domingo, dezembro 21, 2008

Carl Friedrich von Weizsäcker, O Fim do Capitalismo?

«Na sua última grande obra ‘Der bedrohte Friede’, 1983 Hanser Verlag, Von Weizsäcker previu a queda do comunismo soviético para muito breve. (As pessoas riram-se dele).

O seu prognóstico, quanto ao nível para o qual o vencimento dos assalariados iria cair, quando o comunismo deixasse de existir, foi um choque.

Weizsäcker descreve as consequências da subsequente globalização (embora na altura esta palavra ainda não existisse) tal como ele a imaginava.

1. O número de desempregados vai atingir dimensões inimagináveis, em todo o mundo.

2. Os salários vão baixar para mínimos sem precedente.

3. Com a bancarrota do Estado, todos os sistemas sociais vão desmoronar-se. A começar pelas reformas. A mola real para tal será uma crise económica global de dimensões colossais que será desencadeada por especuladores.

4. Cerca de 20 anos após a queda do comunismo, muitas pessoas vão morrer de fome, na Alemanha.

5. Cresce dramaticamente o perigo de guerras civis, em todo o mundo.

6. A elite governante ver-se-á obrigada a manter exércitos particulares, para se proteger.

7. Para assegurar o seu poder, estas elites depressa vão instaurar o controlo do Estado, isto é, uma ditadura mundial.

8. Políticos corruptos são os fiéis cúmplices desta plutocracia.

9. O mundo capitalista exige, como sempre, um nacionalismo (fascismo) como jamais se viu, como garante contra um eventual comunismo em recuperação.

10. Com o intuito de garantir o poder, vão reduzir a população mundial ao mínimo, o que acontecerá através da criação artificial de doenças. Com isto, armas biológicas serão declaradas epidemias, mas também através do flagelo da fome e de guerras direccionadas. O motivo para tal será o reconhecimento do facto que a maioria das pessoas já não poder financiar o seu sustento. Os ricos ver-se-ão obrigados a deitar mão a medidas de recurso, de outra forma surgirá para eles um enorme e perigoso potencial de conflito.

11. As grandes potências vão fazer a guerra com armas nucleares e demais armas de extermínio, pela obtenção de matérias-primas e para a sua manutenção no poder.

12. Após o fim do comunismo, a Humanidade vai viver um sistema sem escrúpulos e misantrópico como o Mundo jamais experimentou. Será o seu armagedão.

O sistema responsável por estes crimes chama-se ‘capitalismo selvagem’.

C.F. von Weizsäcker disse (há 25 anos) que o seu livro, que ele designou como sendo a sua última grande obra, decerto não seria entendido pelas pessoas em geral e que, consequentemente, as coisas correriam o seu rumo.

Ele descreveu o povo alemão da seguinte forma pouco lisonjeadora: Totalmente dependente da autoridade, desabituado de pensar, o típico receptor de ordens, um herói perante o inimigo, mas com uma total falta de coragem civil.

O alemão típico só se defende quando não tem mais nada. Nessa altura, com uma fúria cega, desfaz tudo, mesmo o que ainda lhe poderia ter ajudado.

A única solução apresentada por Weizsäcker é a esperança de que este Planeta continue a ser habitável, após esta turbulência inevitável. É um facto que o pequeno grupo, ao qual este mundo já pertence, governa segundo a simples mas clara divisa: “Nem no futuro precisamos de um mundo no qual não somos os únicos a mandar”.

Tal como acima mencionado, Weizsäcker não espera ser compreendido. A um jornalista que lhe perguntou o que é que o incomodava mais, ele respondeu: “Ter de conversar com uma pessoa estúpida”. Citando a Catarse, um blogue a merecer visitas mil.»

Pescado fresco, aqui:

http://raivaescondida.wordpress.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Ma´rio
Só para veres como e onde se anda metico ou com quem nos metemos só por dar opiniões:
Paulo Guinote Diz:
Dezembro 21, 2008 at 12:52 pm

Ameaças aparentemente concretizadas.
Embora mantenha o acesso a dois outros endereços alojados no WordPress a partir da mesma conta, a gestão do endereço do Umbigo deixou de me estar acessível, mesmo depois de pedir recuperação da palavra-passe.

Ou seja posso postar, por exemplo, no Umbigo Ao Quadrado, mas não no original.

Não dá erro de palavra-passe, mas apenas impossibilidade de aceder.

Pode ser passageiro, mas seja como for é estranho.
Ainda não vou disparar os alarmes, mas não faltará muito.

A Liberdade só é boa quando não nos incomoda.
E acredito que isto não se está a passar agora por acaso.

Seja feita por agora a vontade dos senhores da terra, mas o Umbigo, a não ser desbloqueado, nascerá ao lado.


-------------------------------

Podes sempre divulgar os post que achares interessantes, sem problemas nenhuns.
Um Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...