segunda-feira, julho 30, 2007

Ressano Garcia, Moçambique

Vila moçambicana localizada na fronteira com a África do Sul, a dois passos de Komatipoort e do Parque Nacional Kruger – santuário sul-africano para a vida selvagem.

Esta vila encontra-se localizada a cerca de 120 km do Maputo. Local de passagem de pessoas e bens, numa fronteira, desde sempre viva e dinâmica. Placa giratória dos mineiros moçambicanos, a caminho da África do Sul.



Por aqui passa o caminho-de-ferro, numa das linhas mais antigas de África e objecto de reestruturação e modernização, por parte dos Caminhos de Ferro de Moçambique, obras que tem sido subvencionadas pelos governos sul africano, moçambicano e com apoios internacionais.


Por perto encontram-se os imponentes Montes Libombos e o Rio Incomati.

Os montes Libombos (Lebombo em inglês) são uma cordilheira vulcânica que se estende entre as províncias sul-africanas de KwaZulu-Natal e de Limpopo, atravessando a Suazilândia na sua parte oriental, dando nome ao distrito de Lubombo e dando o aspecto montanhoso dos distritos vizinhos moçambicanos da Namaacha e da Moamba, junto à fronteira com a África do Sul, numa extensão de cerca de 800 km.

No Rio Incomati é possível admirar os perigosos crocodilos do Nilo e os pachorrentos hipopótamos.

O rio Komati, ou Incomati em português, nasce na província sul-africana de Mpumalanga. Discorre para o leste, descendo por uma planície cortando um vale de 900 metros de profundidade no noroeste da Suazilândia antes de atingir a Cordilheira dos Montes Libombos. Neste ponto se une ao Rio Crocodilo e corta outro vale - o de Komatipoort, de 210 metros de profundidade - através dos Libombos. Atravessa a fronteira de Moçambique em Ressano Garcia e desemboca ao Oceano Índico na parte norte da Baía de Maputo.

Texto - Mário Nunes


1 comentário:

Anónimo disse...

TERRA LINDA, COM PESOAS EXTRAORDINÁRIAS...SIMPLES E HONESTAS....UM SITIO QUE APESAR DE SER PRECISO UMA MUDANÇA DE MENTALIDADES E ALGUMA RENOVAÇÃO ARQUITECTÓNICA, CONTINUARÁ NO MEU PENSAMENTO E CORAÇÃO...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...