longo de 900 anos de História.
Creio que não nos vamos virar uns contra os outros, pois não somos da mesma massa dos gregos, mas posso te garantir uma coisa, quem vier com ideias para nos invadir, pode entrar, mas já não sai.
Da última vez que Napoleão entrou em Portugal, acabou perseguido pelos exércitos portugueses e inglês.
Kumitonttu há tantas coisas que não sabes acerca de Portugal...
Mas vou-te traduzir o texto para inglês.

Anónimo disse...

Estes Finlandeses além de chauvinistas são mesmo ignorantes.

Mário Nunes disse...

Kumitonttu, great Finnish friend, you're wrong, I'll tell you what will happen by way of great magician who sees the future.
By January the crisis knocks on the door of Finland, Germany, Holland, Austria and Sweden.
Do you think that you escaped?
No way out.
Germany and the countries of Northern Europe poke us all in the broth does not take more concrete measures that would help save the European Union. Just thought to save his skin.
The Euro's days are numbered my friend. The crisis came to the door of Italy, Spain, Hungary, speaks also of Belgium, the Netherlands and Austria (which may be far worse than Portugal). Germany this week failed to sell public debt. And the European Union will to life.
As for fights you should be seeing the film badly.
We are the people calmer and more peaceful Europe. Although we are those who are lower paid.
In almost 900 years of existence as a nation state has lost its independence, Napoleon face and ran with it for 3 times, when all Europe was under the boot of the French Army. We have over two thousand years of history, here came the Greeks, Romans, Arabs, Spanish and French and all of them were run in addition gave new worlds, we discovered, has been a great maritime power and we have a presence in distant parts of the world for more than five hundred years, we've been through crises like this over 900 years of history.
I don't think we will turn against each other because we ar'nt the same mass of the Greeks, but I can guarantee you one thing, whoever comes up with ideas to invade us, you can enter, but no longer exits.
The last time Napoleon entered Portugal, eventually persecuted by the Portuguese and English armies.
Kumitonttu there are so many things that you do not know about Portugal ...
But I'm gonna translate the text into English.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...