A Guerra Colonial
A Guerra do Ultramar
A Guerra de Libertação
Série documental realizada por Joaquim Furtado, para a RTP, cuja primeira temporada teve grande impacto, merecendo aquele jornalista o Grande Prémio Gazeta.
Ao longo da série, o autor recorda outras emoções, como as de quem viveu a história, de quem fez da entrevista um desabafo, uma terapia, uma catarse, um regresso ao passado…
A primeira série, de nove episódios cobriu o período de 1961 até 1963.
A segunda série, cobre o período de
No prelo está uma terceira série de
A acção decorre em três diferentes frentes de guerra, entre
Ao longo das duas séries foram recolhidos inúmeros depoimentos dos vários intervenientes neste conflito, de ambos os lados das barricadas, garantido a imparcialidade deste trabalho.
Nesta série documental é-nos dado a conhecer, o antes e o depois, as causas e o desfecho duma guerra, que marcou várias gerações e deixou marcas.
Imagens nunca antes exibidas, passaram para o ecran, numa série que promete fazer História.
Os diferentes movimentos de libertação: a UPA, a FNLA, a UNITA, a FRELIMO e o PAIGC.
Figuras do antigo regime, altas patentes do exército português, o soldado anónimo, as contradições duma sociedade.
Da Guerra convencional, à Guerra de Guerrilha, o exército português travou em treze anos de guerra, uma das mais longas guerras do século XX, em três frentes distantes com milhares de quilómetros.
Certo, certo é que milhares de vidas poderiam de um lado e do outro terem sido poupadas, se em 1961, tivesse sido negociada e concedida a independência a Angola, Guiné Bissau e Moçambique.
Outras oportunidades poderiam ter ocorrido se Salazar entendesse os ventos da História. Para além disso é tempo de todos nós nos libertarmos dos fantasmas do passado.
Texto – Mário Nunes
As fotos são da magnífica colecção publicada pelo Correio da Manhã, passe a publicidade – Os Anos da Guerra Colonial
Sem comentários:
Enviar um comentário