quinta-feira, agosto 02, 2007

Animais de Estimação!? Companhia Mortal!


Adoramos animais, tais como: cães, gatos, periquitos, coelhos, peixes e outros animais, que fazem as delícias dos mais pequenos, por serem fofinhos e meigos.

Contudo, nos últimos tempos tornou-se «in» e moda possuir uma cobra, um lagarto, uma aranha, uma iguana, uma tartaruga e o rol não pára, quanto mais exótico melhor.

Mas há quem tenha escolhido como companhia pitons, jibóias e dragões ou Varanos de Komodo(?).

Sim, leu bem, estes animais (Varanos ou Dragões de Komodo) estão a ser comercializados no nosso país, como dragões de água. Há notícia que estão a ser introduzidos através de Espanha. A mordedura destes répteis é mortal e em adultos podem atingir 3 metros de comprimento e 126 kg de peso. Hábeis corredores, trepadores e nadadores, as presas não tem como se escapar. Na Indonésia, o Homem faz parte da dieta destes simpáticos bichinhos. Só existem 5.000 em todo o mundo e estão ameaçados de extinção.

As pitons são cobras que podem atingir 4,5 a 6 metros de comprimento e não são venenosas, podem matar por asfixia e atacam o Homem.

As jibóias são serpentes de médio a grande porte, podem atingir 4 metros de comprimento, matam animais de tamanho pequeno/médio, por asfixia, podem ser perigosas para crianças pequenas. São inofensivas para os adultos humanos. Há quem tenha pitons e jibóias em apartamentos, para medo e desespero dos vizinhos.

Estes animais não são animais domésticos, nem souvenires, mas sim animais selvagens e estão a ser introduzidos no nosso país para comercialização.

O comércio de algumas espécies é proibido e para muitas outras é obrigatório obter a respectiva licença.

Caso contrário você e o seu novo animal de estimação arriscam-se a ir parar à «jaula».

Situações anómalas devem ser denunciadas aos Serviços de Ambiente competentes ou ao ICN – Instituto de Conservação da Natureza.

Texto e Foto: Mário Nunes

Mais em http://www.icn.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...