domingo, fevereiro 05, 2012

Os mistérios do Lago Vostok



O Lago Vostok é uma massa de água sub-glacial localizada na Antárctida, que se encontra localizada por baixo da Estação Vostok, um centro de investigação dirigido pela Rússia. Este lago permaneceu desconhecido durante muito tempo, graças ao seu peculiar enquadramento geográfico e permanece como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra.
Só em 1996 se descobriu a sua verdadeira extensão. O lago Vostok tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura cobrindo uma área de 14 mil km². O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 m e a outra com 200 m.
Calcula-se que o lago contenha um volume de 5.400 km³ de água doce. Está totalmente protegido da atmosfera e outros contactos com o exterior por uma espessura de 4 km de gelo antárctico.
A sua superfície não se encontra exposta à atmosfera há mais de 20 milhões de anos.
Imagine que os russos mandaram explorar o lago, enviando duas equipas fazendo um furo no gelo. Uma equipa do Árctico russo e Pesquisa Instituto Antárctico (AARI) vinha tentando explorar e investigar este lago de perfuração no gelo para chegar a um corpo enorme e escuro de água escondidos a mais de quatro mil metros abaixo da superfície do continente gelado. Eles tinham estado em contacto com outras equipes na Antárctica durante este trabalho. Infelizmente, como eles estavam prestes a romper o antigo preso Lago Vostok, a equipa russa parece não mais se comunicar como já fizeram.

O que aconteceu com a equipe russa?
O que há no Lago Vostok?
Todas as especulações são possíveis…
O mundo prende a respiração, esperando pelo melhor, após seis dias de silêncio de rádio da Antárctida ... Onde os exploradores está correndo contra o relógio e o inverno que se aproxima voraz no local mais frio da Terra, onde os termómetros chegam a baixar abaixo dos – 89,4º C.


Apesar de seis dias de silêncio de rádio da Antárctida, não há razão para estar preocupado. Os cientistas na Antárctica dispõe de telefones via satélite Iridium para a comunicação, mas existem lacunas na cobertura. A equipa pode ter encontrado um problema técnico. No entanto, a falta de informação após quase uma semana tem deixado a comunidade científica mundial apreensiva.

O que é que eles (russos) encontraram?
Tantas tem sido as expedições ultimamente organizadas aquele que permanece o local mais escondido e misterioso da Terra.
Enquanto isso, os cientistas estão muito entusiasmados com as formas de vida que vão encontrando lá, mas estão igualmente preocupados com a poluição do lago com fluidos de perfuração e bactérias, e potencialmente explosiva "gás" de um corpo de água com concentrações particularmente elevadas de oxigénio e azoto.
Os grupos ambientalistas têm criticado o trabalho no local - e os produtos químicos utilizados como querosene para manter o buraco aberto. Outros disseram que o local não deve ser explorado, que deve ser deixado em bom estado.
O pior cenário possível poderia ser a água de repente disparar através do orifício quando o avanço é feito. Até um quarto da água do lago pode sair para fora do buraco, se os piores receios se tornarem reais, disse o Dr. Priscu (Antarctic pesquisador da Montana State University).
De contradição em contradição, após o alarme da estação americana, a agência de notícias Interfax informou ontem que todos os exploradores russos estão bem e que o contacto já existe.
"Falo com eles lá, nada aconteceu, tudo está decorrendo normalmente", disse a agência Dr. Alexander Danilov, representante do Instituto do Árctico e Pesquisa Antárctica (IIAA).


No momento, Danilov, assegurou que o Lago Vostok está a ser perfurado em várias partes.
No entanto a dúvida sacramental paira no ar: Para lá da água doce, o que existirá por baixo do gelo?
As zonas mais profundas do lago, se este seguir os análogos de superfície, devem pelo contrário ter características anaeróbias e podem ser o local ideal para procurar vida. Se for provada a inexistência de vida no lago Vostok, esta vai ser a primeira massa de água totalmente estéril encontrada no planeta.
Entretanto tudo decorre no maior segredo…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...