quarta-feira, outubro 29, 2008
segunda-feira, outubro 27, 2008
Lista Vemelha de Bolso
Como saber quais os peixes que deves evitar quando fores ao supermercado? A Greenpeace pede que evites comprar as 15 espécies da sua lista vermelha, pois estão ameaçadas de extinção ou são capturadas com técnicas que devastam o meio ambiente marinho. Agora podes imprimir a lista a partir do nosso website, colocá-la no bolso ou na carteira e tê-la sempre à mão para fazeres compras conscientes. Clica aqui para fazer o download.
Vamos alertar os consumidores!
Vamos alertar os consumidores que fazem compras nos supermercados da Sonae (Continente, Modelo e Modelo Bonjour), que muito do peixe que aí se vende está ameaçado de extinção, é proveniente de stocks sobreexplorados e/ou capturado com técnicas de pesca que destroem a vida nos mares e oceanos. Os supermercados da Sonae ficaram em último lugar no ranking de supermercados da Greenpeace e continuam sem adoptar uma política de compra e venda de peixe sustentável. Precisamos por isso de mostrar que não seguimos o seu exemplo e que vamos por mãos à obra e passar a mensagem aos consumidores!
É muito fácil participar: faz o download do folheto no nosso site, imprime algumas cópias e distribui nos carrinhos/cestos dos supermercados da Sonae.
Voluntários portugueses entram em acção
Os supermercados continuam a não informar devidamente os consumidores sobre o peixe que vendem, por os isso os nossos voluntários vão ajudá-los.
No proximo sábado 3 grupos de voluntários da Greenpeace vão estar em frente a supermercados de Lisboa para explicar aos consumidores a responsabilidade que as grandes superfícies têm na destruição dos oceanos, e o papel que estas podem ter na sua recuperação. Brevemente iremos publicar notícias sobre esta actividade no nosso site e também no blogue. Não deixes de acompanhar!
Fica atento às próximas actividades dos voluntários.
Um abraço,
Beatriz, Osvaldo e toda a Greenpeace.
Ainda sobre o 11 de Setembro...
Embora nos tentem apagar a memória o 11 de Setembro de 1973, também deve ficar marcado na história e não só o de 2001.
Aliás, em 1973 morreram mais pessoas, que em 2001 só que os terroristas em 73 eram outros - os americanos.
O filme dura 10 minutos mas vale a pena ver.
domingo, outubro 26, 2008
Postais, Gravuras e Fotos Antigas sobre a I Guerra Mundial (2)
http://www.intellectadesign.com
http://intellectadesign.blogspot.com
http://intellectadesign2.blogspot.com
quinta-feira, outubro 23, 2008
Semana Europeia do Tubarão
Europeus Unidos no apoio à Conservação dos Tubarões
A “Shark Alliance”, uma associação de mais de 55 organizações científicas, ONGs e recreativas dedicadas à conservação dos tubarões, entre as quais a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, alertam para o facto de estar a decorrer até 19 de Outubro a 2ª Semana Europeia do Tubarão. Através de um vasto leque de actividades a decorrer em diversos países Europeus, a “Shark Alliance” pretende demonstrar aos responsáveis da União Europeia (EU) o crescente apoio público para a necessidade de melhorar as políticas de conservação dos tubarões.
Durante esta semana, aquários, grupos de mergulho e organizações de conservação do Reino Unido, Itália, Alemanha, Malta, Espanha, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polónia, Holanda e Portugal acolherão eventos para alertar para a necessidade urgente em acabar com a sobre-pesca de tubarões e evitar danos aos ecossistemas que eles mantém.
Alerta: um terço das espécies ameaçadas de extinção!
Os tubarões e as raias são particularmente vulneráveis à sobre-pesca devido ao seu crescimento lento, maturação tardia e fecundidade reduzida com a produção de poucas crias. A maioria das populações encontra-se sobre-explorada e um terço está ameaçado de extinção. Para agravar a situação, a maior parte da pesca de tubarões e raias permanece por regulamentar e os conselhos científicos são frequentemente ignorados.
Acabar com a prática de cortar a barbatana dorsal e rejeitar o tubarão
Para além disso é urgente banir a prática de “finning” (cortar as barbatanas dos tubarões e rejeitar a carcaça para o mar) na UE. Espera-se que a Comissão Europeia complete um Plano Europeu de Acção para os tubarões, que pretende acabar com a prática de cortar as barbatanas e propor novos limites de pesca. Os Estados membros da UE pronunciar-se-ão formalmente relativamente ao plano no início de 2009.
Uma acção concreta: assinar a petição
O principal objectivo desta semana é levar os cidadãos da UE a expressar as suas preocupações relativamente à conservação dos tubarões, directamente às instituições nacionais e aos Ministros das Pescas e do Ambiente através de cartas pessoais ou através da assinatura da petição promovida pela “Shark Alliance”
terça-feira, outubro 21, 2008
Compay Segundo, Guantanamera
Imortalizado na tela por Wim Wenders,
Evocando Compay Segundo para quem a fama e o reconhecimento veio tarde de mais…
Recordando Guantanamera, Compay Segundo acompanhado dos seus amigos: Omara Portuondo, Pio Leyva, Manuel "Guajiro" Mirabal e Hugo Garzón…
segunda-feira, outubro 20, 2008
Banda Desenhada na Amadora, Visões do Futuro
Ao folhear a revista do DN – NS (Notícias Sábado 145), do passado fim-de-semana, não posso deixar passar em branco o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que vai já na sua 19ª edição e vai decorrer nesta cidade, entre 24 de Outubro a 9 de Novembro e é o mais antigo e mediático, a ter lugar no nosso país.
Eisner e Spirit
Prado, «A Traço de Giz», para mim o melhor álbum de BD, que a Meribérica publicou em Portugal
A edição deste ano estará subordinada ao tema - Tecnologia e Ficção Científica.
Este, o de cima e o de baixo são de Moebius, alias Giraud ou Gir.
Pela Amadora, passaram já os maiores nomes daquela que é considerada a 9ª Arte, com destaque para nomes como Eisner, Morris, Prado, Moebius ou Spiegelman.
Maus, de Art Spiegelman
Nesta exposição poderemos recordar, o mítico Flash Gordon, acompanhado por Dale e pelo Dr. Hans Zarkov, nas suas aventuras e desventuras pelo Planeta Mongo e luas vizinhas, onde enfrentarão Ming, o Misericordioso.
Flash Gordon recorde-se foi criado e desenhado por Alex Raymond.
Será ainda possível admirar Valérian, o Agente espaço temporal, dos consagrados Pierre Christin e Claude Mézieres, deambulando pelos confins do Cosmos, como se fosse um vagabundo.
A Metal Hurlant marcará também presença neste certame.
É ainda possível admirar alguns dos trabalhos dos portugueses Jayme Cortez, Fernando Bento, Vítor Peón, José Garcês, Júlio Resende, Relvasa, Vítor Mesquita, Augusto Mota, Nelson Dias e Luís Louro.
O Festival irá ter lugar central no Fórum Luís de Camões na cidade da Amadora.
Mais em:
http://www.amadorabd.com/19fibda2008/
domingo, outubro 19, 2008
Tráfico Humano, Desperte para esta Realidade
«A inspectora superior do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) considera que o tráfico de pessoas para exploração sexual e laboral está a aumentar em Portugal, crimes que têm que ser combatidos com cooperação das polícias internacionais, noticia a agência Lusa.
«Se uma realidade era mais conhecida até agora, o facto do tráfico de pessoas para efeito laboral ter sido criminalizado e começar a haver recolha de dados e investigações a esta realidade, demonstra que ambas as realidades estão a subir», disse aos jornalistas a investigadora do SEF Luísa Maia Gonçalves.
«Actividade altamente rentável»
Após uma campanha de sensibilização contra o tráfico de seres humanos,
Segundo a inspectora do SEF, «tem que haver uma cooperação entre as polícias dos diferentes países» para combater este tipo de crimes que, em Portugal e na Europa, «se começa a verificar em grande escala através do tráfico de seres humanos para fim sexual, laboral e se calhar de alguma eventual escravatura doméstica».
O inspector-geral da Administração Interna, António Clemente Lima, disse à Lusa que «as forças de segurança estão atentas e têm feito um trabalho de algum detalhe sobre este tipo de rotas [de tráfico humano]. Há uma boa comunicação com as organizações de segurança estrangeiras, o que é essencial neste tipo de prevenção».
Tráfico de crianças
Relativamente ao tráfico infantil, a inspectora do SEF, referiu que em Portugal houve «casos de tráfico de crianças para efeitos de mendicidade e para a prática de outros crimes» e sublinhou que, relativamente ao tráfico para efeitos sexuais, «não convém confundir a pedofilia com o tráfico de crianças».
«Uma coisa é certa, este tipo de fenómenos quando começam a acontecer em países próximos do nosso temos que estar prevenidos para eles e, neste momento, começa a haver alguma sensibilidade que a questão nos pode afectar mais do que aquilo que se terá pensado», disse.
«Em Portugal não há tráfico de órgãos»
Relacionado com o tráfico de seres humanos está o tráfico de órgãos, situação que Luísa Maia Gonçalves desmente existir em Portugal.
«Em Portugal não há conhecimento de tráfico de órgãos. As histórias que se contam em que a pessoa acordou sem um órgão nalgum supermercado ou numa loja são de todo irreais, até porque não era possível a remoção de órgãos para efeito de tráfico sem meios tecnológicos sofisticados em termos de equipamentos de saúde», referiu a inspectora do SEF.
Brasil, Europa de Leste e Nigéria
Luísa Maia Gonçalves nomeou o Brasil, os países de Leste e a Nigéria como os principais pontos de origem do tráfico de seres humanos para o nosso país.
«A nacionalidade brasileira representou um número muito grande, não forçosamente em tráfico de seres humanos, mas em situações que também podem resvalar nessas, e os países de Leste que, embora há uns anos atrás o crime não fosse tipificado como tal, representaram o tráfico de seres humanos para exploração laboral», referiu.»
sábado, outubro 18, 2008
sexta-feira, outubro 17, 2008
Nova Ordem Mundial
Está visto onde tudo isto vai parar...
Sejam bem vindos ao Admirável Mundo Novo!
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1346300&idCanal=11
quinta-feira, outubro 16, 2008
We Stole Diesel
Em Portugal, a gasolina baixou alguns cêntimos...
Na ordem inversa, se o preço do petróleo subisse mais de 50 % estou a crer que as petrolíferas acompanhariam a subida dos preços.
Ainda há quem fale que não há cartel, nem concertação dos preços, o (des)governo deste país e os políticos continuam insensíveis ao problema dos portugueses e do homem da rua e muito sinceramente, não se vislumbram mudanças no horizonte...
Os cartoons são do site:
que volta e meia é censurado…
quarta-feira, outubro 15, 2008
terça-feira, outubro 14, 2008
Animatrix, O Segundo Renascer (parte 1)
O Segundo Renascer - Partes I & II ou A Segunda Renascença - Partes I & II, em Portugal - A génese da Matrix: as últimas cidades da humanidade, a guerra com as máquinas, e a queda final da humanidade. Um «tour» épico pelos arquivos de Zion e da história da Matrix.
Aí está o segundo número da Nova Águia
Tal como n' A Águia, procuraremos o contributo das mais relevantes figuras da nossa Cultura, que serão chamadas a reflectir sobre determinados temas. O tema do segundo número, que agora lançamos, é "António Vieira e o Futuro da Lusofonia". Orgulhamo-nos de ter conseguido o contributo de nomes tão ilustres como Adriano Moreira, Aníbal Pinto de Castro, António Paim, António Telmo, Arnaldo do Espírito Santo, Carlos H. do C. Silva, Jean-Yves Leloup, Manuel Ferreira Patrício e Pinharanda Gomes, a par de muitos outros.
Para além disso, neste primeiro número poderá ainda encontrar uma série de outros textos, sobre outras temáticas, conforme o nosso índice:
ÍNDICE DO 2º NÚMERO
EDITORIAL, p. 5
SOBRE ANTÓNIO VIEIRA E O FUTURO DA LUSOFONIA
Adriano Moreira, O CENTENÁRIO DE VIEIRA, p. 8
Aníbal Pinto de Castro, VIEIRA, UMA PERSONALIDADE E UM TEXTO DE PERENE MARCA BARROCA, p. 9
Arnaldo do Espírito Santo, O CORPO E A SOMBRA, p. 11
Carlos Dugos, METÁFORAS DO V IMPÉRIO E DE OUTRAS UTOPIAS, p. 14
Cátia Miriam Costa, O VERBO VIEIRINO, p. 16
Dione Barreto, O SERMÃO DO ESPÍRITO SANTO E A INDIVIDUAÇÃO: AS VOZES DE PADRE ANTÓNIO VIEIRA E C.G. JUNG, p. 18
Dirk Hennrich, AS LÁGRIMAS DE VIEIRA E A TRISTEZA TROPICAL, p. 22
J. Pinharanda Gomes, UMA «ARTE DE PREGAR» À SOMBRA DE VIEIRA, p. 24
Jorge Martins, O FILO-SEMITISMO DE ANTÓNIO VIEIRA, p. 28
José Eduardo Franco, O PADRE ANTÓNIO VIEIRA E A EUROPA, p. 33
Lélia Parreira Duarte, A ARTE IRÔNICA DE VIEIRA E O QUINTO IMPÉRIO DE PORTUGAL, p. 35
Luís Loia, O PADRE ANTÓNIO VIEIRA E O CONHECIMENTO DOS FUTUROS, p. 38
Maria Cecília Guirado, NOTÍCIAS DO BRASIL NO SÉCULO XVII: VIEIRA E A GLOBALIZAÇÃO, p. 42
Miguel Real, O CABALISMO DO ANO DE 1666
Nuno Rebocho, MEMÓRIA DE ANTÓNIO VIEIRA NA CIDADE VELHA, p. 49
Paulo Borges, PADRE ANTÓNIO VIEIRA: GÉNIO E LOUCURA, p. 50
Samuel Dimas, A HISTÓRIA ESCATOLÓGICA DO PE. ANTÓNIO VIEIRA: AS TRÊS VINDAS DE CRISTO, p. 52
Sérgio Franclim, A VIDA E O QUINTO IMPERIALISMO DE PADRE ANTÓNIO VIEIRA, p. 56
António Saias, UM PAPO COM VIEIRA, p. 60
AA.VV., VALEU A PENA?, p. 61
Rui Martins, DO FUTURO DA LUSOFONIA, p. 63
Ana Margarida Esteves, PORTUGAL E A LUSOFONIA COMO PROPULSORES DA INOVAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE FAZ O ENGENHO, p. 69
Maria Ana Silva, A LÍNGUA PORTUGUESA É O MAR QUE UNE A TERRA: A ALIANÇA ENTRE HOMEM E DEUS, p. 72
Artur Alonso Novelhe, UMA PERSPECTIVA GALEGA DO FUTURO DA LUSOFONIA, p. 75
Cristina Leonor Pereira, 2008: É NOVAMENTE HORA!, p. 77
Eurico Ribeiro, PORTUGAL, QUE MISSÃO?, p. 78
Flávio Gonçalves, A LUSOFONIA, O PAN-LATINISMO E A EURÁSIA COMO ALTERNATIVAS AO ATLANTISMO, p. 87
Joaquim M. Patrício, REALIDADES, DESAFIOS E FUTURO DA LUSOFONIA, p. 88
Paulo Feitais, DAS FLORES AOS FRUTOS: O FUTURO DO MUNDO LUSÓFONO, p. 91
Renato Epifânio, A LÍNGUA-FILOSOFIA PORTUGUESA COMO UMA VIA ABERTA, p. 93
Rita Dixo, DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO IMAGEM DA NOSSA ALMA, p. 95
Carlos Magno, LUSOFOBIA, p. 96
Manuel Ferreira Patrício, O PADRE ANTÓNIO VIEIRA, A LUSOFONIA E O FUTURO DO MUNDO, p. 96
AINDA SOBRE A IDEIA DE PÁTRIA
Carlos H. do C. Silva, DO INTERMÉDIO DA PÁTRIA OU DO PERICLITANTE TEMPO NACIONAL, p. 100
DA ARCA
João Teixeira da Motta, O TERRITÓRIO E O MAPA (em anexo, cartas de Agostinho da Silva, Cruzeiro Seixas, Dalila Pereira da Costa e António Quadros), p. 120
POEMÁGUIO
Sérgio Franclim, PADRE DA LOUCURA, p. 128
José Eduardo Franco, VIEIRA, O OUSADO, p. 128
Samuel Dimas, INSTANTES DE PARAÍSO, p. 129
Maurícia Teles da Silva, DA MEMÓRIA EM FEVEREIRO: HOMENAGEM E GRATIDÃO, p. 129
Alexandre Vargas, A MORTE DE PORTUGAL / VITÓRIA, ABRIL/ O ÚLTIMO PORTUGUÊS / FUTEBULIMIA, p. 130
António José Borges, A CAMÕES, p. 132
Dirk Hennrich, UM NOVO ÍCARO, p. 132
Renato Epifânio, ALJUBARROTA, 133
Carlos Lopes Pires, COMO PODE A LUZ, p. 133
Francisco Soares, NOITE ACESA, p. 134
Casimiro Ceivães, QUE TEM GOA, QUE MAGOA, p. 134
Celeste Natário, UMA ALMA AZUL, p. 135
Fernando Botto Semedo, NUMA VEEMENTE SEARA PLENA, 135
Jesus Carlos, A CRIPTA I, II e III, p. 136
Fabrício Fortes, LEMBRANÇA DE ANTES DO TEMPO, p. 137
José Smith Vargas, BAILE NO CEMITÉRIO, p. 137
Luís Carlos dos Santos, A ILHA, p. 138
Ana Margarida Esteves, FADO EMBARCADIÇO, p. 138
Maria Almira Medina, CANTIGA PARA CANTAR NA PRAIA AO ENTARDECER, 139
Saudades do Futuro, DAS SAUDADES QUE HAVIA, p. 139
Amon Pinho Davi, DE SAGRES AO SUBLIME, EXPERIÊNCIA, INSPIRAÇÃO OU IMAGENS DO FEMININO, p. 140
Joana F. D., UMA SERPENTE NO TEJO, p. 142
Manuel da Silva Ramos, PROVÍNCIA MUITO PARADA OU MORTA, p. 142
Fernando Grade, MARÃO CEDO, p. 143
Adriana Costa, O RIO CORRE, p. 143
Paulo Borges, CANTO-TE, p. 144
Duarte Drumond Braga, DOIS POEMAS DO LIVRO OITO VOTOS, p. 144
António Quadros Ferro, SEM EPÍGRAFE/ SUBIR/ A PALAVRA, p. 145
OUTROS VOOS/ OUTRAS VOZES
António Telmo, COINCIDÊNCIAS, p. 146
Gilda Nunes Barata, ACÇÕES OU VENDAVAIS COM ESPUMA?, p. 147
Donis de Frol Guilhade, DA PHILOSOPHIA SITIADA, p. 148
Sam Cyrous, SOBRE O DIÁLOGO INTERCULTURAL, p. 150
Kit-Fai Naess, CARTA A ARNE NAESS, p. 152
José Maurício de Carvalho, CONSCIÊNCIA MORAL E DESAFIO ECOLÓGICO, p. 156
Jorge Neves, SAUDADES DO FUTURO, p. 160
RUBRICAS
COISAS E LOISAS, de J. Pinharanda Gomes, p. 162
DO ESPÍRITO DOS LUGARES, de Manuel J. Gandra, p. 163
AS IDEIAS PORTUGUESAS DE GEORGE TILL, de Jorge Telles de Menezes, p. 165
PÁGINAS TEMÁTICAS
LITERATURA ORAL E TRADICIONAL, de Ana Paula Guimarães, p. 166
ARTES PLÁSTICAS, de Cristina Pratas Cruzeiro e Rodrigo Vilhena, p. 168
TEATRO, de Jorge Telles de Menezes, p. 172
MÚSICA, de Pedro Miguel (com nota introdutória), p. 174
PROJECTOS, de Firmino Pascoal, p. 176
BIBLIÁGUIO
ANTÓNIO VIEIRA, HISTÓRIA DO FUTURO, por Renato Epifânio, p. 178
ANTÓNIO BRAZ TEIXEIRA, O ESSENCIAL SOBRE A FILOSOFIA PORTUGUESA (SECS. XIX E XX), por Joaquim Domingues, p. 179
ARIANO SUASSUNA, ROMANCE D'A PEDRA DO REINO, por Romana Valente Pinho, p. 180
JOÃO RÊGO, CONTOS DA COLUNA DO MEIO, por Joaquim Domingues, p. 181
JOSÉ MAURÍCIO DE CARVALHO, O HOMEM E A FILOSOFIA. PEQUENAS MEDITAÇÕES SOBRE EXISTÊNCIA E CULTURA, por António Paim, p. 183
HELENA BELMONTE, 7 MULHERES PARA D. SEBASTIÃO, João David Pinto Correia, p. 184 (a incluir)
ADOLFO CASAIS MONTEIRO: UM CENTENÁRIO, DESDE A ÁGUIA ATÉ À NOVA ÁGUIA, por Carlos Leone, p. 185
GOLPE D'ASA
Jean-Yves Leloup, TODOS OS CAMINHOS LEVAM À PRAIA: UM NOVO INÍCIO PARA A METAFÍSICA, p. 188
SOBRE A NOVA ÁGUIA
Miguel Real, TEXTO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA ÁGUIA, p. 190
Pedro Teixeira da Mota, DO RENASCIMENTO DA NOVA ÁGUIA, p. 192
Renato Epifânio, OS PRIMEIROS NOVE MESES DA NOVA ÁGUIA, p. 194
COLECÇÃO NA, p. 201
ANTÓNIO VIEIRA
& O FUTURO DA LUSOFONIA
ENSAIO, POESIA E OUTROS TEMAS
Começando com um texto de Adriano Moreira
Inclui O TERRITÓRIO E O MAPA, de João Teixeira da Motta
Com cartas de Agostinho da Silva, Cruzeiro Seixas, Dalila Pereira da Costa e António Quadros
Acabando com um inédito de Jean-Yves Leloup