terça-feira, fevereiro 28, 2012

O Frio que mata…



Pelas minhas contas estamos nos finais de Fevereiro de 2012, contudo o Inverno aproxima-se a passos largos do fim.
Da chuva nem sinal de vida, praticamente não chove há cerca de dois meses atrás e as terras desesperam pelo sangue da Terra. A seca é extrema na maior parte da superfície de Portugal Continental. A água não corre nas nascentes e as barragens estão à míngua, está tudo seco. Os pastos já foram e não há como alimentar os animais e os agricultores começam a fazer contas à vida. Em breve, principiam as sementeiras.
Nesta altura, noutros anos, choveria a potes…
Mas como anda tudo trocado e nada parece certo…
Dentro de semanas provavelmente o consumo de água começará a ser racionado, caso não chova. Segundo os meteorologistas, não se via uma situação como estas há pelo menos 100 anos atrás.
No entanto, inusitadamente, o frio, a geada e o gelo reinam pela manhã bem cedo, queimando tudo. Há noite predominam as temperaturas negativas, para culminar em magnificas tardes solarengas.
O tempo anda esquisito, muito esquisito.
Enquanto isso, a crise também faz das suas, a população mais idosa de Portugal, com parcas reformas e sem dinheiro para alimentação, medicamentos e electricidade, sem aquecimento, definha até à morte, para contentamento dos nossos governantes, que assim se vêem livres de milhares de pensionistas. Só a semana passada, em seis dias foram três mil, os finados (numa população de dez milhões) …
Há ainda quem fale na morte silenciosa e numa estranha gripe, que tem tolhido a vida daqueles que tem mais de 75 anos… Eliminação selectiva ou controle populacional (apetece-me perguntar)?
Certo, certo é que os postes, todos os dias, por esse país fora estão cheios de defuntos.
Não bastava a crise, agora até o frio mata…
Sobre este mesmo assunto convido-vos a ler estes magníficos artigos publicados no Público e no i.

1 comentário:

laura botelho disse...

grata pela informação, Mario.
Espero dias melhores diante dos olhos que desejem ver

abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...