Aveiro, Portugal — Mergulhadores da Greenpeace acorrentaram as hélices dos motores de quatro navios com histórico de pesca ilegal ao cais do porto de Aveiro. Os activistas hastearam um banner com a mensagem “Tirem esses piratas dos mares”, exigindo o fim da actividade pirata destes navios.
Olá!
Há um ano, a Greenpeace estava a dar os primeiros passos na preparação da campanha pelo peixe sustentável
Após o lançamento do site oficial da campanha, em Junho lançamos a Lista Vermelha de Peixe, com as 15 espécies mais ameaçadas pela pesca predatória e que são também as mais consumidas nos supermercados pelos portugueses. Em Agosto, lançamos o Ranking de Supermercados da Greenpeace, onde avaliamos as 5 maiores superfícies de Portugal relativamente à sustentabilidade da sua política de compra e venda de peixe, e verificamos que todas são cúmplices na destruição dos mares e oceanos.
O lançamento do ranking foi feito a bordo do Arctic Sunrise, um dos navios da Greenpeace, que veio a Lisboa para ajudar a divulgar a campanha de oceanos e para inspirar e mostrar aos Portugueses a história e as conquistas da organização em suas quase 4 décadas de existência.
Durante todo este ano, pessoas interessadas em ajudar e participar na campanha entraram em contacto connosco, e em Outubro oficializamos a formação do nosso primeiro grupo de voluntários, sediado
A campanha foi também a Aveiro e ajudou a denunciar a presença, nos portos portugueses, de navios que pescam de maneira ilegal e que estão a abastecer o país com o produto da pesca pirata, extremamente destrutiva dos stocks de peixes e do meio de vida de populações costeiras em todo o mundo, que dependem da pesca para sobreviver.
Ao longo deste ano, com todas as actividades, a campanha mobilizou milhares de ciber activistas, que mostraram aos supermercados sua indignação relativamente ao descaso com que tratam o peixe, e pressionaram-nos para que façam mudanças. E mudanças é o que a campanha está a conseguir. Após meses de tentativas, sentamo-nos à mesa com a Sonae Distribuição, e empresa pior classificada em nosso ranking de supermercados, e demos início ao diálogo que estávamos a buscar, para que a empresa dê os primeiros passos rumo ao peixe sustentável.
Ainda há muito que fazer. 2009 será o ano da consolidação da campanha e de impulsionarmos todas as conquistas que foram alcançadas em 2008. No entanto, tudo isso só foi possível porque tivemos o vosso apoio. O entusiasmo, a participação nas actividades online, as mensagens de encorajamento, a predisposição para o voluntariado e a vossa força tornaram possível esta campanha.
A responsabilidade pela saúde dos oceanos é de todos nós, e somente com empenho conseguiremos provocar as tão necessárias mudanças. O futuro dos oceanos é também o futuro de todos nós.
Desejamos-te um Feliz Natal e um Ano Novo mais verde e pacífico!
Saudações e um abraço afectuoso,
Beatriz, Osvaldo e toda a Greenpeace.
http://www.greenpeace.org/portugal/
Sem comentários:
Enviar um comentário