segunda-feira, março 23, 2009

Svalbard Global Seed Vault, a nóvel arca de noé

Cerca de 4,5 milhões de sementes das mais importantes plantas cultiváveis estão guardadas debaixo duma montanha da ilha norueguesa de Spitsbergen, situada a apenas mil quilómetros do Pólo Norte.


O Global Seed Vault ( Banco Mundial de Sementes ), depósito que irá guardar 4,5 milhões de sementes das mais importantes plantas úteis conhecidas, foi inaugurado há cerca de uma ano pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.


Encravados 120 metros dentro da pedra, foram cavados três grandes depósitos no interior de uma montanha do arquipélago árctico norueguês de Spitsbergen.


Se uma planta desaparecer, por motivo de catástrofe, por exemplo, ela poderá ser agora recuperada.


Depósitos de sementes de diversos países do mundo contribuíram para o projeto organizado pela fundação Global Crop Diversity Trust ( Fundo de Diversidade Global de Plantas Cultiváveis ) e financiado por governos, organizações e o Banco Mundial.


Diversidade de plantas úteis e cereais

O maior banco de sementes mundial deverá assegurar a diversidade de plantas úteis e cereais. O depósito também foi pensado para, no caso de uma catástrofe global, possibilitar a alimentação da humanidade. Três grandes depósitos medindo 27m x 10m foram cavados no interior da mais alta montanha de Spitsbergen, ilha norueguesa situada no Círculo Polar Árctico, onde as diversas sementes serão armazenadas numa temperatura constante de menos 18° Celsius.


“As instalações foram construídas para abrigar o dobro da quantidade de amostras de sementes que conhecemos”, afirma Cary Fowler, director administrativo do Fundo de Diversidade Global de Plantas Cultiváveis e mentor do projecto. Para a construção do depósito, a Noruega investiu cerca de 6 milhões de euros.


Cerca de 250 mil amostras de sementes já se encontram armazenadas no novo depósito. Elas continuam a pertencer, no entanto, a seus países de origem. Nem todos os bancos nacionais de genes são bem protegidos e parte da diversidade vegetal já se perdeu.



Eventuais mudanças climáticas

O Banco Mundial de Sementes armazenará amostras provenientes de mais de 1,4 mil bancos de sementes de todo o mundo.


O tesouro representado pelo banco de sementes é protegido por espessas paredes de betão, portas blindadas e dispõe de sistema de alarme. Eventuais mudanças climáticas também foram levadas em conta pelos arquitectos do novo banco mundial de sementes.


Por este motivo, ele se situa 130 metros acima do nível do mar. Mesmo que boa parte da calota polar derreta, ele continuará seco. O depósito de betão está preparado para resistir até mesmo a uma guerra nuclear. E no caso de o sistema de refrigeração falhar, o permafrost garantirá que a temperatura não supere os 3,5° Celsius.


Mais de 100 países apoiaram o projecto, que vai preservar sementes, embrulhadas em papel de alumínio, a temperaturas abaixo de zero.





Mais em:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1321184



2 comentários:

Manuel Lopes disse...

relacionado com o assunto vejam este site: http://resistir.info/varios/engdahl_sementes_p.html

Anónimo disse...

Bom, se o medo prevalecer na mente humana...
Agora se acreditar que tudo pode mudar a partir de sua consciência, ai sim teremos um mundo onde o amor ira reger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...