O Sol é o maior corpo celeste do Sistema Solar, certo?
Errado!
Desde, o passado dia 23 de Outubro de 2007, um cometa, um simples cometa, tirou o todo-poderoso Astro Rei do seu cargo.
Como?
Uma outra estrela invadiu nosso sistema?
Longe disso.
Quem assumiu este posto foi um cometa...
"Esta é uma extraordinária explosão", disse Brian Marsden, director emérito do Minor Planet Center, que monitoriza cometas e asteróides. "E uma vez que não têm uma cauda direita agora, alguns observadores têm confundido ele com uma Nova. Nós tivemos, pelo menos, dois relatórios de uma nova estrela".
O Cometa Holmes encontra-se na constelação de Perseus e é visível durante a maior parte da noite. De facto, para os observadores à latitude de Boston, o cometa é circumpolar, nunca inferior a definição do horizonte. Na aparência, ele parece um pouco nebuloso, como se fosse uma estrela amarela.
Calma, vamos aos factos…
O cometa Holmes, aumentou o seu brilho quase 1 milhão de vezes, em 24 horas, no dia 23 de Outubro de 2007, passando a ser o maior objecto do nosso Sistema Solar, de acordo com as últimas observações de um grupo de astrónomos que utilizaram o telescópio de
Recapitulando, o cometa Holmes saltou da magnitude 17 para quase 2 em 24 horas apenas. Isso já havia acontecido antes com ele, e especula-se que nas duas vezes deve ter havido uma explosão no interior do núcleo. Isto porque os núcleos dos cometas são instáveis podendo ser porosos, com grandes galerias e túneis, que por vezes desabam e expõem material volátil que estava protegido pelas camadas superiores.
Esse material aquece, sublima e explode o resto do gelo sujo à sua volta. Parece que foi isso que aconteceu com o Holmes.
A NASA e o telescópio Hubble estão já com o Holmes na mira…
Ler mais em:
http://www.skyandtelescope.com/observing/home/10775326.html http://www.space.com/spacewatch/071025-comet-holmes.html.
http://www.cfa.harvard.edu/iau/Ephemerides/Comets/0017P.html.
http://www.cfa.harvard.edu/press/2007/pr200726_images.html
1 comentário:
Um destes ainda nos vai cair em cima da cabeça, mais cedo ou mais tarde...
A questão é saber quando!
Enviar um comentário