domingo, outubro 14, 2007

Blade Runner - Perigo Eminente, de Ridley Scott

Blade Runner – Perigo Eminente, filme de ficção científica realizado por Ridley Scott em 1982, uma visão negra e futurista de Los Angeles, em Novembro de 2019.

O argumento, escrito por Hampton Fancher e David Peoples, baseia-se na novela «Do Androids Dream of Electric Sheep?» de Philip K. Dick.

O protagonista é Harrison Ford, no papel de Deckard, um detective da polícia de Los Angeles. "Blade Runner – Perigo Eminente", conta ainda com a participação de Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh e Daryl Hannah. Os cenários foram concebidos por Syd Mead e a banda sonora é de Vangelis.

«A Guerra Mundial deixara a Terra devastada.

Através das suas ruínas o caçador de prémios Rick Deckard caminhava sorrateiro à procura da sua presa – um andróide renegado.

Quando não os estava a «retirar» com o seu laser, Deckard sonhava em possuir um animal vivo – o último símbolo de status num mundo completamente privado de vida não humana.

Num dia gélido de Janeiro Rick viu a sua oportunidade.

Estava destacado para matar seis andróides Nexus-6.

Mas, no seu mundo, as coisas nunca eram assim tão simples.

A sua nomeação depressa se transformou num caleidoscópio de pesadelo, subterfúgio e fraude – e na ameaça de morte que pairava mais sobre o caçador do que sobre os caçados.», Philip K. Dick

O filme descreve um futuro, em que a Humanidade inicia a colonização espacial, criando seres geneticamente alterados – andróides - utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colónias. Fabricados pela Tyrell Corporation, como sendo "Mais Humanos que os Humanos", os modelos Nexus-6 são fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os Andróides são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a 4 anos.

Após um motim, a presença dos Andróides na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial - Blade Runners — para os caçar e "aposentar" (matar).



No filme conta-se como um ex-Blade Runner - Deckard (Harrison Ford) - é levado a voltar ao activo para caçar um grupo de Andróides, que se revoltou e veio para a Terra à procura do seu Criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.

Sendo inicialmente mal recebido nas salas de cinema, cedo se tornou claro que a partir do filme é possível obter múltiplas leituras filosóficas ou religiosas sobre temas recorrentes: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que nos torna humanos? Esta atracção, bem como o impacto visual de uma atmosfera cyberpunk, tipo filme negro, associada à música de Vangelis, cedo fizeram de Blade Runner, um filme de culto, tendo sido um dos primeiros a serem editados em DVD.

Em Julho de 2000, Ridley Scott declarou, em entrevista à TV britânica, que o personagem Deckard também era um Andróide.



O filme teve problemas com os produtores, que teriam alterado a edição final e obrigado Harrison Ford, a fazer uma narração de última hora, para melhor explicar o enredo, considerado muito complicado para o público. Anos depois, o realizador Riddley Scott relançaria por duas vezes, em momentos diferentes, o filme com a sua versão, a chamada "versão do realizador".


Mário Nunes (Portugal), em parceria com Paulo W. (Brasil), autor do Blogue Marginália


1 comentário:

Anónimo disse...

SALUT MON AMI !

TU fais un excellent travail sur tes blogs.
On a plus beaucoup de nouvelles sur la birmanie.
Blade runner EST un Des meilleurs films de science-fiction.
J'ai utilisé la musique du film sur mes pages liberté-égalité-fraternité.
Depuis quelques temps je cherche Des vidéos sur youtube, IL y en a Des milliers,
Mais pas beaucoup de bonnes.
J'ai envie de laisser tomber Mon blog, je n'ai pas beaucoup de visites, je suis de plus en plus censuré.

Alain

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...