quarta-feira, maio 12, 2010

Cegueira Lusa, por José Carreira (O Livro do Blogue)



Uma breve sinopse

«Dei os primeiros passos na webosfera corria o ano de 2006. A convite do meu bom amigo Carlos Sousa (C.S), um «craque» da rede, comecei a postar no blogue Mais Bola. Como o próprio nome parece indiciar, visava sobretudo analisar o que se passava no mundo do futebol. Gostei imenso da experiência. Entusiasmei-me e passei a produzir e a plasmar, nesse espaço, bastante informação. Com o passar do tempo, fui sentindo a necessidade de alargar os domínios da minha intervenção. Gostava de falar de outras temáticas que me interessam e de opinar acerca do meio envolvente e da sociedade em que me insiro.

Foi neste contexto, após a primeira experiência de produção de conteúdos on-line, que criei, com a colaboração do amigo C.S., um espaço de intervenção bem mais abrangente que baptizei de Cegueira Lusa. A adopção do nome não foi uma tarefa fácil, bem pelo contrário. Procurei que o título do novo blogue fosse apelativo e que, de algum modo, pudesse justificar per si a sua criação. Quando me refiro a cegueira lusa, viso essencialmente dar um contributo para a atitude passiva que a maioria dos nossos compatriotas tem em relação a tudo o que diz respeito ao nosso futuro, enquanto nação independente e enquadrada na União Europeia. A apatia e o desinteresse parecem, em alguns momentos, resultar de uma putativa cegueira que não permite que os cidadãos vejam, com olhos de ver, analisar, reflectir, criticar e agir de modo a contribuírem decisivamente para a construção de um país melhor que proporcione a todos e às gerações vindouras melhor qualidade de vida, desde que se nasce até aos últimos dias.

Na medida do possível, com um ou outro excesso de linguagem, procurei, ao longo destes três anos, analisar criticamente o nosso país e o mundo. Consciente das minhas limitações, creio que nunca deixei de procurar tecer críticas construtivas e que visam essencialmente resultar num modesto contributo para a anulação da aparente cegueira que parece apoderar-se de muitos portugueses.

Acredito que é possível adoptarmos um novo olhar, um olhar mais atento, mais crítico, mais reflexivo que permita a mais portugueses exercerem a cidadania na sua plenitude e darem o seu contributo para a construção de um futuro promissor e que garanta uma boa qualidade de vida a todos nós e às gerações vindouras.

No que me diz respeito, continuarei a fazer o trabalho de «formiguinha», com enorme prazer, e a acreditar que, com o contributo de todos, é possível tornarmo-nos nos obreiros de um mundo melhor, mais solidário e mais justo, esbatendo as desigualdades sociais e aumentando a entreajuda entre os povos.

Reuni, neste livro, os textos que considerei mais interessantes, escritos ao longo de três anos (2007-2010). Logicamente, no blogue há outros documentos: vídeos, fotografias, sugestões literárias e culturais múltiplas.

Convido-o, caro leitor, a visitar o meu blogue no endereço que se segue:

http://cegueiralusa.blogspot.com/»

Desde já quero aproveitar o ensejo, para dar os parabéns ao José Carreira (autor do blogue Cegueira Lusa), pelo lançamento do seu livro «Cegueira Lusa», mais um internauta que se lança no mercado livreiro, passando da Web ao papel…


1 comentário:

Carreira disse...

Boa noite.
Agradeço muito esta atenção que está a dar ao livro que publiquei.
Abraço.

José Carreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...