quarta-feira, agosto 03, 2011

Robots militares do tamanho de moscas e aranhas

A próxima geração de robots militares está prevista para se basear em desenhos inspirados pelo mundo dos insectos.

Os zangões libélula e mariposas cyborg, com micro-câmaras, poderá revolucionar as missões de espionagem e as operações de resgate.

A vantagem da utilização de drones é que eles podem ser usados ​​em situações muito perigosas para os humanos e em segredo absoluto.

Os cientistas esperam aproveitar a capacidade dos insectos voadores para para reduzir o tamanho de drones militares até ao tamanho imagine só duma mosca…

Uma nova pesquisa sugere que os mecanismos dos insectos pode se inspirar na engenharia reversa para projectar máquinas para explorar campos de batalha minúsculos ou até mesmo promover a busca de vítimas presas em escombros.

Desta vez, os cientistas encontraram a sua inspiração nos animais que evoluíram ao longo de milénios para as condições perfeitas para o voo.

O Zoólogo Richard Bomphrey, da Oxford University, está conduzindo um estudo para gerar uma nova visão sobre como as asas de insectos evoluíram ao longo dos últimos 350 milhões de anos.

Ele disse: "A natureza tem resolvido o problema de como projectar em miniatura máquinas voadoras.

"Ao aprender essas lições, os nossos resultados melhorarão, será possível aperfeiçoar a engenharia e a aerodinâmica numa nova geração de veículos de vigilância que, porque são tão pequenas como insectos poderão também voar como eles, passando completamente despercebidos no seu habitat."

A manobra dos insectos permite que as moscas aterrem com precisão e voem de novo a alta velocidade, sem os condicionalismos das modernas e ultrapassadas aeronaves.

Os militares gostariam de desenvolver robots minúsculos que poderiam voar dentro de cavernas, ultrapassar barricadas e bunkers subterrâneos, enviando de volta informação em tempo real sobre as pessoas e armas que se encontrassem lá dentro.

‘O tamanho das nossas aranhas robots é muito reduzida iludindo os mais perspicazes, devido à sua habilidade de pairar e flutuar no ar.

"O problema para os cientistas no momento é que os aviões não podem pairar e helicópteros não podem ir mais rápido. E é impossível para já torna-los muito pequenos.

"Com os insectos você pode revolucionar o mundo combinando esses activos em miniatura. Afinal buscamos inspiração em 350 milhões de anos de evolução, eu diria que são eles que funcionam e que têm as coisas bem, e não nós que voamos e mal há cerca de cem anos! '

A incorporação de asas batendo é o segredo para fazer as novas máquinas tão pequenas.

Para voar, qualquer objecto requer uma combinação de pressão e elevador. Em aeronaves feitas pelo homem, dois dispositivos separados - motores e asas - são necessários para gerar esses, mas isso limita as possibilidades de minimização das máquinas voadoras.

Asas batendo num insecto combinam propulsão e elevador. Se os veículos feitos pelo homem poderiam imitar essa abordagem mais eficiente, seria possível diminuir o tamanho das máquinas voadoras até dimensões muito menores do que actualmente é possível.

'Isso vai exigir uma compreensão muito mais detalhada de como asas de insectos evoluíram e, especificamente, de como diferentes tipos de asa de insecto evoluíram para diferentes fins. "

O Trabalho inovador desta equipe tem atraído a atenção da NATO, da Força Aérea dos EUA e do Gabinete Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial.

A pesquisa deverá produzir resultados que podem ser utilizados ​​pela indústria de defesa no prazo de três a cinco anos, levando ao desenvolvimento e à implantação generalizada de insectos do tamanho de máquinas voadoras nas próximas duas décadas.

'Este é apenas mais um exemplo de como podemos aprender lições importantes da natureza. Minúsculas máquinas voadoras poderiam fornecer a maneira perfeita de explorar todos os tipos de lugares escuros, perigosos e sujos. "

http://www.oxfordtimes.co.uk/news/9169025.Inventing_sky_s_smallest_spies/

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...