quarta-feira, abril 04, 2012

Houve um Golpe de Estado em Portugal ... mas só no Twitter




Não dei por nada... E vocês?
Será de Direita ou de Esquerda?
Será patriótico?
E Anti-UE?
Correram com a troika à bastonada?
Já deveria de ter sido à mais tempo.
Ah é anedota.
Mas será mesmo?
É que estamos em Portugal, o país dos brandos costumes que só costuma acordar ao fim de 40 anos, mas desde 74' para cá...
Pode ser?
É brincadeira não é?
Digam lá...


Fui o último a saber, ontem à tarde, o Daniel, do blogue amigo Um novo despertar, tinha-me perguntado, afinal, ó Mário o que é que se passa em Portugal? Parece que há um golpe em Portugal?
- Ná, não pode ser – disse eu, só se for dos carteiristas…


Só dei por ela depois, quando passei os olhos pela imprensa, cá da parvónia:

“Tudo não passou de um embuste que ganhou dimensão internacional à velocidade da Internet. A hashtag #PrayForPortugal foi um dos temas mais comentados no Twitter nas últimas horas e referia-se a um alegado golpe de Estado em Portugal. Até ver, está tudo calmo.

Os rumores começaram a circular pelo Twitter, o que levou à criação da hashtag #PrayForPortugal. Algumas pessoas falavam do “som de bombas” e depressa a informação passou para os media tradicionais.
Pouco depois, a agência internacional Associated Press (AP) parecia ter pegado no assunto no Twitter: “O Presidente português dissolveu o Parlamento e apelou à calma. Tanques e tropas ocupam as ruas de Lisboa”. Imediatamente a seguir, também o espanhol “El País” parecia seguir a história: “Correspondentes da AP em Portugal falam do início de uma guerra civil. As informações são confusas”. No entanto, nenhum dos tweets era verdadeiro, tratando-se de montagens.
Depois disso, o rumor ganhou dimensões internacionais. Milhões de utilizadores do Twitter queriam saber o que se estava a passar em Portugal. Alguns utilizadores contribuíam para o rumor e outros acusavam os media tradicionais portugueses de ocultar o que se estava a passar, pedindo aos espanhóis para tomarem conta do assunto.
No final era tudo mentira. De acordo com o site informativo espanhol Diario La Cámara, por detrás deste embuste estarão centenas de utilizadores do Twitter, entre eles o cineasta espanhol Rodrigo Cortés, que realizou o filme “Buried”, protagonizado por Ryan Reynolds e aclamado pela crítica após a estreia no festival de cinema de Sundance.”

Fonte: Público

1 comentário:

Um novo Despertar disse...

Oi Mário.
Boa noite.
O que que esse pessoal não inventa, não?
Affff. Agora os motivos será que não seria o só alegado no final do texto?
Bem, não houve golpe algum, mais um embuste.Mas sempre fico a me perguntar: Tem algum outro propósito que não sabemos ainda por conta de tantas mentiras?
Só o tempo nos dirá.
Abraços Mário. ah e por sinal gostei da novidade que aí agregou ao blog.
Sucesso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...