Bob Marley mudou para sempre o nosso mundo...
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, (Saint Ann, 6 de Fevereiro de 1945 — Miami, 11 de Maio de 1981) cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Ele é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
O Reggae é subversivo, perigoso e talvez devesse ser proibido.
O Reggae é música de foras da lei, primitiva e tribal.
O Reggae é hipnótico, é uma música de transe.
É uma tempestade cultural emanando das Caraíbas.
"Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior
o mundo estará permanentemente em guerra.
É uma profecia mas todo mundo sabe que isso é verdade"
Bob foi casado com Rita Marley (uma das "I Threes", que passaram a cantar com os Wailers depois de eles alcançarem sucesso internacional). Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (2 adoptados), os renomeados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outro de seus filhos, Damien Marley também seguiu uma carreira musical.
Princípio
Marley começou as suas experimentações musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae, enquanto o seu estilo se desenvolvia. Marley é talvez mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh. Livingstone e Tosh posteriormente deixariam o grupo, para iniciarem uma bem-sucedida carreira solo.
Jamaica: fragmento de explosão, catástrofe da história geológica, vulcão, ponto de passagem, escravatura, plantação colónia, neo-colónia.
"Surgiu no mundo uma música maravilhosa, extasiante,
com letras tocantes que exigem `as pessoas pensarem e se interessarem.
Uma melodia relaxante e ao mesmo tempo dançante,
nos livra de uma estafa que age sobre a terra.
Onde muitos cantores ainda pregam e esperam
um entendimento óbvio e sádio de suas
consciências, que os leva até a luz
Tudo isso para perceber o som do REGGAE MUSIC"
A maioria do trabalho inicial de Marley foi produzida por Coxsone Dodd no Studio One. O relacionamento dos dois se deterioraria mais tarde devido a pressões financeiras, e no começo da década de 1970 ele produziu o que é considerado por muitos o seu melhor trabalho, então pelas mãos de Lee Perry. A dupla também se separaria, desta vez por problemas com direitos autorais. Eles trabalhariam juntos novamente em Londres, e permaneceriam amigos até a morte de Marley.
Quando me lembro do estalido do chicote
O sangue gela-se-me nas veias.
Lembro-me quando, no navio de escravos,
Me brutalizaram a própria alma.
Slave Drive, Bob Marley and the Wailers
"O reggae é a música do povo,
ela fala dos acontecimentos...
mas não de um ponto de vista histórico.
Fala de coisas que não se aprende na escola"
O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records de Chris Blackwell em 1971, na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com "No Woman, No Cry" em 1975, que ele ganhou fama internacional.
Final de carreira
Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya e onde também foi preso pela posse de um cigarro de maconha. Ele lançou a música "Africa Unite" no álbum Survival em 1979, e então foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabué em 17 de Abril de 1980.
"Veja-os lutando pelo poder, mas eles não sabem
a hora de parar. Então eles subornam com seu
dinheiro e suas armas"
Convicções políticas e religiosas
Bob Marley era adepto da religião Rastafari. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de facto como um missionário rasta (suas acções e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive baptizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
Em apenas 36 anos de vida, não só colocou sua pequena ilha no mapa, como revolucionou a música, hábitos e comportamentos pelos quatro cantos do mundo.
«A barriga deles está cheia, mas nós temos fome,
Um homem esfomeado é um homem encolerizado
Uma multidão esfomeada é uma multidão encolerizada
A chuva cai mas a obediência é difícil
Uma refeição está ao lume; mas a comida não chega
Tu vais dançar com a música de Jah, dançar
Nós vamos dançar com a música de Jah, dançar
Esquece as tuas inquietações e dança
Esquece as tuas tristezas e dança
Esquece as tuas doenças e dança
Esquece as tuas fraquezas e dança»
Bob Marley, Them Bell Full
Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar do uso não ser consenso entre os rastafaris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.
Marley também tinha conexões com a seita rastafari "Doze Tribos de Israel", e expressou isso com uma frase bíblica sobre José, filho de Jacob, na capa do álbum Rastaman Vibration.
A batalha contra o cancro
Diagnóstico
Em Julho de 1977 Marley descobriu uma ferida num dedo do seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Foi então que o diagnóstico correcto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de cancro de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingénuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afectaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.
"O governo transfere para o povo
toda sua fúria
e sofrimento"
Colapso e tratamento
O cancro espalhou-se.
Durante uma tournée no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Mas, a doença impediu-o de continuar com a grande tournée agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista, não obtendo resultados.
"Eles dizem que o sol brilha para todos,
mas para algumas pessoas no mundo
ele nunca brilha"
Morte
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a "Ordem ao Mérito" jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o voo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado
Reputação póstuma
A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força, depois da sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente em África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro "pop-star" do Terceiro Mundo.
"A política só serve para dividir o povo é uma bobagem,
pois faz o povo confiar em um homem,
que não pode fazer nada por nós.
Se você não tiver sua vida , você não tem nada.
Por isso até os políticos devem achar um
Ras Tafari-l"
Discografia
- Judge Not (1961) (compacto)
- Simmer Down (1964) (compacto)
- Catch a Fire (1973)
- African Herbsman (1973)
- "Small Axe"
- "Trench Town Rock"
- Burnin' (1973)
- "Get Up, Stand Up"
- "Hallelujah Time"
- "I Shot The Sheriff"
- "Burnin' and Lootin'"
- "Put It On"
- "Small Axe"
- "Pass It On"
- "Duppy Conqueror"
- "One Foundation"
- "Rasta Man Chant"
- Natty Dread (1974)
- "Lively Up Yourself"
- "No Woman No Cry"
- "Them Belly Full (But We Hungry)"
- "Rebel Music (Three O'clock Roadblock)"
- "So Jah Seh"
- "Natty Dread"
- "Bend Down Low"
- "Talking blues"
- "Revolution"
- Live! (1975) - gravado no The Lyceum theatre, Londres
- "Trenchtown Rock "
- "Burnin' & Lootin'"
- "Them Belly Full"
- "Lively Up Yourself"
- "No Woman No Cry"
- "I Shot the Sheriff"
- "Get Up Stand Up"
- Rastaman Vibration (1976)
- Exodus (1977)
- Kaya (1978)
- Babylon by Bus (1978)
- "Positive Vibration"
- "Punky Reggae Party"
- "Exodus"
- "Stir It Up"
- "Rat Race"
- "Concrete Jungle"
- "Kinky Reggae"
- "Lively Up Yourself"
- "Rebel Music"
- "War/No More Trouble"
- "Is This Love"
- "Heathen"
- "Jamming"
- Survival (1979)
- "So Much Trouble In The World"
- "Zimbabwe"
- "Top Rankin'"
- "Babylon System"
- "Survival"
- "Africa Unite"
- "One Drop"
- "Ride Natty Ride"
- "Ambush In The Night"
- "Wake Up And Live"
- Uprising (1980)
- "Coming In From The Cold"
- "Real Situation"
- "Bad Card"
- "We And Them"
- "Work"
- "Zion Train"
- "Pimper's Paradise"
- "Could You Be Loved"
- "Forever Loving Jah"
- "Redemption Song"
- Chances Are (1981)
- "Reggae On Broadway" (primeiro compacto pela CBS)
- Confrontation (1983)
- "Chant Down Babylon"
- "Buffalo Soldier"
- "Jump Nyabinghi"
- "Mix Up, Mix Up"
- "Give Thanks & Praises"
- "Blackman Redemption"
- "Trench Town"
- "Stiff Necked Fools"
- "I Know"
- "Rastaman Live Up"
Bibliografia
- Timothy White. Catch a Fire: The Life of Bob Marley. Owl Books (NY), 1998.
- Rita Marley e Rettie Jones. No Woman No Cry: Minha Vida com Bob Marley
Filmes sobre Bob Marley
- Rebel Music: The Bob Marley Story
- Time Will Tell
- Legend
- Caribbean Nights
- Live! (at the Rainbow)
- Catch a Fire
- Spirutual Jorney
Ligações externas
- www.bobmarley.com
- Árvore Genealógica de Bob Marley
- Discografia com capas e lista das músicas
- Bob Marley Wiki no wikia.com
Sobre o mesmo assunto:
http://kafekultura.blogspot.com/2009/01/citaes-de-bob-marley-4.html
http://kafekultura.blogspot.com/2008/12/citaes-de-bob-marley-3.html
http://kafekultura.blogspot.com/2008/08/citaes-de-bob-marley-2.html
http://kafekultura.blogspot.com/2007/08/citaes-de-bob-marley.html
http://kafekultura.blogspot.com/2007/09/bob-marley-jamming.html
E não deixe de visitar os restantes artigos do Kafe Kultura em:
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4 comentários:
muito doido !!
bob marley - the most
Olá, tudo bem?
Eu sou um grande fã de Bob Marley, gostei muito do seu blog até chegar a página da biografia de Bob Marley:
"O Reggae é subversivo, perigoso e talvez devesse ser proibido.
O Reggae é música de foras da lei, primitiva e tribal.
O Reggae é hipnótico, é uma música de transe.
É uma tempestade cultural emanando das Caraíbas."
Aí eu me perguntei, será o autor desse blog um fã de Bob Marley ou apenas um mero autor de blog culto que lê muito e entende de conhecimentos gerais?
Eu acho que você já sabe a resposta...
Sem mais.
Cristiano Ályson Brito Morais
Quanto a Bob Marley and Waillers, Peter Tosh, U-Roy, Cimarrons, Reggae Music e seus seguidores entre eles, os UB-40, tenho-os no coração, adoro.
Do Reggae evolui para outras formas musicais. Gosto de World Music, música étnica, do caribe, de Cuba, da América Central. E daí descobri a música e a expressão doutras formas musicais ricas na sua essência, desde o Japão, à China, à Índia, passando por África, Brasil, América Latina e Caribe.
Cansei-me da música anglo-saxonica, mais facilmente hoje compro um disco de reggae ou doutra expressão artística, do que do plástico pop, que para mim, neste momento, nada me diz.
Dai Ali Farka Touré, que também o convido a descobrir bem, como Ry Cooder e Buena Vista Social Club e todos os outros que aparecem nessa fabulosa trilha sonora realizada pelo alemão Wim Wenders.
Quanto ao texto, Bob Marley, How He Changed Our World Forever, o texto nasceu de trocadilhos, provavelmente o subversivo, tem outra cotação, outro tom em Portugal diferente do que se emprega no Brasil, mas o reggae nasceu também como música de protesto, de tanse, lá está toda a essência da música africana onde bebeu inspiração, na fonte, é uma música de transe, primitiva e tribal e poderá pôr em cheque os poderosos (exemplo UB-40).
Pode-se dizer mesmo que o Reggae é uma tempestade cultural emanando das Caraíbas.
Para lá de Bob Marley, convido-o a descobrir os outros postes do blogue Kafe Kultura e um abraço amigo para todos os leitores.
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