quinta-feira, outubro 23, 2008

Semana Europeia do Tubarão

Europeus Unidos no apoio à Conservação dos Tubarões


A “Shark Alliance”, uma associação de mais de 55 organizações científicas, ONGs e recreativas dedicadas à conservação dos tubarões, entre as quais a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, alertam para o facto de estar a decorrer até 19 de Outubro a 2ª Semana Europeia do Tubarão. Através de um vasto leque de actividades a decorrer em diversos países Europeus, a “Shark Alliance” pretende demonstrar aos responsáveis da União Europeia (EU) o crescente apoio público para a necessidade de melhorar as políticas de conservação dos tubarões.

Durante esta semana, aquários, grupos de mergulho e organizações de conservação do Reino Unido, Itália, Alemanha, Malta, Espanha, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polónia, Holanda e Portugal acolherão eventos para alertar para a necessidade urgente em acabar com a sobre-pesca de tubarões e evitar danos aos ecossistemas que eles mantém.



Alerta: um terço das espécies ameaçadas de extinção!


Os tubarões e as raias são particularmente vulneráveis à sobre-pesca devido ao seu crescimento lento, maturação tardia e fecundidade reduzida com a produção de poucas crias. A maioria das populações encontra-se sobre-explorada e um terço está ameaçado de extinção. Para agravar a situação, a maior parte da pesca de tubarões e raias permanece por regulamentar e os conselhos científicos são frequentemente ignorados.



Acabar com a prática de cortar a barbatana dorsal e rejeitar o tubarão


Para além disso é urgente banir a prática de “finning” (cortar as barbatanas dos tubarões e rejeitar a carcaça para o mar) na UE. Espera-se que a Comissão Europeia complete um Plano Europeu de Acção para os tubarões, que pretende acabar com a prática de cortar as barbatanas e propor novos limites de pesca. Os Estados membros da UE pronunciar-se-ão formalmente relativamente ao plano no início de 2009.



Uma acção concreta: assinar a petição



O principal objectivo desta semana é levar os cidadãos da UE a expressar as suas preocupações relativamente à conservação dos tubarões, directamente às instituições nacionais e aos Ministros das Pescas e do Ambiente através de cartas pessoais ou através da assinatura da petição promovida pela “Shark Alliance”

(http://www.sharkalliance.org/petition08/). Para mais informações consulte o link: www.europeansharkweek.org

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...