A Grã Bretanha poderá estar à beira da bancarrota!
Depois da Islândia, o Reino Unido poderá ser o próximo país a ser afectado pelo colapso do mercado imobiliário americano.
Além destes países, o diário inglês Daily Telegraph (em Outubro de 2008) alertava que o Paquistão, a Argentina, o Cazaquistão, a Hungria e a Grécia poderão estar em maus lençóis.
Entretanto por cá, o primeiro-ministro descobriu que Portugal também já estava em recessão e que 2009 poderia ser um ano sombrio.
Depois das vacas gordas e do oásis chegou a crise, mas entretanto ainda há espaço para investimentos faraónicos, como o TGV e o novo Aeroporto de Lisboa, extraordinário, o legado que deixam às gerações vindouras.
Isto para não falar dos submarinos…
Aterrado fiquei eu, esta semana depois de ver «Os Negócios da Semana», no SIC Noticias e de ouvir alguns dos mais conceituados e reputados economistas da nossa praça defender a redução dos salários dos portugueses.
Sobre este mesmo assunto lembro-me de ter ouvido falar o falecido Sousa Franco – antigo Ministro das Finanças de António Guterres.
Inquietante e profético.
Arrepiante diria mais.
Agora, começo a entender o significado das palavras Nova Ordem Mundial – colapso, caos, guerras civis e recomeçar do novo, a partir do Nada – Dum lado, os ricos, os mestres da golpada, os intocáveis, do outro, os servos, os escravos.
E não haverá lugar para o meio-termo.
A geografia do mundo como a conhecemos sofrerá profundas alterações.
Irão estas alterações decorrer suavemente e no espaço de gerações?
Não…
Elas ocorrerão mais breve do que aquilo que você pensa.
Sem comentários:
Enviar um comentário