quinta-feira, junho 20, 2013

O último jogo da Humanidade



O Web Designer,  Jason Rohrer, desenvolveu um jogo concebido para ser jogado por pessoas que ele nunca vai conhecer. E enterrou o jogo - projectado para sobreviver milhares de anos - no deserto de Nevada, o que torna provável que nunca ninguém o vai jogar.
É chamado de um jogo para alguém. O jogo foi inspirado em jogos de tabuleiro antigos como Mancala, bem como no trabalho desenvolvido pelos arquitectos e construtores que, ao longo de centenas de anos, construíram catedrais, que eles próprios nunca viram concluídas em suas vidas.
"Eu queria fazer um jogo que não é para jogar agora ", Rohrer disse, "e agora ninguém vivo jamais o irá jogar."
Rohrer desenvolveu um jogo para alguém que foi apresentado na 10 ª (e última) Game Design Challenge at GDC. O Desafio deste ano foi o tema "O Último Jogo da Humanidade".
Enquanto outros designers, como Will Wright, Jenova Chen e Harvey Smith desenvolveram normalmente jogos e ideias de design para o mundo actual, Rohrer levou as coisas um passo adiante, na verdade, ele projectou um jogo para o futuro.
Interpretação do tema de Rohrer era criar um jogo que nunca iria ser jogado pelos seus colegas e amigos, mas por alguma pessoa desconhecida num futuro distante.
Para isso, Rohrer construíu o jogo em forma de computador, criando um conjunto de regras que seriam não jogáveis por um ser humano, mas por uma inteligência artificial. Ele disse que ele ligou as regras do jogo numa "caixa preta", deixando a Inteligência Artificial encontrar desequilíbrios, interagindo novas regras e repetindo vezes sem conta. Rohrer criou posteriormente uma versão do seu jogo em forma de tabuleiro, de modo que ninguém pudesse entendê-lo e fazer engenharia reversa de sua mecânica.
Então ele começou a fabricá-lo. Deixou de lado, uma lista de materiais de jogo de tabuleiro que seria improvável que durassem a passagem de tempo previsto (madeira, papelão, alumínio, vidro), Rohrer, finalmente, decidiu fazer o jogo de um metal resistente. Ele fabricou um tabuleiro de jogo e peças em titânio. O tabuleiro tem, 18 polegadas e as peças que os futuros jogadores usarão pesam 30 quilos.
Rohrer estabeleceu as regras do jogo esquematicamente em três páginas, num papel especial de arquivo, hermeticamente selado dentro de um tubo de vidro Pirex - que foram então alojados dentro de um bastão de titânio – o jogo está enterrado dentro duma caixa de titânio em algum lugar do deserto de Nevada.
Ele nunca mostrou o jogo de tabuleiro completo, suas peças ou as suas regras durante a sua apresentação. Ninguém sabe como ele joga.

Mas Rohrer tem a localização GPS precisa para ajudar a encontrar um jogo para alguém.
Rohrer deixou um milhão de pistas e espera que a caixa seja encontrada daqui a 2.700 anos.
Com um jogo para alguém Jason Rohrer ganhou o jogo Design Challenge deste ano, supostamente a última vez, com base na votação do público.
Um desafio interessante deixado pela Design Challenge este ano – O Último Jogo da Humanidade! – Verdadeiramente intrigante.





2 comentários:

L.A. Medeiros Custódio disse...

endo em conta o tipo de armamento que a humanidade possui, o último jogo a ser jogado será, muito provavelmente, o galo...desenhado na terra com os dedos por crianças deformadas, sobreviventes de um qualquer inverno nuclear...
O conceito é, todavia, interessante - mas, mesmo que o jogo seja achado num futuro distante, será, para quem quer que seja que o encontre, como o stonehenge é para nós.

Anónimo disse...

"localização GPS"??? então o nobel-Obama/PRISM já sabe onde está....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...