terça-feira, abril 23, 2013

Estão abertas as inscrições para viagem a Marte



A organização não-governamental holandesa Mars One quer colocar seres humanos em Marte em 2023, tendo lançado na segunda-feira um programa de recrutamento de voluntários. Ainda não há portugueses inscritos. 


Até às 15h30 de hoje havia apenas cerca de 50 pessoas inscritas como voluntárias para ir a Marte no site oficial do projeto, que foi apresentado na segunda-feira, numa conferência de imprensa em Nova Iorque. Na ocasião, Bas Landsdorp, fundador da Mars One, explicou que a organização já recebeu "dez mil 'emails' de pessoas de mais de cem países que estão interessadas em juntar-se à missão", mas no site em que cada um dos interessados se deverá inscrever o número ainda é reduzido e sem nenhum português inscrito.

Veja o vídeo de apresentação do projecto:




Os candidatos a astronautas terão que ter mais de 18 anos, com capacidade de criar e manter relacionamentos, que sejam capazes de auto-análise e confiança, que sejam curiosos, criativos, flexíveis e desembaraçados, que tenham noções básicas de inglês e que tenham a plena noção de que esta poderá ser uma viagem sem regresso à Terra.

As candidaturas estão abertas até 31 de agosto. No total, a organização procura 24 astronautas, que serão enviados para Marte em grupos de quatro (dois homens e duas mulheres, para que possam reproduzir-se), para estadias de sete meses. O primeiro grupo parte para Marte em setembro de 2022. De dois em dois anos será enviado um novo grupo, que no Planeta vermelho viverá em casas de 50 metros quadrados e cultivará os seus próprios alimentos.

Os astronautas seleccionados serão treinados entre 2016 e 2021 em compartimentos que simularão as condições físicas e atmosféricas marcianas.

Os finalistas serão escolhidos pela Mars One e através de um programa televisivo.

Há a possibilidade de a estada em Marte também ser filmada, pelo que este projecto se poderá transformar numa espécie de "Big Brother" feito no espaço.

Com um orçamento de 4,6 mil milhões de euros, o programa da Mars One é apadrinhado pelo holandês Gerard't Hooft, Nobel da Física em 1999.

"Isto parece muito dinheiro, e na verdade é muito dinheiro, mas imaginem o que será quando a primeira pessoa pisar Marte. Toda a gente do globo, literalmente, vai querer ver", sublinhou Landsdorp.

O programa tem sido visto com reservas e algum cepticismo, porque a própria agência norte-americana NASA até agora apenas conseguiu enviar um veículo robotizado para o planeta vermelho. Há ainda muitas questões por responder no que toca a um programa espacial com humanos em Marte, relacionados com as condições de sobrevivência no planeta.

Fonte: DN



2 comentários:

Anónimo disse...

Se realmente isto acontecer(o que eu duvido),será uma missão suicida.
As condições em marte são extremamente ostis.Quem for será usado tipo cobaia, rato de laboratório,talves até cheguem,mais morar em marte é literalmente viajar demais.....

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Caro Mário Nunes

Podiam se inscrever todos os mamões aqui da terrinha ........

ANIBAL
PASSOS
SOCRATES
SOARES
GASPAR
ETC ...........

Era a limpeza que necessitávamos !!!
Os marcianos que aguentassem com esta escumalha.

Um abraço.

Ramiro Lopes Andrade
O Cavaleiro do Apocalipse

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...