domingo, novembro 13, 2011

Onda recorde na Nazaré



Depois de ter apanhado uma onda com 30 metros, o americano Garrett McNamara garante que há maiores na zona.
McNamara chegou à Nazaré no Outono de 2010, o seu amigo Kelly Slatter já lhe tinha falado das ondas gigantes da zona, mas não se conhecia quem as tivesse surfado. Garrett tem fama e proveito de surfista destemido e foi por isso que aderiu ao projecto North Canyon Show, liderado pela Câmara Municipal da Nazaré, que pretende demonstrar que tem as maiores ondas da Europa, perdão do mundo.
“Fiquei abismado com as ondas da Nazaré. Nunca tinha visto coisa assim noutra parte do Mundo”. Garrett McNamara
No dia 1 de Novembro de 2011 apareceu-lhe uma onda perfeita, um colosso de 30 metros de água – “Pensei que podia morrer se fizesse um erro. Mas a vontade de a vencer superou tudo.” Diz o homem que já viu “ondas ainda maiores” na Praia do Norte.
Como se formam estas ondas?
Estas ondas formam-se no “Canhão da Nazaré”, onde atinge o máximo de 5.000 metros de profundidade. Imagine que as correntes marítimas seguem em direcção à costa da Nazaré pelo canhão e são projectadas contra as paredes deste. As massas de água do fundo projectam as camadas superiores e originam ondas gigantes, sobretudo as que se dirigem à Praia do Norte.
O maior risco quando se surfa numa onda gigante é ser-se arrastado para o fundo do mar. A força da onda mergulha o surfista a muitos metros de profundidade e as fortes correntes podem impedir o regresso à superfície a tempo de evitar o afogamento.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...