Operadoras de caixa substituídas por caixas automáticas, operadoras de loja substituídas por balanças inteligentes, a pouco e pouco, nas grandes superfícies nacionais (Auchan e Sonae), o homem vai dando lugar à máquina…
Hoje no Jumbo de Coimbra dei por mim a perguntar quem efectuava pesagem da fruta e dos legumes. Estranho, disse para os meus botões. Fui informada por uma repositora apressada, que me disse:
- Quem pesa é o senhor.
- Aonde? – retorqui.
- Naquela máquina. – Disse virando as costas.
Dei ainda conta que as linhas de caixa estão progressivamente a ser substituídas por máquinas.
Pensei: «Sim senhor, as máquinas não refilam, não chegam atrasadas ao serviço, não metem dias de baixa e estão operacionais 7 dias por semana, 24 sobre 24 horas.»
É só lucro!
Progressivamente o homem vai dando lugar à máquina.
Tenebroso…
A robotização poderá ter consequências bem mais nefastas que a Revolução Industrial, que ocorreu no Século XIX.
Alvin Toffler já tinha alertado para as mudanças significativas que aí vinham nos seguintes livros: «Choque do Futuro», «Terceira Vaga», «Os Novos Poderes», «Criando uma nova civilização» e «Guerra e Anti-Guerra», obras publicadas pela editora Livros do Brasil.
Isto para não falar dos novos desempregados, falam-se em 50 milhões, por todo o mundo.
Boicotemos as máquinas!
Mário Nunes
E ainda:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25240&op=all
2 comentários:
A solução passa por uma monarquia com um bom lider que corra com os capitalistas e com as suas maquinas e faça do povo "maquinas" mas não obrigadas,mas sim por orgulho pela patria.
E para recuperar esse orgulho é preciso deitar este governo abaixo,por um governo novo e começar tudo de novo pelo chao e nao pelo telhado.
ventajas ahorros, desventajas desempleos y mas gente muriéndose de hambre cuando la población mundial crece dia a dia.
Enviar um comentário