quarta-feira, agosto 29, 2012

Arte rupestre nos Açores



O presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), Nuno Ribeiro, revelou no passado dia 27 de Agosto de 2012, a existência de arte rupestre na ilha Terceira, reafirmando a convicção de que a ocupação humana dos Açores é anterior à chegada dos portugueses.
«Encontramos agora um sítio de arte rupestre com características que nos fazem acreditar que remonta à Idade do Bronze», afirmou Nuno Ribeiro, em declarações à Lusa em Ponta Delgada, onde proferiu uma conferência na Universidade dos Açores sobre o tema «Ocupações humanas pré-portuguesas nos Açores: mito ou realidade?».
Nuno Ribeiro salientou que, nos últimos três anos, foram descobertos em várias ilhas açorianas vestígios de estruturas «que indiciam pela sua arquitectura e construção serem de origem pré-portuguesa».
«Temos um epígrafo da época romana, segundo dois cientistas que convidamos a interpretar a inscrição, um sítio de arte rupestre, estruturas megalíticas, enfim, um conjunto importante de estruturas espalhadas pelas ilhas que precisam de ser interpretadas de outras formas», frisou.

No ano passado, o arqueólogo anunciou a descoberta de «um conjunto significativo de mais de cinco monumentos do tipo hipogeu (túmulos escavados nas rochas) e de, pelo menos, três "santuários" proto-históricos escavados na rocha».
«Em alguns casos, acreditamos que existem templos e hipogeus. Não temos dúvidas que existem santuários» Nuno Ribeiro salientou que as descobertas feitas nos Açores têm sido publicadas em artigos científicos e apresentadas em congressos internacionais de arqueologia, obtendo «grande aceitação junto da comunidade científica internacional».
«Em alguns casos, acreditamos que existem templos e hipogeus. Não temos dúvidas que existem santuários», afirmou, recordando, no entanto, que «todos este dados precisam de ser datados».
Para continuar a desenvolver o projecto, a equipa formada por investigadores dos Açores, Reino Unido, EUA, Espanha e Alemanha necessita de autorização do Governo Regional para efectuar escavações e datar com maior rigor os elementos já identificados nas ilhas.
«O nosso grande problema nesta fase é que o Governo dos Açores não nos autorizou os trabalhos arqueológicos, no ano passado por falta de financiamento e este ano por não se enquadrar num decreto lei», lamentou Nuno Ribeiro.
O arqueólogo, que manifestou confiança que os elementos já identificados comprovam que a ocupação humana dos Açores é anterior à chegada dos portugueses, alertou que todos esses vestígios estão ao abandono.

«Na ilha do Corvo, enquanto lá estive a passar uns dias de férias, vi obras a ser feitas no aeroporto sem qualquer acompanhamento arqueológico», denunciou, acrescentando que «a 300 metros tinha sido encontrada uma estrutura com uma planta que, no Alentejo, foi enquadrada com sepulturas».

Fonte: Jornal de Arqueologia, Lusa, via TVI24

segunda-feira, agosto 27, 2012

They Live! = Eles Vivem!



Vocês vêm-nos na rua.
Vocês vêm-nos na TV.
Vocês votam neles.
Vocês pensam que eles gostam de pessoas como nós.
Vocês estão enganados.
Mortalmente enganados.

Eles não são quem nós pensamos ser...
Eles vivem!

domingo, agosto 26, 2012

Fotografias apocalípticas

Brisbane, Austrália...


Sucedem-se as fotografias obtidas um pouco por todo o mundo acerca de nuvens que parecem pairar estranhamente sobre grandes cidades.
Parecem adivinhar tsunamis ou até mesmo as “Mãos de Deus”...
Será que prenunciam uma catástrofe futura?
Em breve, o saberemos...

Como se faz um Crop Circle?


quarta-feira, agosto 22, 2012

Marés vivas?



Fúria do mar põe banhistas de Norte a Sul de Portugal em aflição - Era este o retrato da maior parte das capas dos jornais diários, que não escondiam o que se passou na Nazaré, onde uma onda apanhou mortalmente desprevenidos um avô que brincava com a sua neta de 5 anos.
Em pleno Verão, o mar parece não ser mais o mesmo, a calmaria de outrora foi substituída pela estranha agitação das águas, fortes correntes tem arrastado ultimamente os banhistas para fora de pé. Isto para não falar das inúmeras mortesde banhistas que se tem sucedido ao longo da nossa costa.
Apúlia, Espinho, Ovar, Nazaré e Algarve foram palco ontem de incidentes pouco habituais nesta altura do ano.
As ondas pareciam vivas e colheram as suas vítimas até mesmo à beira da água. Houve quem dissesse que nunca tinha visto nada assim.
Foram vários os jornais que referiram que a água colheu de surpresa até aqueles que apanhavam banhos de Sol, que tiveram de fugir com os chapéus e as toalhas.
O que se passa afinal?
Nada parece certo ultimamente?

EUA emitem alerta para tempestade solar do século




O Congresso dos Estados Unidos fez um alerta aos norte-americanos para estes se prepararem para aquilo que está a ser denominado como a "tempestade solar do século". Num documento elaborado pelos parlamentares, foi pedido às comunidades locais para se precaverem com os recursos necessários de modo a poderem abastecer as populações com um mínimo de energia, alimentos e água em caso de emergência. De igual modo, é destacada a importância de tomar medidas de prevenção adequadas a este tipo de fenómenos, articuladas entre as comunidades vizinhas, uma vez que é necessária uma boa coordenação entre todos.
Segundo avança o jornal espanhol "ABC", o texto do Congresso também cita várias informações elaboradas pela Protecção Civil, pelo regulador de energia eléctrica e pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicando a forma de actuar perante estes fenómenos. O objectivo é incentivar as práticas preventivas, bem como definir a natureza da ameaça, de forma a que os cidadãos possam estar preparados.
Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, são alguns dos países que, tal como os Estados Unidos, já estão a tomar "importantes medidas ao nível da prevenção".
Este mês a NASA alertou para que, em 2013, o Sol chegará a uma fase do seu ciclo onde grandes explosões e tempestades solares serão mais prováveis e deverão afectar o nosso planeta.
O Sol tem ciclos solares com média de 11 anos e actualmente estamos numa fase de aumento da actividade, o que se traduz em maior número de manchas na superfície da estrela. É possível que haja outros ciclos mais longos, mas só existem registos das manchas solares desde meados do século XVIII. Por isso, é difícil fazer previsões sobre a actividade da nossa estrela.
Teme-se sobretudo uma tempestade electromagnética semelhante à de 1859, conhecida por Evento Carrington. Essa erupção foi tão intensa, que os sistemas de telégrafo, na altura incipientes, foram seriamente afectados. Se houvesse redes eléctricas, elas teriam sido destruídas. As auroras boreais foram visíveis em latitudes muito a sul, nomeadamente em Roma.

Fonte: DN

Degelo recorde no Ártico


O recorde de degelo no Ártico deverá ocorrer durante a próxima semana, continuando a derreter a partir daí. Já em 2007, a cobertura de gelo tinha diminuído até pouco mais de quatro milhões de quilómetros quadrados, menos 39% da média entre os anos de 1979 a 2000.
A cobertura de gelo no Oceano Ártico deverá derreter, batendo o recorde de tamanho mais pequeno até aos dias de hoje. O recorde deverá ser batido na próxima semana, e a partir daí o gelo vai continuar a derreter, segundo o Centro Nacional de Dados sobre a Neve e o Gelo, nos EUA.
A quantidade de gelo marítimo no Ártico é muito importante para o planeta, já que esta zona influencia o clima mundial. Este ano já regista recordes de temperatura e de secas em grande parte da zona temperada do Hemisfério Norte.
Também este ano a perda de cobertura de gelo no Ártico já deu origem a uma possível abertura da Passagem do Noroeste, a norte do Canadá e do Alasca, e da Rota do Mar do Norte, entre a Europa e a Sibéria, passagens marítimas geralmente cobertas de gelo.
O recuo pode levar a que o gelo ocupe apenas quatro milhões de quilómetros quadrados, um número sem precedentes. O recorde anterior foi atingido em 2007, quando houve 4,28 milhões de quilómetros quadrados ocupados por gelo, menos 23 por cento que em 2005 e menos 39 por cento da média entre 1979 e 2000.

Novas pirâmides descobertas no Egipto


Os dois locais em causa estão a cerca de 145 quilómetros um do outro. Pelas imagens captadas pelos satélites, que estão agora a ser cuidadosamente examinadas por vários arqueólogos, parecem ter vários montes em forma de pirâmide. 
Mas, a confirmar-se, a descoberta poderá ser ainda mais relevante: é que uma das formações, triangular, tem uma base de cerca de 250 metros - quase três vezes o tamanho da Grande Pirâmide. No outro local, distinguem-se, aparentemente, formações de base quadrada e que, vistas de cima, parecem piramidais.
Segundo a Sky News, os especialistas estão a observar as imagens antes de se deslocarem ao local.
Em maio do ano passado, 17 pirâmides foram identificadas também via satélite.


segunda-feira, agosto 20, 2012

Sustos com aviões



Dois aviões da Virgin aterraram de emergência no mesmo dia, na semana passada, no aeroporto londrino de Stansted, por falta de combustível. Em Julho, três aviões da Ryanair aterraram de emergência em Valência, Espanha, pela mesma razão. Suspeita-se de contenção de despesas.
Será?
Entre portas sucedem-se os acidentes com avionetas e ultraleves, desde o princípio do ano (e quase todos eles com vítimas mortais e com pilotos experimentados, com milhares de horas de navegação).
Ou será que terá algo a ver com o geomagnetismo, com os instrumentos de navegação e orientação a bordo?
Dão-se alvissaras a quem encontrar a resposta…

sexta-feira, agosto 17, 2012

Liberdade para as Pussy Riot 2



O Tribunal de Moscovo considerou as três jovens do grupo punk russo culpadas, avança a Reuters. Nadejda, Ekaterina e Maria foram acusadas de crimes de vandalismo e incitação ao ódio religioso depois de participarem numa manifestação contra Putin dentro de uma igreja ortodoxa. 




Pussy Riot Vs Rússia
"As cantoras do grupo punk conspiraram com o propósito de violar a paz pública ofensivamente, num sinal de desrespeito flagrante para com os cidadãos", declarou o tribunal, segundo a agência de notícias Interfax, acrescentando que “as mulheres foram motivadas pela inimizade religiosa e pelo ódio, agindo de maneira provocante e insultuosa dentro de um edifício religioso e na presença de um grande número de crentes ", disse o tribunal.
Durante a leitura da sentença, a juíza Marina Syrova repetiu em parte os argumentos da acusação, que pede três anos de prisão para as jovens pelos crimes de “vandalismo” e “incitação ao ódio religioso”.
A juíza sublinhou que as acusadas não manifestaram arrependimento e que “violaram a ordem pública” e “ofenderam os sentimentos [religiosos] dos crentes”.



Os advogados de defesa pediram a absolvição das três jovens. A pena máxima por “vandalismo” é de sete anos de prisão.
À porta do tribunal vários apoiantes das Pussy Riot gritam palavras como "vergonha" e "escumalha Putin", protestando contra o veredicto.




O protesto
Com as caras cobertas por balaclavas, máscaras que tapam todo o rosto excepto olhos e boca, as jovens entraram, a 21 de Fevereiro, numa catedral ortodoxa de Moscovo e cantaram uma canção de protesto contra o Presidente russo Vladimir Putin.
Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samoutsevitch, de 29, e Maria Alekhina, de 24 foram detidas em Março e estiveram desde então sob custódia policial.
O julgamento começou a 30 de Julho e, enquanto a acusação pedia uma condenação de três anos de cadeia, a defesa queixou-se de ter o trabalho dificultado, pela impossibilidade de chamar testemunhas ou por ver as suas perguntas permanentemente rejeitadas pela juíza.
A presidente do tribunal Khamovnitcheski de Moscovo, Marina Syrova, responsável pelo julgamento dos três elementos do grupo ‘punk’ feminino Pussy Riot, foi colocada sobre protecção estatal na véspera da leitura da sentença devido a ameaças feitas por apoiantes da banda, indicou ontem uma porta-voz da instância judicial.





Figuras de peso defendem as Pussy Riot
O caso das Pussy Riot está a provocar várias divisões na sociedade russa, além de ter alcançado um grande mediatismo internacional. Madonna, Peaches, Sting, Red Hot Chilli Peppers, Yoko Ono e Paul McCartney são algumas das personalidades que já se manifestaram em defesa das jovens.
A Amnistia Internacional entregou ontem uma petição em favor do grupo punk com cerca de 10 mil assinaturas, segundo a organização, a um guarda através do gradeamento da embaixada russa em Londres, que estava encerrada.
Do universo político, as mensagens de apoio chegaram de 120 deputados do Parlamento alemão e do ministro checo dos Negócios Estrangeiros.
Face ao mediatismo que este caso angariou, até o Presidente russo Vladimir Putin se manifestou, pedindo “clemência” no julgamento das jovens.
O marido de Nadezhda Tolokonnikova, uma das três músicas da banda Pussy Riot que foram condenadas nesta sexta-feira a dois anos de prisão por vandalismo motivado por ódio religioso, reagiu à sentença com um apelo ao derrube do regime. "A única coisa que pode salvar a minha mulher e a minha fílha é uma revolução. Vamos fazê-la", terá dito, segundo a edição online do 'Wall Street Journal'.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...