quinta-feira, dezembro 09, 2010

O Vórtice

Tempestades fora de comum, ondas gigantes na costa (entre 8 a 10 metros) abatem-se sobre as falésias e levam pescadores incautos que desafiam a gravidade pescando à cana, inundações e desabamentos na Ilha das Flores, chuva, neve e vento por todo o Portugal e por último, um tornado invulgar por estas paragens (Tomar, Ferreira do Zézere e Sertã), até parecíamos que estávamos nos States.

O vento levou boa parte dos telhados nesta região do país e foi uma sorte no infantário (João de Deus), em Tomar, quando o telhado arreou não ter havido vítimas mortais entre as pobres crianças.


A pluviosidade aumentou e de que maneira e depois vem nos falar de aquecimento global e do ano mais quente de sempre! Quem estudou meteorologia nos bancos da Faculdade sabe do que falo.

Embora os meteorologistas nos queiram fazer crer o contrário, os tornados não são típicos desta parte do globo. Mas há muito que nos servem colheres de chá na televisão e nos queiram fazer acreditar nas coisas mais bizarras e nos tomar a todos por papalvos.

Agora, que há coisas muitas estranhas há, parece que alguém ligou a máquina e anda a brincar como se fosse um aprendiz de feiticeiro desafiando a mãe natureza, é ondas gigantes por um lado, ventos fortíssimos e chuva desmesurada, por outro. Certo, certo é que os anjos não tocam arpa…



Alias, a televisão nesta altura do campeonato serve em dose certa, depressivos ao jantar (o mundo está tão negro) e tranquilizantes, sedativos (Casa dos Segredos e outros programas afins) depois do jantar para dormirmos melhor e irmos enganados para a cama. Contudo, a depressão parece que tomou conta de muitos portugueses e toda a gente parece que deixou de acreditar e baixou definitivamente os braços.

Não pode ser…

Não podemos baixar os braços temos que acreditar e tentar dar a volta. É imperativo, a solidariedade e uma palavra de conforto para com aqueles que perderam tudo nesta hora tão difícil. Partilhar é necessário.

Não deixei de reparar, então onde é que está o apoio dos nossos governantes? Do nosso Presidente da República, do nosso primeiro-ministro?

Não pude contudo deixar de reparar na recepção que Rui Pereira (Ministro da Administração Interna) teve em Tomar… Houve palavras nada simpáticas e o ar ficou carregado quando referiu que não havia apoios para particulares e empresas.

Onde está a solidariedade nacional e europeia nesta hora difícil?

Não entendo, porque não é seguido o bom exemplo, da ajuda à Madeira? Onde estão agora os mecenas (os Bancos, os Belmiros deste mundo)?

É a hora de todos sem excepção, particulares e empresas, partilharmos o pouco que temos, com aqueles que perderam tudo em Tomar, Ferreira do Zézere e Sertã.

Precisa-se de solidariedade e humanismo, afinal não é isso que apregoa esta quadra?

O seu a seu dono as fotos estavam aqui no blogue do sapo!

3 comentários:

Max disse...

No percebo.
Onde está o aquecimento global?
Há desertificação? Sim, há.
Os glaciares desaparecem? Sim, desaparecem.
Mas também há fenómenos esquisitos como este. Que não é o primeiro.

Eu continuo a repetir que temos de duvidar, sempre e acerca de tudo.
Mas qualquer ponto fixo terá de existir.

Em que podemos confiar?
É difícil.
Televisão? Jornais? Nem por isso.
Políticos? Pior.
Cientistas? Quais? Há bons, isso é seguro, mas também há quem trabalhe com objectivos que não são claros.

No mundo de hoje a informação viaja a velocidade da luz. Mas qual informação? Não podemos crer só naquilo que vemos, pois a realidade é bem maior do que isso.

Mas se a outra informação é veiculada, seleccionada, filtrada?

Depois há as consequências práticas.
Há dinheiro para salvar os bancos privados, não há dinheiro para quem fica vítima de desastres naturais?

Isso só pode ser brincadeira. Mas ninguém tem vontade de rir.

Rubem disse...

Ola Mário!Eu cono muitos acredito que isso tudo seja obra do Haarp, projeto de Pesquisa de Alta Frequência Auroral Ativa que foi idealizado pelos Estados Unidos da America(Pentágono),um instrumento para controlar a Ionosfera através de ondas eletromagnéticas, servindo aos propósitos da nova ordem mundial, encabeçada pprincipalmente pelos Iluminates, os quais controlam os bastidores dos governos mundiais.

Anónimo disse...

BOA MATERIA-GOSTEI MUITO,ISTO TAMBEM ACONTECEU NO BRASIL,NÓS ACHAMOS QUE ESTES DESASTRES SÃO CAUSADOS PELA GEO-ENGENHARIA CLIMATICA COM PULVERIZAÇAO QUIMICA NA ATMOSFERA,CAUSANDO FORTES INSTABILIDADES CLIMATICAS,VER SOBRE CHENTRAIL,AQUI TEMOS TESTADO ALGUNS METODOS PARA PARAR ISTO,VER SITE ESTAÇAO X,JA TEM PESSOAL DE PORTUGAL USANDO ESTE CONHECIMENTO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...