quinta-feira, fevereiro 19, 2009

LHC marca passo

A maior máquina jamais construída pelo Homem, o acelerador de partículas LHC continua a decepcionar.

Desta vez, o CERN anunciou um novo atraso nas experiências, com as primeiras partículas com agenda marcada para Setembro de 2009 e as primeiras colisões para o mês seguinte.

A pausa até Setembro permitirá aos cientistas reparar a avaria que ocorreu no ano passado, mas também dará tempo para instalar novos componentes de segurança e colocar todo o Hélio necessário para refrigerar a máquina.

Com base nos resultados da primeira experiência, os físicos sabem que o LHC funciona.

O calcanhar de Aquiles está nos imanes super-arrefecidos. Em Setembro de 2008, uma sobrecarga eléctrica causou o derrame de várias toneladas de Hélio, destruindo inúmeros sensores. Para o tamanho da máquina, a varia foi pequena, mas na física de partículas não há margem para o erro.

Mas o que buscam os físicos?

As primeiras experiências do LHC consistiam em fazer colidir dois feixes de protões, que viajavam em sentidos opostos e que tinham sido acelerados até velocidades muito próximas da luz. O choque produz grandes quantidades de energia e permite detectar a presença de partículas de matéria. Uma das partículas que se espera encontrar será a menor de todas o Bosão de Higgs.




1 comentário:

Anónimo disse...

Vai trazer cura ao câncer? À AIDS?
À todos os problemas que a humanidade sofre hoje e sempre?! Não...

Era o que eu queria saber.

Deus expulsou Lúcifer do céu por ele querer ser melhor que Ele. Mas, infelizmente, não só os cientistas sofreram as suas próprias consequências. Ficadica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...