sexta-feira, maio 28, 2010

Tambores da guerra prestes a rufar na Coreia

As forças armadas norte-coreanas anunciaram hoje a anulação de um acordo que visava impedir confrontações com a Coreia do Sul, num contexto de crise aguda na península, referiu a agência oficial norte-coreana KCNA.

O Chefe de Estado Maio Coreano, numa mensagem transmitida às forças armadas da Coreia do Sul, advertiu também que as tropas de Pyongyang atacariam de imediato caso Seoul violasse a fronteira inter-coreana no Mara Amarelo, adiantou a KCNA.

Este anúncio surge depois de Pyongyang ter decidido romper as relações bilaterais com Seul e sido proferidas novas ameaças contra o Sul, na quarta-feira.

Esta nova crise entre as duas Coreias, separadas desde o final da guerra da península (1950-53), foi desencadeada pela publicação na passada semana dos resultados de uma investigação internacional que concluiu que a corveta sul-coreana Cheonan foi afundada por um torpedo norte-coreano. Morreram 46 tripulantes do navio.

A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton reafirmou quarta-feira o seu apoio à Coreia do Sul, que quer que a Coreia do Norte seja punida pelo afundamento da corveta e pedirá ao Conselho de Segurança da ONU que aplique novas sanções contra Pyongyang.

Hillary Clinton, que garantiu a Seul o "firme compromisso" dos Estados Unidos para com a segurança do seu aliado sul-coreano, exortou o regime de Pyongyang a cessar as suas "provocações e a sua política de ameaças".

E se a República Popular da China se mete de permeio?



3 comentários:

Trema-pé disse...

Como seriam os próximos capítulos dessa história se a Coréia do Norte realmente "acender o estopim"?
A C. do Norte é comprovadamente um país de força nuclear.
Será que os EUA interfeririam de "peito aberto"?
Ou só empurrariam a Coréia do Sul para o combate?
Outras nações da comunidade mundial iriam comprar essa encrenca?
Sem falar que o Norte tem um padrinho muito forte...

Carlos Sameiro disse...

Boa tarde

O Amor

"Rola brava rola linda
Com o seu branco vestido
Cantava trrru...trrru...
Chamando pelo seu marido

Rola brava ficou morta
Pelo tiro de um caçador
Rola breve rola linda
Assim se mata o amor"

(Matilde Rosa Araújo, As Fadas Verdes)


Cumprimentos
Carlos Sameiro

See The Truth disse...

Este rastilho para a guerra cheira-me que foi acendido pelos EUA mais uma vez. O míssil era de fabrico Norte-Coreano, mas como provam que foi a C. do Norte que o lançou? ;) Interessante, não? Pessoalmente acredito que sejam os EUA mais uma vez à procura de guerra e do papel de "bom da fita".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...